sobre livros e a vida

08/08/2019

Tá Na Estante :: ‘Graça e Fúria’

Nessa história vamos ter como pano de fundo Viridia, um local onde as mulheres não possuem voz ou direitos. Lá, a cada três anos, o governante escolhe três graças, jovens garotas que farão parte do seu “harém” e deverão satisfazer suas vontades. Parece horrível, mas tornar-se uma graça é a melhor perspectiva de futuro para muitas meninas.

Esse ano, o herdeiro escolherá suas três primeiras graças, já que o pai decidiu não ter mais nenhuma. Serina Tessaro cresceu sendo moldada para ser uma graça. Dona de uma beleza singular, a menina foi treinada em artes, música, bons costumes… Tudo para ser a perfeita donzela submissa. Do outro lado sua irmã mais nova, Nomi, é o completo oposto, sendo uma garota rebelde e que enfrenta aqueles que tentam subjugá-la.

Serina é a escolhida por seu povo para representá-los na seleção do herdeiro e Nomi vai ao seu lado como sua aia, o que também treinou a vida toda para ser. Várias meninas têm a chance de se apresentar diante do rapaz, mas apenas três serão escolhidas e garantirão um melhor futuro para si mesmas. Porém, as coisas não saem exatamente como Serina planeja.

Momentos antes do baile, Nomi rouba um livro da biblioteca real e quase é pega pelo herdeiro Malachi e seu irmão, Asa. As mulheres são proibidas de aprender a ler e se alguma souber, a punição é extremamente severa. Para esconder a culpa, Nomi é um tanto quanto agressiva com o herdeiro, mas consegue sair impune. Mal sabe ela que seu destino já estava selado.

Quando a graça maior anuncia o nome das escolhidas, eis a surpresa. Ao invés de Serina, Malachi escolheu Nomi como sua graça. Assim, as irmãs precisam inverter os seus papéis, sendo agora Nomi a donzela e Serina sua aia. As duas prometem se ajudar, mas uma confusão acaba acontecendo e as duas são separadas.

Serina é pega com o livro roubado em mãos, enquanto recita de cabeça a história que ouvia desde a infância. A graça maior acredita que a moça sabe ler e a denuncia, o que leva Serina a ser mandada para uma prisão de mulheres, um lugar onde ela precisará lutar – literalmente – por sua sobrevivência. Agora, Serina e Nomi precisarão de todos os seus esforços se quiserem se dar bem em um mundo completamente oposto àquilo que estão acostumadas, tendo apenas o desejo de que um dia consigam se reencontrar.

Querem saber o que vai acontecer? Então não deixem de ler!

***

Quando a Editora Seguinte anunciou o lançamento de Graça e Fúria, imediatamente eu soube que precisava ler esse livro, apenas de olhar para a capa. Então, quando a editora ofereceu a prova antecipada para leitura, imediatamente solicitei meu exemplar e, assim que chegou, o passei na frente de todas as leituras. O que posso dizer para vocês é que valeu MUITO a pena.

A escrita de Tracy Banghart é leve, fluida e muito envolvente. Somando isso com uma narrativa deliciosa, personagens cativantes e um enredo de tirar o fôlego, concluí a leitura em uma tarde e virei a última página querendo mais. A autora conseguiu me cativar e construir uma trama original em cima de inúmeros clichês, que juntos poderiam ser uma grande bagunça, mas que ela atou super bem.

A narrativa é feita em terceira pessoa, alternando as perspectivas de Serina e Nomi a cada capítulo. No começo eu acreditei que não ia gostar de Serina e que Nomi roubaria a cena, mas depois percebi que era justamente o contrário. Nomi é legal, sim, mas eram as cenas de Serina que mais despertavam minha atenção. Sempre que findava um capítulo dela, lia correndo o de Nomi para saber o que aconteceria em seguida com Serina.

Lendo o resumo vocês devem achar que contei metade do livro, mas acreditem: ali são apenas as 40 primeiras páginas, se tanto. Tracy quis apresentar seu universo rapidamente e conseguiu, dando as informações necessárias para o leitor sem se perder. E, a partir daí, ela foi construindo cada detalhe da trama e dando um rumo aos acontecimentos que eu já esperava, mas mesmo assim fiquei de queixo caído.

Um dos pontos mais positivos desse livro é ver a construção da sociedade. Mulheres não tem voz, direitos ou qualquer outro benefício. Porém, existem aquelas, como Nomi, que não aceitam a submissão e tentam, na medida do possível, mostrar seu poder. Nesse primeiro livro temos um acontecimento que vai dar rumo à continuação e espero que vejamos as coisas mudando nesse sentido. Sinto de longe o potencial dessa série.

Como dito acima, quando a autora foi construindo o clímax eu já esperava o que ia acontecer, tendo em vista que já li um outro livro com esse mesmo plot twist. Porém, mesmo esperando isso, eu também esperava que a autora fosse surpreender e ir para um outro lado, pois não queria acreditar nessa possibilidade. Fui Alice, sim, mas tirei o chapéu para Tracy.

Em suma, Graça e Fúria é um livro fluido, delicioso e eletrizante, que merece a atenção de todos os leitores. Deixo aqui minha recomendação para vocês. De verdade, estou impactado e extremamente ansioso pela continuação, que já foi lançada mês passado e está aqui na estante, aguardando o momento de ser lida e desfrutada como merece. Vale muito a pena!

*Resenha postada originalmente por mim, no Blog Recanto da Mi.

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ei, eu sou a Barb, tenho 27 anos, sou baiana, estudei Letras e compartilho conteúdo desde 2010 na internet. Por aqui, escrevo sobre tudo que faz meu coração bater mais forte.

Se inscreva no meu canal do youtube

Além do meu amor pela leitura e pelas histórias de romance, eu compartilho vlogs sobre a minha rotina e trabalho, mostrando como é a vida de uma baiana morando em Madrid, na Espanha.

Ei, inscritos no Telegram

Faça parte do nosso grupo aberto e gratuito no Telegram. Lá os inscritos recebem novidades, conteúdos exclusivos, além de um podcast semanal (em áudio) sobre o que se passa na mente da criadora de conteúdo.

Telegram

Quer receber minha newsletter?

Vamos conversar mais de pertinho? Enviamos conteúdos semanais sobre assuntos mais intimistas: reflexões sobre a vida e situações cotidianas.