sobre livros e a vida

20/11/2019

Tá Na Estante :: ‘Minha Coisa Favorita é Monstro’

Karen tem 10 anos de idade e é completamente apaixonada por monstros e histórias de terror, além de acreditar ser uma lobismoça. Ela criou essa imagem de si mesma para passar uma imagem de força e poder, de forma que consiga escapar do bullying sofrido na escola e manter sua família unida.

A garotinha também gosta muito de mistérios e quando um surge em seu caminho, ela decide que precisa resolvê-lo. Então, quando sua querida vizinha Anka é encontrada morta em seu apartamento, Karen sabe que tem algo muito errado ali. Os policiais acreditam em suicídio, mas como Anka era sua melhor amiga, Karen sabe que a moça nunca faria isso e provavelmente fora assassinada. Mas por quem?

Através dos olhos inocentes de uma jovem menina, vamos acompanhar a investigação de Karen pelos registros em seu diário, onde ela narra tudo que acontece em seu dia a dia e desenha seus monstros favoritos. Devo dizer que algumas partes foram como socos no estômago, porque a pureza da protagonista não a deixava entender completamente alguns fatores, mas nós leitores entendemos muito bem.

Minha Coisa Favorita é Monstro, além do mistério central, também toca em temas muito delicados. Os mais interessantes foram o preconceito, uma sutil abordagem baseada em Dezê, o irmão de Karen, que é cigano. E também a sexualidade, tratada com bastante sensibilidade, mas de forma bastante aberta. Quando solicitei meu exemplar, esperava apenas uma história de terror, não que a autora fosse tocar em assuntos tão tabu, o que me fez gostar ainda mais do livro.

Karen é uma personagem magnífica. Conforme ela se joga de cabeça na investigação da morte de Anka, mais coisas ela vai descobrindo sobre as pessoas que a rodeiam, inclusive sobre sua prórpia família. É claro que algumas coisas são bem chocantes para uma menina de sua idade, mas ela soube lidar com tudo muito bem. Adorei seu jeito impetuoso e já estou ansioso pela continuação dessa história, para saber como ela lidará com o segredo de Dezê.

A arte gráfica do livro está sensacional e garanto a vocês que vale o preço. Emil Ferris usou apenas canetas esferográficas para fazer seus quadrinhos e cada detalhe foi trabalhado lindamente. Devo acrescentar que o livro usa muito do visual para contar sua história, mais do que apenas as palavras, então cada pedacinho do desenho é importante. Por isso, recomendo que a leitura seja feita tranquilamente, para evitar que algo passe despercebido.

Minha Coisa Favorita é Monstro é um quadrinho lindo, envolvente e bastante delicado, que com certeza vale a leitura. Por este motivo, deixo aqui minha recomendação a todos vocês, principalmente aos fãs de quadrinhos, pois com certeza é um excelente investimento para se ter na coleção. Se joguem!

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ei, eu sou a Barb, tenho 27 anos, sou baiana, estudei Letras e compartilho conteúdo desde 2010 na internet. Por aqui, escrevo sobre tudo que faz meu coração bater mais forte.

Se inscreva no meu canal do youtube

Além do meu amor pela leitura e pelas histórias de romance, eu compartilho vlogs sobre a minha rotina e trabalho, mostrando como é a vida de uma baiana morando em Madrid, na Espanha.

Ei, inscritos no Telegram

Faça parte do nosso grupo aberto e gratuito no Telegram. Lá os inscritos recebem novidades, conteúdos exclusivos, além de um podcast semanal (em áudio) sobre o que se passa na mente da criadora de conteúdo.

Telegram

Quer receber minha newsletter?

Vamos conversar mais de pertinho? Enviamos conteúdos semanais sobre assuntos mais intimistas: reflexões sobre a vida e situações cotidianas.