sobre livros e a vida

30/01/2021

Trocas Macabras, de Stephen King

A Artigos Indispensáveis chegou a Castle Rock, e os moradores da cidade não veem a hora de descobrir o que estará à venda na nova loja. Para a felicidade geral, logo eles descobrem que o proprietário, Leland Gaunt, parece ter o item mais desejado por cada um deles! E o melhor: os preços são mais do que justos!

Mas, em troca de um valor que caiba no orçamento dos compradores, o Sr. Gaunt pede que eles preguem peças inofensivas. O problema é que, aos poucos, as “brincadeiras” se revelam muito mais perigosas do que pareciam. E o resultado é o caos em Castle Rock.

Trocas Macabras mescla o terror sobrenatural à realidade igualmente assustadora com perfeição. Com um vilão extremamente sádico e inteligente, Stephen King nos envolve em uma leitura viciante e regada a um humor tão ácido, que quase nos corrói. Por meio do desejo dos habitantes da cidade pelos objetos vendidos pelo Sr. Gaunt, a história retrata a maldade que existe no mundo e explora a vulnerabilidade humana.

Com diversas referências a outras histórias que têm Castle Rock como pano de fundo, Trocas Macabras traz um grande spoiler de Cujo. Outro aviso importante é que a trama contém bastante cenas violentas e gráficas, o que pode incomodar alguns leitores.

Com mais de 600 páginas, Trocas Macabras tem um desfecho épico e eletrizante. Em certos aspectos, a história pode nos fazer lembrar de It, a coisa, principalmente na forma como explora o poder da magia, para o bem e para o mal, e entrelaça os acontecimentos finais. No livro originalmente publicado em 1991, cabe ainda uma reflexão sobre desejo, consumo e a necessidade de possuir bens materiais.

E se, como King reforça ao longo da história, tudo está à venda, qual será o preço das nossas escolhas?

*Resenha postada originalmente no Blog Mais que Livros.

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ei, eu sou a Barb, tenho 27 anos, sou baiana, estudei Letras e compartilho conteúdo desde 2010 na internet. Por aqui, escrevo sobre tudo que faz meu coração bater mais forte.

Se inscreva no meu canal do youtube

Além do meu amor pela leitura e pelas histórias de romance, eu compartilho vlogs sobre a minha rotina e trabalho, mostrando como é a vida de uma baiana morando em Madrid, na Espanha.

Ei, inscritos no Telegram

Faça parte do nosso grupo aberto e gratuito no Telegram. Lá os inscritos recebem novidades, conteúdos exclusivos, além de um podcast semanal (em áudio) sobre o que se passa na mente da criadora de conteúdo.

Telegram

Quer receber minha newsletter?

Vamos conversar mais de pertinho? Enviamos conteúdos semanais sobre assuntos mais intimistas: reflexões sobre a vida e situações cotidianas.