sobre livros e a vida

27/02/2013

Ta Na Estante… ‘As Vantagens de Ser Invisível’ #70

Heey gente, tudo bem??

Olha eu com resenha nova õ/ Acabei de reparar que tinha uns dias que não postava nenhuma, sorry!! Isso irá mudar! Mas então, vamos conferir o que eu achei dessa leitura?!

Livro: As Vantagens de Ser Invisível
Autor: Stephen Chbosky
Editora: Rocco
Páginas: 223
Sinopse: Ao mesmo tempo engraçado e atordoante, o livro reúne as cartas de Charlie, um adolescente de quem pouco se sabe – a não ser pelo que ele conta ao amigo nessas correspondências -, que vive entre a apatia e o entusiasmo, tateando territórios inexplorados, encurralado entre o desejo de viver a própria vida e ao mesmo tempo fugir dela.
As dificuldades do ambiente escolar, muitas vezes ameaçador, as descobertas dos primeiros encontros amorosos, os dramas familiares, as festas alucinantes e a eterna vontade de se sentir “infinito” ao lado dos amigos são temas que enchem de alegria e angústia a cabeça do protagonista em fase de amadurecimento. Stephen Chbosky capta com emoção esse vaivém dos sentidos e dos sentimentos e constrói uma narrativa vigorosa costurada pelas cartas de Charlie endereçadas a um amigo que não se sabe se real ou imaginário.
Íntimas, hilariantes, às vezes devastadoras, as cartas mostram um jovem em confronto com a sua própria história presente e futura, ora como um personagem invisível à espreita por trás das cortinas, ora como o protagonista que tem que assumir seu papel no palco da vida. Um jovem que não se sabe quem é ou onde mora. Mas que poderia ser qualquer um, em qualquer lugar do mundo.

‘Eu Sou Infinito’



As Vantagens de Ser Invisível é uma carta de Charlie para nós, leitores. Mas afinal: Quem é Charlie?

Charlie é um garoto de 15/16 anos que acabou de entrar no High School, desconhecido desse mundo mais adulto ele encontra em Sam e Patrick uma fonte de conhecimento e um porto seguro. Diferentemente de muitos garotos da sua idade, Charlie é amável, centrado e muito responsável, procura colocar a família em primeiro lugar, e está sempre ligado no bem estar dos que o cercam.

Mas, com o passar do tempo, ele percebe que precisa de outras coisas para se tornar completo, como por exemplo um amor… Charlie então começa a encarar a adolescência da forma que os outros jovens de sua idade encaravam. Frequenta baladas, cinemas, festas na casa de amigos; mas, mesmo assim, não perde o jeito meigo de agir. Sam e Patrick são os responsáveis por apresentar esse mundo a Charlie, e o fazer se conhecer e enxergar quem realmente é, irmãos de sangue encontram em Charlie um irmão de coração.

Charlie relembra seu passado e vai contando-o para o leitor de forma progressiva. Conta com poucos diálogos e muitos parágrafos longos e é coberto por descrições feitas pelo protagonista.

A leitura apesar de complexa flui de forma rápida e constante, os dilemas vividos por Charlie são dilemas encontrados nos jovens da sociedade atual. Nos deparamos com o primeiro encontro com as bebidas alcoólicas, drogas, sexo e etc., também traz a tona brigas familiares e agressão a mulher.

Apesar de ser considerado um Jovem-Adulto, o livro é complexo de mais para jovens, acredito eu. Adolescentes na faixa etária de 13-16 anos teriam um sério problema em compreender alguns dos problemas citados no livro, mas de qualquer forma seria de uma grande lição para eventos futuros.

No último ano o livro teve sua adaptação para o cinema com Logan Lerman, Emma Watson e Ezra Miller nos papeis principais e dirigido por Stephen Chbosky – o próprio autor, mas isso é assunto para um próximo post.

“Então, eu acho que somos quem somos por várias razões. E talvez nunca conheçamos a maior parte delas. Mas mesmo que não tenhamos o poder de escolher quem vamos ser, ainda podemos escolher aonde iremos a partir daqui. Ainda podemos fazer coisas. E podemos tentar ficar bem com elas.”
Beijoos

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ei, eu sou a Barb, tenho 27 anos, sou baiana, estudei Letras e compartilho conteúdo desde 2010 na internet. Por aqui, escrevo sobre tudo que faz meu coração bater mais forte.

Se inscreva no meu canal do youtube

Além do meu amor pela leitura e pelas histórias de romance, eu compartilho vlogs sobre a minha rotina e trabalho, mostrando como é a vida de uma baiana morando em Madrid, na Espanha.

Ei, inscritos no Telegram

Faça parte do nosso grupo aberto e gratuito no Telegram. Lá os inscritos recebem novidades, conteúdos exclusivos, além de um podcast semanal (em áudio) sobre o que se passa na mente da criadora de conteúdo.

Telegram

Quer receber minha newsletter?

Vamos conversar mais de pertinho? Enviamos conteúdos semanais sobre assuntos mais intimistas: reflexões sobre a vida e situações cotidianas.