sobre livros e a vida

20/10/2019

Tá Na Estante :: ‘Esse Duque é Meu’

Olivia e Georgianas Lytton são irmãs gêmeas. Olivia por muito pouco é a primogênita e, com isso, herdou a responsabilidade de se casar com Rupert, filho do duque Canterwick. Antes mesmo de nascer, seu pai prometeu a filha mais velha para o filho do seu amigo duque. Olivia está ciente desde nova do arranjo, passa toda a vida junto com a sua irmã, sendo treinadas para se tornarem as duquesas perfeitas. Conformada com o casamento com um rapaz mais jovem e um tanto desmiolado, ela acredita que essa seja a solução para conseguir um bom partido para sua irmã mais nova.

Rupert parte para uma guerra e as jovens são convidadas para uma temporada na casa de Quin, o duque Sconce. O que elas não sabem que a mãe do duque está fazendo uma série de testes para ver se Georgiana é uma possível boa duquesa e esposa para seu filho. O jeito irreverente, fora dos padrões, faz Olivia chamar a atenção do futuro cunhado, um homem que esconde bem seus sentimentos. A atração entre eles começa a crescer, porém uma briga interna abala Olivia que não quer trair seu noivo e nem a lealdade com sua irmã que tanto ama.

Nesse quinto e ultimo livro da série Contos de Fadas, de Eliosa James, temos uma releitura do conto A princesa e a Ervilha. Confesso que não conheço esse conto, então não fez nenhuma diferença pra mim, já que não procurava por semelhanças durante a leitura. Quando comecei este livro, fiquei muito mais envolvida nele do que no anterior da série. Olivia é bem engraçada e os diálogos entre ela e a irmã logo no início, sobre o noivo Rupert, são divertidos e sarcásticos.

O desenvolvimento inicial logo nos apresenta personagens cativantes e faz muita diferença no progresso geral. Porém, o fato do livro começar tão bem fez com que a expectativa fosse crescendo junto com a leitura, mas, infelizmente, ele não termina no mesmo ritmo que começa. A leitura fica um pouco arrastada e com muitos detalhes que para mim foram desnecessários. A autora acrescentou um drama no final que ficou corrido e fora de contexto, apenas para justificar um trauma do personagem e forçar um sentimento de “ele precisa vencer esse medo e ser o herói da história.”. Do inicio que tanto me envolveu pra um final que eu não estava fazendo mais tanta questão, o que foi uma pena, porque o enredo e principalmente os personagens são realmente bons!

Olivia é de longe a melhor personagem do livro. Ela é muito espirituosa. Quase sempre seus diálogos são divertidos e você se pega dando uma risadinha. Durante o livro é possível notar que ela usa esse seu lado para esconder suas inseguranças. Eu gostaria de ser amiga dela. Quin é um bom duque mas não foi um daqueles personagens que me conquistou. Achei ele um pouco igual a todo mundo, sem nada de extraordinário. O relacionamento entre as gêmeas e a personalidade de Georgiana também foram pontos forte. Senti falta de outros personagens secundários de peso. Eles iam e vinham e só. Não tão relevantes na história.

Esse Duque é Meu começou com todo potencial, perde um pouco o ritmo, mas é um ótimo livro para fechar a série. Apesar dos pequenos problemas, não diminui a qualidade na narrativa da Eloisa James, que é uma ótima autora de romances de época. E conseguiu criar personagens que realmente valem a pena se conhecer.

*Resenha postada originalmente por mim no Blog Recanto da Mi.

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ei, eu sou a Barb, tenho 27 anos, sou baiana, estudei Letras e compartilho conteúdo desde 2010 na internet. Por aqui, escrevo sobre tudo que faz meu coração bater mais forte.

Se inscreva no meu canal do youtube

Além do meu amor pela leitura e pelas histórias de romance, eu compartilho vlogs sobre a minha rotina e trabalho, mostrando como é a vida de uma baiana morando em Madrid, na Espanha.

Ei, inscritos no Telegram

Faça parte do nosso grupo aberto e gratuito no Telegram. Lá os inscritos recebem novidades, conteúdos exclusivos, além de um podcast semanal (em áudio) sobre o que se passa na mente da criadora de conteúdo.

Telegram

Quer receber minha newsletter?

Vamos conversar mais de pertinho? Enviamos conteúdos semanais sobre assuntos mais intimistas: reflexões sobre a vida e situações cotidianas.