sobre livros e a vida

26/09/2021

Senhor Saboroso, de Mila Wander

Francis Danesi é uma conhecida crítica gastronômica e seu selo, o Sabores da Francis, é muito famoso e conceituado pelos restaurantes. Quem vê a moça hoje não imagina toda a batalha que ela teve para chegar até aqui, sendo diminuída apenas por ser mulher dentro de uma profissão tão machista.

Quando Francis é convidada a visitar o Senhor Saboroso, um restaurante conceituado da região de Porto de Galinhas, ela só esperava coisas boas. Visitar um cenário paradisíaco do nordeste brasileiro e ainda por cima experimentar uma boa comida parecia o plano perfeito, mas ela não esperava que Maurício Viana, o proprietário do restaurante, viraria seu mundo de cabeça para baixo.

Porém, como Francis irá lidar com essa situação? Trabalho e coração são coisas que não devem funcionar juntas, mas sua atração por Maurício é inegável e a química entre eles a faz subir pelas paredes. Conseguirá ela manter-se distante deste homem tão interessante para manter seu trabalho, que sempre foi sua prioridade? Quando o desejo fala mais alto, não há razão nenhuma que dê conta.

Querem saber o que vai acontecer? Então não deixem de ler!

***

Senhor Saboroso foi meu primeiro contato com a escrita de Mila Wander, de quem eu só ouvia falar maravilhas por seus trabalhos anteriores, como O Safado do 105, que ainda pretendo ler um dia. Eu não sabia muito bem o que esperar do livro, mas me joguei de cabeça na leitura, pronta para um romance de tirar o fôlego… só que não foi bem isso que recebi.

A escrita de Mila Wander é muito fluida e envolvente, daquelas que te prende desde o primeiro capítulo. Tendo isso em vista e somando com o cenário incrível de Porto de Galinhas, um romance proibido e um certo chef de cozinha, o livro tinha tudo para me agradar, mas achei tudo um tanto morno demais.

Francis é uma protagonista que não me conquistou. Sua necessidade de se auto afirmar o tempo todo me incomodou, pois ela se dizia uma mulher confiante e demonstrava o exato oposto. Trabalhar em uma profissão onde o machismo é constante sendo mulher não é fácil, mas você precisa saber usar suas próprias armas para se destacar. O trabalho dela é muito bom, mas muitas vezes ela se deixa diminuir por ser mais ‘fácil’.

Já Maurício é incrível até dizer chega. Além de um cozinheiro excepcional, ele é gentil, sexy, encantador e muito divertido. O envolvimento dele com Francis foi um pouco rápido demais para o meu gosto, mas entendo a intenção da autora. O romance precisava ser desenvolvido dentro dos poucos dias que Francis passaria na cidade, então algumas regras precisavam ser ignoradas. Fora isso, gostei muito da química entre os dois protagonistas e até mesmo das cenas mais quentes, que nunca foram meu forte.

Senhor Saboroso é um livro bem escrito, com uma narrativa fluida e personagens interessantes, mas que não me cativou da forma que eu gostaria. Ainda quero conhecer outros trabalhos da Mila e quem sabe me apaixonar por uma de suas histórias. Mesmo assim, deixo aqui minha recomendação para quem quiser se arriscar nessa narrativa. Talvez vocês gostem mais do que eu.

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ei, eu sou a Barb, tenho 27 anos, sou baiana, estudei Letras e compartilho conteúdo desde 2010 na internet. Por aqui, escrevo sobre tudo que faz meu coração bater mais forte.

Se inscreva no meu canal do youtube

Além do meu amor pela leitura e pelas histórias de romance, eu compartilho vlogs sobre a minha rotina e trabalho, mostrando como é a vida de uma baiana morando em Madrid, na Espanha.

Ei, inscritos no Telegram

Faça parte do nosso grupo aberto e gratuito no Telegram. Lá os inscritos recebem novidades, conteúdos exclusivos, além de um podcast semanal (em áudio) sobre o que se passa na mente da criadora de conteúdo.

Telegram

Quer receber minha newsletter?

Vamos conversar mais de pertinho? Enviamos conteúdos semanais sobre assuntos mais intimistas: reflexões sobre a vida e situações cotidianas.