sobre livros e a vida

25/09/2018

Tá Na Estante :: ‘Uma Breve História da Bebedeira’

Já se perguntaram por que o ser humano começou a beber? Então vamos fazer uma viagem ao longo da história da humanidade.

Em Uma Breve História da Bebedeira, o autor Mark Forsyth nos leva a conhecer as origens da bebida alcoólica nas antigas civilizações, passando pela evolução do homem, pela pré-história, pela Suméria até chegar na Rússia e na Lei Seca. Tudo isso em uma escrita carregada de bom humor e imaginação, na qual o autor nos coloca dentro da realidade que ele está contando, como se fossemos personagens da história.

As escolhas das eras históricas que o livro traz é algo interessantíssimo. Ao mesmo que tempo que vem em ordem cronológica, o autor volta no tempo para fazer comparações entre as diferentes civilizações e até mesmo textos religiosos, como a Bíblia e o Corão.

O livro traz algumas ilustrações para explicar, por exemplo, os recipientes em que se bebia, o local, a disposição de convidados, entre outros. Essas ilustrações colaboram com a inserção do leitor no ambiente histórico para compreender melhor o que acontecia ali.

Esse é um livro que desperta a curiosidade e que nos apresenta fatos sobre a bebida alcoólica e a humanidade que grande parte da população desconhece. As interpretações de antigos textos, de textos religiosos, de leis da história próxima, são parte essencial do livro e partes esclarecedoras.

Para mim, o bom humor do autor é impagável, com piadas, ironia e tiradas que fazem a leitura ficar leve e descontraída, apesar do grande peso histórico que ela trás. Indico esse livro para quem tem curiosidade sobre coisas do cotidiano, como elas surgiram, por que elas continuam e como estão nos dias atuais em comparação com o passado.

Eu adorei o livro e me diverti muito com a leitura. Espero que gostem.

 

BEIJÃO E ATÉ MAIS!

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ei, eu sou a Barb, tenho 27 anos, sou baiana, estudei Letras e compartilho conteúdo desde 2010 na internet. Por aqui, escrevo sobre tudo que faz meu coração bater mais forte.

Se inscreva no meu canal do youtube

Além do meu amor pela leitura e pelas histórias de romance, eu compartilho vlogs sobre a minha rotina e trabalho, mostrando como é a vida de uma baiana morando em Madrid, na Espanha.

Ei, inscritos no Telegram

Faça parte do nosso grupo aberto e gratuito no Telegram. Lá os inscritos recebem novidades, conteúdos exclusivos, além de um podcast semanal (em áudio) sobre o que se passa na mente da criadora de conteúdo.

Telegram

Quer receber minha newsletter?

Vamos conversar mais de pertinho? Enviamos conteúdos semanais sobre assuntos mais intimistas: reflexões sobre a vida e situações cotidianas.