sobre livros e a vida

16/11/2019

Tá Na Estante :: ‘As Férias da Minha Vida’

Ísis e Vivi sempre sonharam com a viagem perfeita de 15 anos, mas os pais da segunda sempre tiveram uma regra: a viagem só aconteceria quando Brenda, a irmã mais nova de Vivi, também completasse 15. Demorou dois anos, mas esse momento chegou e as três meninas estão super empolgadas por este momento.

Ao contrário de todas as expectativas, a tia de Vivi e Brenda, Cecília, convenceu as meninas de, ao invés de seguirem o clichê e irem pra Disney, as quatro passarem um mês no mar do Caribe, mais especificamente em um resort na República Dominicana.

Ísis está muito animada por essa viagem. Ela já está com dezessete anos, então foram dois anos de espera imaginando o que viria. Para ela, a viagem perfeita seria passar os dias na beira da praia, com um mojito sem álcool ao seu lado, mas quando ela, Vivi e Brenda se juntam, a confusão é certa.

Tudo começa quando Vivi se encanta por Juan, um instrutor de zumba do resort. As paixonites de Vivi são frequentes e ela sempre acaba machucada quando é rejeitada. Ísis sabe que com Juan não será diferente e tenta alertar a amiga, mas Vivi só quer viver o momento, como sempre.

Enquanto acompanha a amiga nas aulas de zumba, Ísis observa um grupo jogando vôlei na praia e sonha com o momento que poderá jogar com eles, tendo em vista que pratica o esporte em sua escola. Mas quando finalmente ocorre a interação com o líder do grupo, Nicolas, é ódio à primeira vista e tudo que Ísis quer é manter distância daquele garoto metido.

Contudo, o Universo é ardiloso e tem outros planos para Ísis. Quando Brenda começa a andar com o grupo do vôlei, Ísis é forçada a interagir com mais frequência com todos. E pode ser que ela venha a descobrir que nada é exatamente o que parece. Estará ela preparada para novas descobertas a tantos quilômetros de casa?

Querem saber o que vai acontecer? Então não deixem de ler!

***

Clara Savelli é um fenômeno do Wattpad e da Amazon, fazendo um enorme sucesso com seus livros Mocassins & All Stars e Acampamento de Inverno para Músicos (nem tão) Talentosos. As Férias da Minha Vida é seu primeiro livro publicado por editora e eu estava muito curioso para conhecer essa história, tendo em vista que Clara também é minha irmã de agência, a Increasy.

Quando recebi o meu exemplar aqui em casa, passei na frente de todas as leituras. Estava procurando um livro que tivesse essa vibe mais teen, com clima de veraneio, que não precisasse pensar muito, só desfrutar. E Clara oferece isso, mas não completamente…

A escrita da autora é leve, fluida e envolvente. Somando isso com a narrativa em primeira pessoa e personagens cativantes, foi uma leitura super rápida de se fazer. Acompanhamos toda a história pela perspectiva de Ísis, uma personagem com bastante peso sobre seus ombros, já que está quase em ano de vestibular e seus pais são ultra controladores, desejando que ela consiga as melhores notas.

Os outros personagens também tem suas peculiaridades, mas todos são muito bem caracterizados. Gostei muito do jeito louco e divertido da Cecília, que deveria ser a responsável pelas meninas, mas acaba sendo a mais desastrada. Brenda também é maravilhosa. Esperta, sensata e, mesmo sendo a mais nova, muitas vezes a voz da razão nas situações de alarme.

Tiveram dois pontos que me incomodaram bastante na história. O primeiro deles foi a amizade entre Ísis e Vivi, que achei levemente tóxica. Ísis é uma garota mais reservada, enquanto Vivi é completamente atrevida. As duas são amigas desde sempre, mas Ísis sempre viveu à sombra de Vivi, dizendo amém pra tudo que ela fazia. E quando apareceu um boy embuste na jogada, Vivi não teve problemas em jogar essa amizade no lixo.

Falando em embuste, esse foi o outro ponto que me incomodou. No início, Juan era uma espécie de alívio cômico na trama, com sua perseguição à Ísis. O personagem me lembrou muito o Fernando, de Fuller House, e achei que essa era a intenção de sua entrada na história. Porém, do meio pro final, Clara o “transformou” em um abusador e deu um quê mais dramático ao livro.

Não me entendam mal. Eu acho SUPER importante que os livros young adult tratem destes temas, como abuso e relacionamento tóxico, pois é necessário que os jovens saibam reconhecer isso caso passem por tal situação. Mas o que não gostei é que, pra mim, não se encaixou bem no contexto da história. Parecia que estava ali só por estar, pela carga de militância.

Tirando esses detalhes, o livro é maravilhoso. O cenário foi muito bem ambientado, tanto que estamos no inverno aqui no Sul e eu sentia calor quando Clara descrevia os locais do resort, as praias e tudo mais. Além disso, adoro livros com essa pegada de primeiro amor/amor de verão.

As Férias da Minha Vida é um livro muito bom, que merece ser lido por vocês. Particularmente, já quero procurar outras obras da autora e me aventurar em sua escrita outra vez. Deixo aqui minha recomendação a vocês, porque tenho certeza que muitos vão se identificar cm essa história.

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ei, eu sou a Barb, tenho 27 anos, sou baiana, estudei Letras e compartilho conteúdo desde 2010 na internet. Por aqui, escrevo sobre tudo que faz meu coração bater mais forte.

Se inscreva no meu canal do youtube

Além do meu amor pela leitura e pelas histórias de romance, eu compartilho vlogs sobre a minha rotina e trabalho, mostrando como é a vida de uma baiana morando em Madrid, na Espanha.

Ei, inscritos no Telegram

Faça parte do nosso grupo aberto e gratuito no Telegram. Lá os inscritos recebem novidades, conteúdos exclusivos, além de um podcast semanal (em áudio) sobre o que se passa na mente da criadora de conteúdo.

Telegram

Quer receber minha newsletter?

Vamos conversar mais de pertinho? Enviamos conteúdos semanais sobre assuntos mais intimistas: reflexões sobre a vida e situações cotidianas.