sobre livros e a vida

18/01/2020

Tá na estante :: Biblioteca H. P. Lovecraft – vol. 1: O chamado de Cthulhu e outras histórias

Oi gente!

H. P. Lovecraft é um dos nomes mais influentes na literatura de terror/horror tendo suas histórias influenciado muitos autores contemporâneos. Celebrando este autor incrível, a Companhia das Letras apresenta ao público o primeiro volume de sua “Biblioteca H. P. Lovecraft” que trará as histórias completas do autor. Vem que vou te contar um pouco sobre essa edição.

Neste volume da coleção, a editora reúne 10 contos de Lovecraft, traduzidos e organizados por Guilherme da Silva Braga. Aqui gostaria de ressaltar dois pontos: o primeiro para a escolha dos contos. Temos contos mais curtos como “Dagon”, contos mais longos como “A sombra vinda do tempo’, e os clássicos como “A sombra de Innsmouth” e “O chamdo de Cthulhu”. O segundo ponto é para a tradução, Lovecraft é um autor conhecido por sua escrita erudita e uso de termos e descrições científicas, aqui Braga nos dá uma tradução que nos proporciona o desfrute pleno das cenas e sentimentos mesmo com os termos científicos e descrições detalhistas, não prejudicando o entendimento e leitura.

Os  contos presentes são: Dagon; Ar frio; O modelo de Pickman; A música de Erich Zann; O assombro das trevas; O chamado de Cthulhu; O horror de Dunwich; A sombra vinda do tempo; A casa temida e A sombra de Innsmouth. Além dos contos, a edição conta  a lista das fontes  onde os textos foram publicados originalmente e uma breve biografia do autor.

Esta edição conta com capa dura lindamente ilustrada e um projeto gráfico de miolo espetacular (créditos a Carlo Giovani e Rafael Nobre), diagramação espaçosa com fonte confortável permitindo uma leitura sem complicações, tudo em papel Pólen®, dando mais conforto visual e luxo a este livro. É um livro lindo para se ter na estante e, já venho com altas expectativas, uma coleção que vale à pena ter na biblioteca.

Este foi o meu primeiro contato real com a obra de H. P. Lovecraft, já havia visto muitas resenhas e vídeos sobre seus contos, mas foi a primeira vez que li efetivamente sua obra. Descobri que não são todos os contos que me agradam, por conta dos temas focados em alguns deles, sendo que “Ar frio” foi de longe o conto que mais gostei. Porém esta coletânea me permitiu viver a grandiosidade desse autor, percebendo os toques de agonia, loucura febril e desespero que estão presente em suas histórias. Muitos dos contos me deram a impressão de estar em um daqueles sonhos loucos em que a loucura parece real e palpável, e tudo o que você mais quer é acordar e perceber que foi só um pesadelo. Àqueles que ainda não entraram em contato com o autor: conheçam H. P. Lovecraft!

E vocês já leram o autor? O que mais gostaram de sua literatura? Conta mais nos comentários!

BEIJÃO E ATÉ MAIS!

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ei, eu sou a Barb, tenho 27 anos, sou baiana, estudei Letras e compartilho conteúdo desde 2010 na internet. Por aqui, escrevo sobre tudo que faz meu coração bater mais forte.

Se inscreva no meu canal do youtube

Além do meu amor pela leitura e pelas histórias de romance, eu compartilho vlogs sobre a minha rotina e trabalho, mostrando como é a vida de uma baiana morando em Madrid, na Espanha.

Ei, inscritos no Telegram

Faça parte do nosso grupo aberto e gratuito no Telegram. Lá os inscritos recebem novidades, conteúdos exclusivos, além de um podcast semanal (em áudio) sobre o que se passa na mente da criadora de conteúdo.

Telegram

Quer receber minha newsletter?

Vamos conversar mais de pertinho? Enviamos conteúdos semanais sobre assuntos mais intimistas: reflexões sobre a vida e situações cotidianas.