sobre livros e a vida

09/09/2019

Tá Na Estante :: ‘Escrito nas Estrelas?’

Fernanda Cardoso está passando por um momento bastante difícil de sua vida depois que Vinícius, seu namorado há mais de dois anos, terminou o relacionamento de uma hora para a outra, deixando a garota sem entender nada. Afinal, por que Vini terminou com ela? E é justamente stalkeando as redes sociais do ex que ela terá sua resposta. Desde que começou a se interessar por meninos, as experiências de Nanda com eles não foram das melhores e ela descobriu que todos tinham algo em comum: eram do signo de Leão.

Pisciana que só ela, Nanda decide investigar a respeito da Astrologia e o que os sites sobre o assunto lhe dizem só a deixam mais chocada. Uma relação entre Peixes e Leão estava fadada ao fracasso e ela viveu dois anos com Vinícius pra nada, porque os astros já sabiam que esse relacionamento teria um final. É a partir daí que Nanda decide traçar um plano para encontrar o namorado perfeito usando o zodíaco a seu favor.

Após procurar em um livro diversas combinações, Nanda decide que sua alma gêmea é um escorpiano nascido em 9 de novembro. Agora ela só precisa encontrar alguém que se encaixe nesse quesito. Com a ajuda da prima, que trabalha em um cartório em Mogi das Cruzes, Nanda consegue uma relação com onze possíveis pretendentes e está determinada a encontrá-los, já que um deles pode ser seu futuro marido.

Em meio a esse Projeto Escorpião, Nanda também precisa lidar com outras questões em sua vida. Ela está no último semestre de Administração e precisa – com urgência – dar um rumo ao seu TCC, mas está completamente travada na escrita. Além disso, com o fim da faculdade, seu estágio no Restaurante Rabanada também está terminando e ela não tem garantia nenhuma de que será efetivada, por mais que sua chefe e amiga, Gi, tente convencer o dono do estabelecimento.

E é em meio ao trabalho no Rabanada que o destino de Nanda vai se cruzar com o de Cadu. O rapaz é sobrinho do Senhor Arlindo e chegou apenas para conturbar ainda mais a vida de Nanda. Ela tenta desgostar dele, mas o charme de Cadu é inegável e logo os dois se aproximam. Não demora muito para Nanda descobrir que Cadu é virginiano e que, por acaso, esse é o signo complementar de Peixes.

Agora, será que Nanda estará disposta a abrir mão do Projeto Escorpião para investir em um virginiano que pode não estar interessado nela, apesar da evidente conexão entre eles? Existe alguma real possibilidade de os astros terem colocado Cadu em seu caminho por alguma razão específica? Será que este romance estava escrito nas estrelas esse tempo todo?

Querem saber o que vai acontecer? Então não deixem de ler!

***

Escrito nas Estrelas? é o romance de estreia da minha querida amiga, irmã de Increasy e booktuber amada Aione Simões. Acompanhei, através do Minha Vida Literária e das redes sociais, uma boa parte do processo de escrita do livro e sempre tive curiosidade em conferir a obra finalizada, mas nunca sobrava tempo. Essa semana, procurando algo leve para ler no Kindle me deparei com essa obra e pensei “por que não?” e foi a melhor decisão que eu poderia ter tomado.

A escrita de Aione é simplesmente fantástica. Comecei a ler o livro e fui avançando as páginas sem perceber, tanto que já estava quase na metade quando me dei por conta. A autora soube muito bem ambientar sua trama e construir os personagens, de forma que o leitor se sinta parte da história também. Além disso, o livro é narrado em primeira pessoa pela perspectiva da protagonista e esse é meu estilo favorito de narrativa, pois assim conseguimos criar uma real conexão com os dilemas da personagem.

Nanda é uma protagonista maravilhosa. No começo, devo confessar que me incomodei um pouco com seus dramas, como se um pé na bunda fosse o fim do mundo. Mas depois que a conheci melhor, percebi que tudo isso fazia parte de quem ela era. A personagem também é muito divertida, me arrancando várias risadas no decorrer da leitura com seu jeitinho atrapalhado. E também preciso elogiar a determinação da garota. Jura que eu teria a paciência – e a coragem – de tentar encontrar um cara nascido em um dia específico só pela probabilidade de ser o amor da minha vida. Não mesmo. Eu ia esperar sentadinho, haha.

Os outros personagens também são muito bem desenvolvidos. Preciso falar mais sobre dois, que me encantaram desde a primeira aparição. Uma delas é Dani, a melhor amiga de Nanda. Dani é taurina (melhor signo, sociedade) e uma pessoa extremamente centrada e decidida. Ela própria está vivenciando alguns problemas em seu relacionamento, mas o modo como age é muito adulto e sensato. Amei demais ver que Aione abordou esse lado do signo e não a preguiça e a fome…

O outro personagem que eu adorei foi o Cadu. Ele chegou de supetão na vida da Nanda e virou o mundo dela de cabeça para baixo, mas nunca deixou de ser extremamente gentil e atencioso, além de ser um verdadeiro cavalheiro. A aproximação entre eles é imediata e logo os dois trocam confidências e experiências desastrosas no amor. Nanda tem um péssimo histórico, mas Cadu a ouviu e aconselhou sem nunca julgar suas próprias escolhas. Cadê um homem desses na vida real?

O final do livro não me surpreendeu, mas eu já esperava por isso. Amo um bom romance/chick-lit justamente por essa característica de sabermos o que esperar do desfecho. Contudo, a jornada até esse fim foi maravilhosa e tiro o meu chapéu para a Aione por ter seguido para este lado. Nanda entrou em uma jornada de autoconhecimento e amadureceu muito no decorrer da história. De verdade, a personagem que conheci no início morreu e foi substituída por outra e eu amei demais essa mudança. Queria entrar no livro e abraçá-la bem forte, dando os parabéns pela evolução.

Escrito nas Estrelas? é um livro fofo, divertido e envolvente, daqueles que você finaliza e fica com um quentinho no coração por bastante tempo. Aione arrasou na escrita e já quero ler mais obras dela. Deixo aqui minha recomendação a todos vocês! Se joguem nesse romance e permitam-se apaixonar por mais um conto de fadas astrológico. Vale muito a pena!

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ei, eu sou a Barb, tenho 27 anos, sou baiana, estudei Letras e compartilho conteúdo desde 2010 na internet. Por aqui, escrevo sobre tudo que faz meu coração bater mais forte.

Se inscreva no meu canal do youtube

Além do meu amor pela leitura e pelas histórias de romance, eu compartilho vlogs sobre a minha rotina e trabalho, mostrando como é a vida de uma baiana morando em Madrid, na Espanha.

Ei, inscritos no Telegram

Faça parte do nosso grupo aberto e gratuito no Telegram. Lá os inscritos recebem novidades, conteúdos exclusivos, além de um podcast semanal (em áudio) sobre o que se passa na mente da criadora de conteúdo.

Telegram

Quer receber minha newsletter?

Vamos conversar mais de pertinho? Enviamos conteúdos semanais sobre assuntos mais intimistas: reflexões sobre a vida e situações cotidianas.