sobre livros e a vida

20/04/2019

Tá Na Estante :: ‘A Duquesa Feia’

Theodora Saxby e James Rybun são amigos desde a infância, mas possuem personalidades – e aparências – bem opostas. Enquanto ele é um homem lindo e um futuro duque, ela não segue os padrões de beleza, mas já está conformada com isso. Theo sabe que não é bonita e não arrumará um pretendente, mas o destino tem planos para ela.

O pai de James, o Duque de Ashbrook, adquiriu uma divida imensa e usou parte do dinheiro da herança de Theodora também. Este é um crime gravíssimo, levando por conta de que o nobre é tutor da moça e não há forma de ele escapar impune dessa, a não ser que James despose Theodora e pegue seu dote.

Contudo, James conhece Theodora e sua personalidade e tem certeza de que a amiga nunca se casaria com ele se soubesse o real motivo, ainda mais por ser dinheiro. Por conta disso, o futuro duque decide esconder a verdade de Theo e a pede em casamento para salvar o pai, alegando estar apaixonado por ela. Mentir para a pessoa que mais o entende acaba com James, mas ele sente que não tem outra escolha.

É claro que este noivado deixa a sociedade em polvorosa. Ninguém esperava que um dia Theodora fosse se casar, por conta de sua aparência, e não demora muito para que a jovem receba o apelido de duquesa feia. Porém, ninguém desconfia de que este casamento é uma farsa e acreditam que realmente existe amor nesta relação.

Só que não demora muito para James perceber seus reais sentimentos por Theodora. O casamento de fachada facilitou para que o rapaz aflorasse seus sentimentos e finalmente admitisse que ama sua melhor amiga desde a infância. Mas como as coisas nunca podem ser fáceis, Theodora logo descobre que foi enganada pelo homem em que mais confiava e a decepção é enorme. Como James poderá reconquistar a confiança da mulher que ama?

Querem saber o que vai acontecer? Então não deixem de ler!

***

A Duquesa Feia é o terceiro volume da série Contos de Fadas, da autora Eloisa James, e publicada pela Editora Arqueiro. Enquanto os primeiros volumes trouxeram inspirações em A Bela e a Fera e Cinderela, este novo livro aborda uma fábula diferente, pouco tocada na literatura, que é O Patinho Feio. Esse foi um dos motivos que mais me deixou curiosa por essa leitura e acho que o que me fez gostar tanto do livro.

A escrita de Eloisa James segue fluida e envolvente. A Duquesa Feia se passa num período de oito anos, tendo a narrativa em terceira pessoa. Não demorei a me inserir na trama e só consegui parar de ler quando terminei. Confesso que o início me empolgou mais, tendo em vista que a trama deu uma leve decaída na parte final, mas isso não prejudica nem um pouco o contexto da obra, que me agradou muito.

Acho que o que mais me cativou neste livro foi a protagonista, Theodora. Eu amei a forma com que ela encara a vida de frente, mantendo a pose diante de uma sociedade tão preconceituosa. É claro que os burburinhos e comentários maldosos a afetam, afinal, ninguém é de ferro. Porém, ao invés de se deixar derrubar, ela buscou ser uma mulher melhor. Que falem de sua aparência, mas ninguém poderá julgar sua inteligência, sua reputação ou seu caráter.

Além disso, a mente brilhante de Theodora a ajudou a refazer sua fortuna, mesmo após o desfalque em suas economias causado pelo Duque de Ashbrook, seu sogro. Minha única ressalva quanto a isso se deu por ela fechar mais seu coração, tornando-se às vezes um tanto dura e fria, mesmo que ajudasse muitas pessoas ao seu redor.

Já James é realmente o oposto. Para um futuro duque, o rapaz mostrou-se ser um tanto covarde e manipulável. Seu pai o fez trair a melhor amiga para não gerar um escândalo e ele concordou. Ok, ele ficou muito mal com toda essa situação, mas poderia ter se recusado. E depois, quando Theo descobre o golpe, ele não pestanejou em fugir ao invés de encarar a amada de frente, respondendo por seus atos… Sinceramente, acho que Theodora merecia alguém muito melhor.

Em suma, A Duquesa Feia é um romance de época muito bom, que aborda a valorização da mulher como pessoa, não apenas como submissa ao homem. Gostei muito deste terceiro volume e já quero dar continuidade à série. Deixo aqui minha recomendação a todos vocês. Para os fãs de Eloisa, tenho certeza que vão se apaixonar. Para quem ainda não acompanha a autora, aqui está um bom início para vocês.

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ei, eu sou a Barb, tenho 27 anos, sou baiana, estudei Letras e compartilho conteúdo desde 2010 na internet. Por aqui, escrevo sobre tudo que faz meu coração bater mais forte.

Se inscreva no meu canal do youtube

Além do meu amor pela leitura e pelas histórias de romance, eu compartilho vlogs sobre a minha rotina e trabalho, mostrando como é a vida de uma baiana morando em Madrid, na Espanha.

Ei, inscritos no Telegram

Faça parte do nosso grupo aberto e gratuito no Telegram. Lá os inscritos recebem novidades, conteúdos exclusivos, além de um podcast semanal (em áudio) sobre o que se passa na mente da criadora de conteúdo.

Telegram

Quer receber minha newsletter?

Vamos conversar mais de pertinho? Enviamos conteúdos semanais sobre assuntos mais intimistas: reflexões sobre a vida e situações cotidianas.