sobre livros e a vida

23/06/2013

Ta Na Estante… ‘O Futuro de Nós dois’ #99

Heey gente, tudo bem??

Olha eu com uma nova resenha para vocês õ/ Dessa vez o livro veio de presente da Galera Record e foi o xodó da editora no ultimo mês. Aposto que vocês já sabem de qual livro eu estou falando, então vamos a resenha?

Livro: O Futuro de Nós DoisAutor: Jay Asher e Carolya Mackler
Editora: Galera Redord
Páginas:381
Sinopse: É 1996, e menos da metade dos alunos das escolas de ensino médio nos Estados Unidos já tinham usado a internet. Emma acaba de ganhar o primeiro computador e um CD-ROM da America Online de Josh, seu melhor amigo. E ao instalar o programa, logo no primeiro acesso, descobrem que acabam de entrar no Facebook, dali a quinze anos. Todos se perguntam como será o futuro. Josh e Emma estão prestes a descobrir…





‘No que você está pensando agora?’

Em O futuro de nós dois somos apresentados a Emma e Josh, dois amigos de infância que se afastam quando percebem que seus sentimentos estão indo além da amizade, tudo por medo de perder toda a história que tinham juntos, mas 6 meses após esses afastamento eles estão juntos de novo, ligados por um segredo que diz respeito ao futuro deles.

Emma ganhou um computador do pai, ele tinha acabado de ter outra filha e mudar-se de cidade, e achou que presenteando a filha ela não sentiria muito a sua falta, apesar de discordar do ponto de vista do pai Emma aproveita muito do seu presente. Josh decide então presentear a moça com um CD do AOL, a internet da época. Emma então corre para criar um e-mail, mas quando esse e-mail está pronto algo diferente acontece. Uma caixinha branca com o nome Facebook em uma telinha azul aparece, mas o que é o Facebook? Lembremos que a história se passa em 1996, e o Facebook só veio a ser criado em 2004.

Emma fica assustada, mas mesmo assim conecta-se, quando uma nova página é carregada ela se depara com a foto de uma mulher parecida com ela, mas um pouco mais velha. Emma então procura Josh, e juntos eles tentam desvendar o que é aquele tal Facebook. Com o passar do tempo eles percebem que aquilo é algo do futuro, e descobrem o que irá acontecer em suas vidas dali a 15 anos. Nem tudo é como eles pensariam que ia ser, e eles não sabem como lidar com isso.

Não sei qual seria a minha reação se eu conseguisse ver o meu futuro de alguma forma. Os autores brincam com a imaginação dos leitores, a história nos força a pensar o que faríamos se tivéssemos que lidar com um futuro completamente oposto do que planejamos, ao mesmo tempo nos mostra o quanto podemos piorar as coisas tentando concertá-las, mas também pode nos fazer tomar atitudes certas na atualidade.

Além de toda essa viagem entre futuro e presente, estamos ligados a um romance. Emma e Josh se amam, e isso é perceptível desde o começo da história. Mas devido a fatos passados um não tem coragem de se declarar para o outro. É engraçado como queremos entrar na história, em alguns momentos, e gritar: “Vocês se amam seus otários, fiquem juntos logo.”. Emma é daquelas garotas que sonha com o garanhão da escola, já Josh, quando percebe que pode ter uma chance com a menina mais gata da escola, acaba esquecendo-se de Emma e do quanto ela o faz feliz, e é nesse momento que os sentimentos de Emma despertam para com ele.

Toda a história é narrada em uma semana, e é super bem dividida. Os personagens passam por problemas pelos quais passamos quando estávamos no colegial, lendo o livro somos levados a pensar naquele carinha que era a atração do colégio, daquele casal de amigos que namorava e brigava, namorava e brigada, daquela menina que te olhava torto só porque suas meias não combinavam com seu tênis (ok, assumo. Eu era a garota que olhava torto, haha). Acho que é legal voltar a esse tempo e ver como nos importávamos com besteiras, mas essas besteiras nos fizeram quem somos hoje.

É uma leitura leve e divertida, daqueles livros para se ler em uma tarde e que nos faz ficar pensando na história e comparando-a com a nossa. Confesso que me decepcionei em alguns momentos, acredito que criei expectativas demais para com a história, mas a leitura super valeu a pena e eu indico para todo mundo de todas as idades, é ótimo descontrair.

Quote: “O site diz “Facebook” no alto. É desorganizado, como imagens escritas por todos os lados.
              -Não foi você quem fez isso, foi?(…)” Páginas 21.
Quote: “-Não acredito que ela está escrevendo essas coisas.
              -Não é ela – digo – sou eu.
              -Por que alguém iria dizer essas coisas sobre si mesmo na internet? É loucura!” Página 39.
Beijoos

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ei, eu sou a Barb, tenho 27 anos, sou baiana, estudei Letras e compartilho conteúdo desde 2010 na internet. Por aqui, escrevo sobre tudo que faz meu coração bater mais forte.

Se inscreva no meu canal do youtube

Além do meu amor pela leitura e pelas histórias de romance, eu compartilho vlogs sobre a minha rotina e trabalho, mostrando como é a vida de uma baiana morando em Madrid, na Espanha.

Ei, inscritos no Telegram

Faça parte do nosso grupo aberto e gratuito no Telegram. Lá os inscritos recebem novidades, conteúdos exclusivos, além de um podcast semanal (em áudio) sobre o que se passa na mente da criadora de conteúdo.

Telegram

Quer receber minha newsletter?

Vamos conversar mais de pertinho? Enviamos conteúdos semanais sobre assuntos mais intimistas: reflexões sobre a vida e situações cotidianas.