sobre livros e a vida

28/03/2022

Segredos, de Caitlin Wahrer

Tony tinha dezessete anos quando Nick nasceu e sabendo que o pai deles não era nenhum exemplo, tornou como sua missão pessoal cuidar do irmão mais novo. A relação dos dois se desenvolveu ao longo dos anos e, hoje, Tony e Nick, além de irmãos, são melhores amigos. Então é claro que o mundo de Tony cai quando recebe uma ligação do hospital dizendo que Nick está internado. Mil e uma coisas passam pela cabeça de Tony, menos a verdade.

Na noite anterior, Nick tinha um encontro marcado em um bar com seu crush, Chris, mas o rapaz não aparece. É nesse momento que o garoto conhece um homem mais velho e depois de algum tempo de conversa o interesse entre eles é mútuo, o que leva os dois ao quarto de hotel do homem. Mas é aí que o inferno começa. Nick acorda no dia seguinte todo machucado, com uma mancha de sangue no lençol. Ele havia sido estuprado e a vergonha tomou conta dele.

Por sorte, uma amiga de Nick tinha tirado uma foto dele no bar com o outro homem e logo a investigação da polícia encontra Raymond Walker, que é preso pela acusação. Tudo parecia estar se encaminhando para um desfecho satisfatório, mas depois de duas semanas Walker é solto e decide enviar sua versão dos fatos em uma carta para a mídia, o que transforma o caso em um pesadelo para Nick, Tony e sua família.

Agora, as pessoas estão atacando Nick, acusando-o de tentar tirar proveito de uma situação inventada por ele contra um homem bom e invadindo seu espaço pessoal. Tony só consegue pensar em se vingar de Raymond e garantir a vida do irmão de volta. Só que quando as investigações estão a toda, o acusado simplesmente desaparece. Três anos depois, um telefonema pode mudar tudo e fazer com que esse pesadelo seja reacendido uma vez mais.

Querem saber o que vai acontecer? Então não deixem de ler!

***

Quando a Faro anunciou o lançamento de Segredos, eu imediatamente fiquei empolgado. Eu li a sinopse e me pareceu exatamente o tipo de livro que eu gostaria. Então é claro que ele passou na frente de todas as outras leituras assim que chegou aqui em casa. Eu só não esperava que ele ia mexer tanto assim comigo. Foi uma leitura que me devastou completamente!

A escrita de Caitlin Wahrer é simplesmente viciante. Ela conseguiu me prender desde a primeira página e eu terminei a leitura em uma sentada, tamanha a forma que me envolvi na narrativa. O livro é dividido em quatro partes, sendo narrado em terceira pessoa pelos personagens principais: Nick, Tony, Julia (a esposa de Tony) e o investigador John Rice. Além disso, as perspectivas se alternam entre 2015/2016, quando o crime ocorreu, e 2019, após Julia receber uma ligação do investigador Rice.

Eu amei essa forma de narrativa, já que vai nos deixando instigados sobre o que vai acontecer. Eu elaborei diversas teorias na minha cabeça, mas claro que todas elas foram errôneas. Através de uma conversa de Julia com Rice, vamos tendo algumas pistas sobre o crime e então a narrativa volta ao passado, onde tudo ainda está se desenvolvendo e o leitor pode perceber onde as pistas se encaixam, mesmo que elas não levem exatamente ao que realmente aconteceu.

O que mexeu demais comigo foi a questão do estupro de Nick. Anos atrás eu fui abordado por um homem, que tentou me agarrar numa estação de trem praticamente vazia. Nunca senti tanto medo na minha vida, pois me senti impotente e achei que seria ridicularizado, assim como o personagem se sentiu. Ninguém leva a sério uma tentativa de estupro contra um homem gay, porque sentem que ele conseguiria se defender tranquilamente, mas a realidade não é bem essa. Na sociedade preconceituosa em que vivemos, os comentários sobre esses poucos casos denunciados são sempre que a vítima estava gostando e coisas do tipo. Me identifiquei demais com Nick e torci muito pela sua recuperação e por um bom desfecho para tudo que ele passou.

Segredos é um livro fluido, envolvente e emocionante, uma das minhas melhores leituras do ano até agora. É uma obra que eu super recomendo e já quero mais livros de Caitlin Wahrer sendo publicados aqui no Brasil. A edição da Faro Editorial está primorosa, como sempre, com capa e design gráficos lindos, além de tradução e revisão impecáveis. Podem se jogar nessa leitura sem medo!

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ei, eu sou a Barb, tenho 27 anos, sou baiana, estudei Letras e compartilho conteúdo desde 2010 na internet. Por aqui, escrevo sobre tudo que faz meu coração bater mais forte.

Se inscreva no meu canal do youtube

Além do meu amor pela leitura e pelas histórias de romance, eu compartilho vlogs sobre a minha rotina e trabalho, mostrando como é a vida de uma baiana morando em Madrid, na Espanha.

Ei, inscritos no Telegram

Faça parte do nosso grupo aberto e gratuito no Telegram. Lá os inscritos recebem novidades, conteúdos exclusivos, além de um podcast semanal (em áudio) sobre o que se passa na mente da criadora de conteúdo.

Telegram

Quer receber minha newsletter?

Vamos conversar mais de pertinho? Enviamos conteúdos semanais sobre assuntos mais intimistas: reflexões sobre a vida e situações cotidianas.