sobre livros e a vida

13/01/2019

Tá Na Estante :: ‘Declarar’

Este é o terceiro volume da série Espiral do Desejo, escrita pela autora Nina Lane. Despertar e Desejar são os primeiros volumes e você pode conferir mais sobre eles clicando em seus nomes. Aqui vamos conhecer a etapa final da história de amor de Liv e Dean, caso não tenha lido os volumes anteriores, saiba que essa resenha conterá spoilers deles.

Perder um bebê e lidar com a acusação de assédio sexual contra Dean fez com que a situação do casal ficasse ainda mais difícil, mas por incrível que pareça isso os uniu ainda mais. Dean foi para um expedição na Itália enquanto se encontrava de licença da Universidade em que trabalhava, Olivia decidiu fazer algo por si mesma e aproveitou a herança que recebeu de sua avó para investir em um sonho que nem sabia ter.

Sabendo que seu casamento estava bem, mas não muito firme, Liv decide voltar aos tempos de namoro e convence Dean a fazer o mesmo. Todas as noites eles se conquistam através de telefonas extensos e passam o dia se paquerando por e-mail. Tudo estava da melhor maneira possível e os problemas já não pairavam tanto por cima deles.

Mas quando o negócio de Olivia começa a ganhar grandes proporções e a acusação contra Dean se torna mais grave do que o esperado, a vida deles faz um giro de cento e oitenta graus e um acaba se colocando no papel do outro. Isso os une ainda mais, ao mesmo tempo em que começa a cicatrizar as feridas do passado.

Olivia se sente útil e enfrenta problemas do passado quando sua mão surge das cinzas disposta a ajudá-la, mas também questionando algumas escolhas da garota. Pela primeira vez Liv se sente uma mulher madura, pronta para defender seu ponto de vista e encarar de frente seus medos. A garota percebe que Dean precisa estar ao seu lado, não a sua frente e ele começa a entender o sentido disso. Todavia, isso não quer dizer que tenha sido fácil.

***

Uma das coisas que eu mais curto em Espiral do Desejo é ter a história narrada em primeira pessoa por ambos os protagonistas. Entrar na mente da Liv e do Dean durante a leitura fez com que eu me sentisse ainda mais parte da história e ainda desenvolveu em mim um sentimento de empatia para com eles. Devo ressaltar, no entanto, que apesar dessa narração dupla, alguns pontos da trama ainda ficam no escuro e só vamos descobrindo conforme a história vai se desenrolado.

Esse terceiro volume amarrou todas as pontas soltas da trama e mostrou o amadurecimento da Olivia e do Dean, tanto como pessoas individuais, quanto como casal. Quando o início do relacionamento deles é mencionado e  agente vai observando como eles estão agora, quase seis anos depois, conseguimos observar as modificações positivas e negativas que existiu neles e até avaliar o relacionamento.

A parte sensual está presente na trama, assim como nos volumes anteriores. Mesmo tendo uma presença forte, esse erotismo não camufla as problemáticas do relacionamento ou o desenvolvimento da história. Senti um amadurecimento na parte erótica da trama e percebi que andou em conjunto com o crescimento do casal e de suas atitudes.

Observar a vida de um casal que se ama, mas que não se compreendia e ver esse segundo aspecto ir mudando foi bem interesse. Como estamos acostumados a histórias de casais que se conhecem e se apaixonam, logo gera uma curiosidade sobre essas histórias do pós, ao menos é assim pra mim. Espiral do Desejo foi crescendo a cada novo livro e eu fui amando um mais que o outro. Indico a leitura para quem curte um bom romance, preparem-se para não largar a história.

***

Já leu algo da Nina Lane? Me conta aqui o que achou.

Beijocas da Barb 🖤

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ei, eu sou a Barb, tenho 27 anos, sou baiana, estudei Letras e compartilho conteúdo desde 2010 na internet. Por aqui, escrevo sobre tudo que faz meu coração bater mais forte.

Se inscreva no meu canal do youtube

Além do meu amor pela leitura e pelas histórias de romance, eu compartilho vlogs sobre a minha rotina e trabalho, mostrando como é a vida de uma baiana morando em Madrid, na Espanha.

Ei, inscritos no Telegram

Faça parte do nosso grupo aberto e gratuito no Telegram. Lá os inscritos recebem novidades, conteúdos exclusivos, além de um podcast semanal (em áudio) sobre o que se passa na mente da criadora de conteúdo.

Telegram

Quer receber minha newsletter?

Vamos conversar mais de pertinho? Enviamos conteúdos semanais sobre assuntos mais intimistas: reflexões sobre a vida e situações cotidianas.