sobre livros e a vida

12/11/2019

Tá Na Estante :: ‘Winter’

Nos três últimos volumes da série Crônicas Lunares revisitamos contos de fadas clássicos reescritos de maneira singular pela autora Marissa Meyer que nos deu a oportunidade de conhecer um mundo futurístico onde a quarta guerra mundial aconteceu a mais de cem anos e onde uma doença letal ameaça a raça humana.

Essa doença de origem lunar coloca os terráqueos a mercê da impiedosa e cruel rainha Levana, que arquitetou planos para assumir os controles da Terra como a imperatriz das Nações Orientais.

Durante o desenvolver dessa série conhecemos Cinder – a Cinderela ciborgue que é a peça fundamental para destruir os planos de Levana. Scarlet, A Chapeuzinho Vermelho e fazendeira que foi essencial na descoberta da identidade de Cinder ao longo da história e Cress, nossa Rapunzel hacker que vivia solitária e trancafiada em um satélite desde a infância e que se mostrou corajosa e inteligente para enfrentar seus maiores medos.

No quarto e último volume dessa trama promissora conheceremos Winter, uma releitura de A Branca de Neve. Winter é enteada de Levana e cresceu aos cuidados da temida rainha após o falecimento de seu amado pai.

Mas diferente da madrasta que usa e abusa de seus poderes para matar ou manipular a mente humana e dos lunares mais fracos, Winter é bondosa e não suporta presenciar as maldades e execuções impostas pela rainha.

Por esse motivo ela resiste ao uso de seu glamour – (a magia que nasce com os lunares), mas compreende que recusar o uso desse poder pode custar sua própria sanidade.


“A jovem princesa era linda como a luz do dia. Era mais bonita até do que a própria rainha.”

Como se não bastasse enfrentar as ilusões provenientes ao desuso de seu poder, Winter ainda precisa lidar com a inveja e as maquinações da madrasta que fará de tudo para vê-la infeliz. Seus pequenos momentos de alegria acontecem devido a presença de Jacin, um dos guardas reais por quem Winter nutre sentimentos desde a infância. A afeição de Jacin pela bela moça também é evidente, no entanto, qualquer sonho de amor entre eles é proibido, já que ela pertence a realeza enquanto o papel de Jacin é apenas garantir sua segurança.

Winter é solitária, mas amada pelo povo por sua gentileza, simpatia e beleza. E apesar de carregar três cicatrizes no rosto, tais marcas apenas acentuaram fisicamente a beleza que possui em seu coração.

Ela pode aparentar fragilidade em um primeiro momento, mas ao aliar-se a Cinder e seus amigos mostrará que é mais forte do que imaginava. Será que finalmente o reinado de Levana chegará ao fim?

Repleto de ação e reviravoltas, Marissa Meyer surpreende mais uma vez entregando uma história bem escrita e desenvolvida que apesar de longa (quase 700 páginas) tem todos os elementos para prender o leitor do início ao fim.

O que mais gostei nessa série foi com certeza a representatividade e o protagonismo de mulheres fortes e inteligentes que superaram todos os seus limites e inseguranças em prol de seus objetivos. Me encantei também pelos mocinhos imperfeitos que estão longe de serem os príncipes encantados de contos de fadas ao qual estamos habituadas e me satisfiz com o desfecho de cada casal que se formou durante toda a trama.

Termino essa série feliz e saudosa desse universo único criado pela autora e principalmente desses personagens que ganharam um grande espaço no meu coração de leitora. Sem dúvidas essa foi uma das melhores releituras que já tive a oportunidade de fazer. Leiam!

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ei, eu sou a Barb, tenho 27 anos, sou baiana, estudei Letras e compartilho conteúdo desde 2010 na internet. Por aqui, escrevo sobre tudo que faz meu coração bater mais forte.

Se inscreva no meu canal do youtube

Além do meu amor pela leitura e pelas histórias de romance, eu compartilho vlogs sobre a minha rotina e trabalho, mostrando como é a vida de uma baiana morando em Madrid, na Espanha.

Ei, inscritos no Telegram

Faça parte do nosso grupo aberto e gratuito no Telegram. Lá os inscritos recebem novidades, conteúdos exclusivos, além de um podcast semanal (em áudio) sobre o que se passa na mente da criadora de conteúdo.

Telegram

Quer receber minha newsletter?

Vamos conversar mais de pertinho? Enviamos conteúdos semanais sobre assuntos mais intimistas: reflexões sobre a vida e situações cotidianas.