sobre livros e a vida

12/01/2021

Todo Esse Tempo, de Mikki Daughtry & Rachael Lippincott

Kyle era o quarterback do time de futebol da escola até uma jogada mal ensaiada destruir seu ombro e com ele seu sonho de jogar profissionalmente. Mas está tudo bem, ele ainda tem Kimberly e os dois estarão juntos na UCLA, vivendo seu relacionamento dos sonhos.

Na noite do baile de formatura, Kyle sente que tem algo errado com Kimberly, mas acredita que o presente que comprou para a amada a fará o perdoar pelo quer que ele tenha feito, mas o choque da verdade foi ainda mais pesado. Kim havia escondido dele que não ia para a UCLA e sim para Berkeley.

Revoltado com a mentira, Kyle vai embora de carro, sendo seguido por Kim. Enquanto eles conversam no veículo, uma chuva torrencial começa a cair e um trágico acidente acontece. Quando Kyle acorda ele descobre que Kim está morta e ele precisará aprender a viver sem tê-la ao seu lado.

Os primeiros dias depois que sai do hospital são péssimos. Kyle não tem a mínima vontade de viver, não quer ir pra faculdade, não quer fazer absolutamente nada, pois Kim morreu e não estará com ele. Mas quando o garoto recebe um ultimato da mãe, percebe que está na hora de se despedir da namorada e é no cemitério que seu caminho vai cruzar-se com o de Marley.

Marley é uma garota muito diferente daquelas com que Kyle está acostumado a conviver. Com suas roupas em cores vivas e o jeito meigo de viver a vida, ela não parece uma garota com sua própria tragédia, pela qual ela ainda se culpa. Quando nova, ela perdeu a irmã gêmea e ela não se perdoa pelos acontecimentos que levaram a isso.

Kyle vê em Marley suas próprias feridas e juntos eles vão se ajudar no processo de luto e cicatrização. Mas por mais que Kyle queira acreditar que está conseguindo uma nova chance de viver, há algo lhe dizendo que tem algo errado. E logo ele vai descobrir o porquê.

Querem saber o que vai acontecer? Então não deixem de ler!

***

Após o tremendo sucesso de A Cinco Passos de Você, que foi adaptado para as telonas, a editora Alt trouxe para o Brasil o novo lançamento das autoras Mikki Daughtry & Rachael Lippincott, responsáveis pela escrita desde grande fenômeno. Eu não tive a oportunidade de ler A Cinco Passos, só vi o filme, então decidi dar uma chance às autoras e conhecer Todo Esse Tempo.

A escrita delas é bastante fluida e envolvente. Não sei se é um livro escrito a quatro mãos ou se rola um trabalho de ghost writer aqui, mas a verdade é que as escritas se conectam tão bem que não dá pra saber quem escreveu o que. Foi mais um livro que li em apenas uma sentada, tamanha a imersão na história.

A narrativa é feita em primeira pessoa, através da perspectiva de Kyle. Ele é um personagem muito bem construído, tendo em vista que tinha tudo e precisou aprender a viver com nada. Kimberly era tudo pra ele e os dois funcionavam juntos, mas um não conhecia a vida sem ter o outro do lado e isso não é saudável. Por mais amor que exista, sua identidade é sempre importante.

Eu não estava entendendo muito bem onde as autoras queriam chegar quando Marley entrou na história. No início pensei que era para dar ao Kyle uma chance de redenção por ajuda-la a superar sua própria culpa, mas quando o romance começou eu fiquei pensando qual o sentido disso… até vir o plot twist e jogar essa bomba no meu colo.

Assim como muitos de vocês, eu já li outros livros com essa mesma reviravolta, mas mesmo assim o choque foi real. Gostei muito do jeito que as autoras inseriram isso no livro, atando bem as pontas e colocando mais um pouquinho de dificuldade na relação dos protagonistas. De verdade, cheguei a roer as unhas de ansiedade em alguns momentos.

O desfecho foi lindo e mágico. Eu gostei, sim, do final, mas achei que faltou um quê a mais. Pareceu tudo simples demais, fácil demais e um pouco fora da realidade. Claro que nesse cenário há muita coisa inverossímil e não era esse o objetivo do livro, mas digamos que acontecesse isso na nossa realidade… tenho certeza que não seria assim tão fácil de resolver.

Todo Esse Tempo é um livro muito bem escrito, com personagens cativantes e uma história de amor apaixonante. É um Young adult muito fofo e que vai conquistar vários leitores. Deixo aqui minha recomendação a todos, tenho certeza que muitos vão se encantar assim como eu.

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ei, eu sou a Barb, tenho 27 anos, sou baiana, estudei Letras e compartilho conteúdo desde 2010 na internet. Por aqui, escrevo sobre tudo que faz meu coração bater mais forte.

Se inscreva no meu canal do youtube

Além do meu amor pela leitura e pelas histórias de romance, eu compartilho vlogs sobre a minha rotina e trabalho, mostrando como é a vida de uma baiana morando em Madrid, na Espanha.

Ei, inscritos no Telegram

Faça parte do nosso grupo aberto e gratuito no Telegram. Lá os inscritos recebem novidades, conteúdos exclusivos, além de um podcast semanal (em áudio) sobre o que se passa na mente da criadora de conteúdo.

Telegram

Quer receber minha newsletter?

Vamos conversar mais de pertinho? Enviamos conteúdos semanais sobre assuntos mais intimistas: reflexões sobre a vida e situações cotidianas.