sobre livros e a vida

24/09/2019

Tá Na Estante :: ‘A Devolvida’

Lançado pela Faro Editorial, mas tendo sua primeira publicação no Brasil através da TAG Inéditos, A Devolvida chegou às livrarias recentemente e já cativou uma gama de leitores. Eu não sabia muito bem o que esperar dessa narrativa, mas após ouvir tantos comentários decidi me arriscar na leitura e devo dizer que foi uma experiência gratificante,

Nesse livro vamos conhecer nossa protagonista, uma garota que não tem o nome revelado durante a trama, mas que aqui chamaremos de Mary. Aos 13 anos, Mary viu seu mundo virar de cabeça para baixo quando descobriu não ser filha de seus pais. Não fosse o bastante, ela agora está sendo devolvida à sua família biológica, que possui um padrão de vida muito diferente do que ela está acostumada e com quem ela não sente conexão alguma.

Mary acredita que só passará um tempo com sua ‘outra’ família porque Adalgisa, a mulher que a criou, está muito doente e não quer que Mary sofra com isso. Mas isso está um tanto longe da verdade e conforme os dias vão passando, Mary vai percebendo que esta sua nova realidade é o que ela terá para viver, mesmo que não goste. Seu único consolo é um laço que nasce com sua irmã mais nova, Adriana, a quem a garota tenta ensinar bons modos e que também a ensina como sobreviver naquela casa.

“Minha vida anterior me distinguiu, me isolou na nova família. Quando voltei, falava outra língua e não sabia mais a quem pertencia”.

A família biológica de Mary é composta por outros 4 irmãos, tendo o mais velho 18 anos e o mais novo sendo um bebê de colo. Vicenzo, o mais velho, também se torna uma peça importante na vida de Mary, tentando tirar de cima dela o estigma de ser a garota devolvida. Ele é um bom rapaz, com sonhos e anseios, mas que é reprimido pela dura realidade em que sua família vive. Por isso, gosta de passar tempo com os ciganos, onde sente a liberdade correr em suas veias.

Ao longo da narrativa, vamos acompanhar as mudanças na vida de Mary, desde o momento que chega em sua ‘nova’ casa até o momento em que vai conseguir se desconectar de sua ‘antiga’ vida. Em seu lugar, acredito que eu não teria o mesmo pulso firme e maturidade para lidar com todos os sentimentos dúbios. Afinal, aquela mulher que está ali foi a que a carregou durante nove meses e só quis lhe dar uma vida melhor, entregando-lhe para ser criada pela parte rica da família.

Sei que muitas pessoas não vão gostar do livro porque o estilo de narrativa dessa história não é algo muito comum. É aquele tipo de trama onde nada acontece, mas muito se absorve. Cada nuance da personalidade de nossa protagonista é importante e as lições apresentadas são magníficas. As poucas páginas do livro, que devorei em uma sentada, no final pareceram um calhamaço, tanto que pude refletir depois que concluí a leitura.

Os personagens foram muito bem caracterizados e senti uma conexão com todos eles. Esse foi um dos pontos mais altos da escrita de Donatella Di Pietrantonio. Sua habilidade em desenvolver personagens, cenários e sentimentos deixam o leitor ainda mais imerso na trama. Em vários momentos eu pude me sentir no lugar da protagonista e o fato de ela não ter um nome deixa tudo ainda mais participativo, como se nós realmente fôssemos ela. Some isso com a fluidez das palavras e terá uma história excelente para se ler rapidinho.

Devo dedicar um parágrafo desta resenha a Adriana, que roubou a cena com seu jeitinho moleca de ser. Ela foi a primeira amiga de Mary na casa e a troca entre as duas foi muito bonita. Adriana tem só 10 anos, mas já passou por maus bocados vivendo em uma casa onde ela, além da mãe, era a única menina. Ter Mary ali para dividir as responsabilidades e, é claro, as fofocas, só a deixou feliz e a lealdade dela para com a nova irmã é impagável.

Mais uma vez a Faro Editorial acertou na escolha para publicação e também na edição. Todos os livros dessa editora são lindos e este é um que não é diferente. A capa é belíssima, combina com o ar da história. As páginas são amareladas, naquela gramatura que só a Faro tem e a revisão está impecável. A editora já anunciou que ainda esse ano teremos a autora no Brasil, para fazer um tour em algumas cidades. Com certeza vou participar!

A Devolvida é um livro envolvente e muito importante. Foi uma leitura que saiu da minha zona de conforto, mas que me cativou muito. Por conta disso, deixo aqui minha recomendação a todos vocês. Tenho certeza que muitos irão adorar e se identificar com essa história. Vale muito a pena.

 

 

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ei, eu sou a Barb, tenho 27 anos, sou baiana, estudei Letras e compartilho conteúdo desde 2010 na internet. Por aqui, escrevo sobre tudo que faz meu coração bater mais forte.

Se inscreva no meu canal do youtube

Além do meu amor pela leitura e pelas histórias de romance, eu compartilho vlogs sobre a minha rotina e trabalho, mostrando como é a vida de uma baiana morando em Madrid, na Espanha.

Ei, inscritos no Telegram

Faça parte do nosso grupo aberto e gratuito no Telegram. Lá os inscritos recebem novidades, conteúdos exclusivos, além de um podcast semanal (em áudio) sobre o que se passa na mente da criadora de conteúdo.

Telegram

Quer receber minha newsletter?

Vamos conversar mais de pertinho? Enviamos conteúdos semanais sobre assuntos mais intimistas: reflexões sobre a vida e situações cotidianas.