sobre livros e a vida

16/03/2019

Tá Na Estante :: ‘Quando Ela Desaparecer’

Francisca Silveira do Carmo passou boa parte de sua vida em destaque. Primeiro por ter vencido o Miss Guarulhos Juvenil, despertando a inveja e a admiração de muitas pessoas. Depois, ela passou por uma terrível experiência de quase morte, da qual ninguém acreditou que ela sobreviveria. Alguns anos se passaram e Kika conseguiu uma bolsa em uma das melhores escolas da região. Mal imaginava ela que uma saída de campo poderia ser seu fim.

Os alunos da turma de Kika foram visitar uma fazenda e no meio do passeio a falta da menina foi dada. Todos já estavam prontos para partir de volta para a escola, mas mesmo após vários momentos de espera, nem sinal de Kika. Os professores, alunos e até mesmo o diretor tentaram fazer algumas buscas pela mata ao redor, mas o único vestígio de que a menina esteve ali foi seu colar, perdido.

A polícia entra na jogada e o caso de Kika ganha repercussão nacional. Todos querem saber o paradeiro da menina e se afeiçoam à sua situação, já que esta é a segunda experiência ruim que a menina passa e só se pode imaginar o que está passando.

O que aconteceu com Kika? Quem a levou? E o mais importante: por que? Para ajudar a resolver esse caso, o incrível detetive Conrado Bardelli vai dar seu apoio e pode ser que o desfecho desse crime seja mais surpreendente do que o fato em si.

Querem saber o que vai acontecer? Então não deixem de ler!

***

Victor Bonini se tornou uma grande referência na literatura policial nacional após o sucesso de seus livros Colega de Quarto e O Casamento. Eu estava bem curioso pra conhecer a escrita do autor e decidi que Quando Ela Desaparecer seria meu primeiro contato com sua obra. E não me arrependi.

Quando Ela Desaparecer é escrito em forma de livro reportagem por Sarah, uma personagem que vivenciou todo o desenvolvimento do desaparecimento de Kika e que sete anos depois deseja esclarecer o que realmente aconteceu na época. Só sabemos sua real intenção com isso na última página, mas devo dizer que tirei o chapéu para o autor ao descobrir.

Por se tratar de uma reportagem, o livro não segue uma ordem cronológica. Aqui teremos trechos de depoimentos, notícias de jornais, entre outras coisas, alternando o tempo entre o antes e o depois do sumiço de Kika.

Conforme Bonini ia apresentando as pistas, eu ia criando inúmeras teorias. Aqui todo mundo é suspeito, mesmo quem tem a palavra inocente tatuada na testa. Só que conforme eu tomava fé de que estava no caminho certo, uma nova pista aparecia e toda minha teoria caía por terra. E eu simplesmente AMEI ser surpreendido.

Quando o desfecho foi apresentado, não vou negar que fiquei muito surpreso. Era muita tensão acumulada nas páginas finais e eu praticamente li tudo sem respirar, tamanha a emoção. Minha única ressalva se dá pelo fato de este final ser algo que já vi antes em uma obra que eu idolatro. Foi bom? Certamente. Original? Nem tanto.

Mesmo assim, Quando Ela Desaparecer entrou para a minha lista de queridinhos e já quero ler outras obras de Bonini o quanto antes. O autor merece todo sucesso que está conquistando e de longe recomendo seu livro a todos. Vale muito a pena!

 

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ei, eu sou a Barb, tenho 27 anos, sou baiana, estudei Letras e compartilho conteúdo desde 2010 na internet. Por aqui, escrevo sobre tudo que faz meu coração bater mais forte.

Se inscreva no meu canal do youtube

Além do meu amor pela leitura e pelas histórias de romance, eu compartilho vlogs sobre a minha rotina e trabalho, mostrando como é a vida de uma baiana morando em Madrid, na Espanha.

Ei, inscritos no Telegram

Faça parte do nosso grupo aberto e gratuito no Telegram. Lá os inscritos recebem novidades, conteúdos exclusivos, além de um podcast semanal (em áudio) sobre o que se passa na mente da criadora de conteúdo.

Telegram

Quer receber minha newsletter?

Vamos conversar mais de pertinho? Enviamos conteúdos semanais sobre assuntos mais intimistas: reflexões sobre a vida e situações cotidianas.