sobre livros e a vida

26/12/2020

The Prom – A Festa de Formatura, de Saundra Mitchell

Há um ano e meio, durante um dos piqueniques promovidos pela igreja, Emma Nolan conheceu Alyssa Greene e seu mundo virou de cabeça para baixo. As duas se apaixonaram e vivem uma relação em segredo, já que na pequena cidade de Edgewater, Indiana, ser um adolescente queer não é fácil.

Porém, com a chegada do baile de formatura, Emma tem a certeza de que este é o momento certo para ela e Alyssa se assumirem para o mundo. Tudo que a garota quer é poder dançar uma música lenta com a namorada e beijá-la na frente dos colegas, sem julgamentos.

Acontece que a Associação de Pais não concorda nem um pouco com isso. Ao saberem que Emma pretende levar uma menina como acompanhante do baile, um verdadeiro motim se inicia. A sra. Greene, mãe de Alyssa, é ninguém menos do que a presidente da Associação e quer o baile dos sonhos para a filha, livre de qualquer interferência, mal sabendo ela do segredo que a menina esconde.

Após fazer um desabafo em seu canal no YouTube, a história de Emma ganha um destaque tremendo e dois atores da Broadway que acabaram de ter sua peça queimada pela crítica decidem fazer da menina seu projeto social. E é assim que Dee Dee Allen e Barry Glickman vão parar em Edgewater, com a intenção de fazer um baile inclusivo acontecer.

O que ninguém esperava é que a cidade se armaria com unhas e dentes para impedir tal situação e uma guerra se iniciaria entre os atores da Broadway e os conservadores. Estarão Emma e Alyssa preparadas para assumirem os riscos? E irá seu amor resistir a tanta desunião?

Querem saber o que vai acontecer? Então não deixem de ler!

***

Quem me conhece sabe que eu sou um grande fã de musicais e sempre que um novo surge eu vou correndo atrás. Eis que a Netflix anunciou The Prom como uma de suas apostas para o final de 2020 e eu fiquei super empolgado. Para ajudar, a Alt anunciou o lançamento do livro e eu pude juntar minhas duas paixões de uma só vez. Preciso dizer que a experiência valeu MUITO a pena?

A narrativa de A Festa de Formatura é feita em primeira pessoa, alternando as perspectivas de Emma e Alyssa a cada capítulo e isso foi algo que eu realmente precisava. Enquanto o filme foca bastante em Dee Dee, Barry e a trupe da Broadway, o livro vai nos trazer os sentimentos de Emma e Alyssa e tudo que muda em suas vidas depois que essa confusão inicia. Ter esse contato com elas só me fez gostar ainda mais das duas personagens.

A escrita dos autores é bastante fluida e envolvente. Somando isso com as pouco mais de 250 páginas do livro, terminei a leitura em uma sentada. Eu assisti o filme antes de ler o livro e isso não foi um impeditivo, senti que as duas narrativas se encontraram no meio do caminho, apesar de algumas mudanças na trama. Uma mídia complementa a outra e só deixa a experiência mais imersiva.

Os personagens são muito bem construídos, mas confesso que senti falta principalmente de Angie Dickinson, que no filme é interpretada pela fabulosa Nicole Kidman. Gostei muito da parceria dela com Emma no musical e apesar de Barry fazer as vezes de conselheiro no livro e desempenhar muito bem o papel, acho que faltou esse quê a mais de Angie.

O final foi lindo, como era de se esperar. Eu amo ler histórias LGBT pela representatividade e pela certeza de que tudo vai acabar bem, de um jeito ou de outro. Finalizei a leitura com um quentinho no coração e aquele gostinho de quero mais.

The Prom – A Festa de Formatura é um livro leve, fluido, envolvente, divertido e muito bem escrito, que ficou entre uma das minhas melhores leituras do mês e do ano. Sem sombra de dúvidas deixo aqui minha recomendação para vocês. Vale muito a pena!

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ei, eu sou a Barb, tenho 27 anos, sou baiana, estudei Letras e compartilho conteúdo desde 2010 na internet. Por aqui, escrevo sobre tudo que faz meu coração bater mais forte.

Se inscreva no meu canal do youtube

Além do meu amor pela leitura e pelas histórias de romance, eu compartilho vlogs sobre a minha rotina e trabalho, mostrando como é a vida de uma baiana morando em Madrid, na Espanha.

Ei, inscritos no Telegram

Faça parte do nosso grupo aberto e gratuito no Telegram. Lá os inscritos recebem novidades, conteúdos exclusivos, além de um podcast semanal (em áudio) sobre o que se passa na mente da criadora de conteúdo.

Telegram

Quer receber minha newsletter?

Vamos conversar mais de pertinho? Enviamos conteúdos semanais sobre assuntos mais intimistas: reflexões sobre a vida e situações cotidianas.