sobre livros e a vida

18/10/2020

Querido Ex, de Juan Jullian

Preciso começar esta resenha falando que eu queria MUITO ter gostado de Querido Ex. Ouço falar desse livro há bastante tempo, desde seu lançamento de forma independente e vibrei quando soube que ele seria lançado por uma editora tão grande e conceituada como a Galera Record. Mas infelizmente o livro não funcionou nem um pouco pra mim.

Nesta obra temos um garoto de vinte e poucos anos, que não tem seu nome revelado, escrevendo cartas para seu ex-namorado. Acontece que o término dos dois não foi muito amigável e, aos poucos, o menino vai percebendo que viveu durante quase dois anos um relacionamento abusivo. Só que, pra ajudar a superar, ele está na merda e o ex está cada dia mais rico e famoso.

Após o termino, o querido ex participou de um famoso reality show, do qual saiu vencedor, e ainda se apaixonou em rede nacional por outro participante. Aos poucos, ele só vai ganhando destaque, desde seu próprio programa na TV sobre os direitos LGBTQ ou ver seu noivado com o outro garoto ficando entre os assuntos mais comentados das redes sociais.

Quem vê a imagem do ex de fora pensa que ele é um enorme ativista, que pensa nos direitos dos outros. Afinal, ele é um gay padrão, então o que poderia dar errado? Mas é claro que nosso protagonista conhece a verdade por trás das falas ensaiadas e da militância inconstante e se sente frustrado em se ver tão mal por ter deixado ele ir enquanto ele colhe os louros por suas mentiras.

E foi aí que o livro pecou para mim. Eu esperava uma história de superação, esperava que o protagonista agisse e se reerguesse, mostrando ser alguém superior, que aquele relacionamento não o definia. Contudo, recebi uma história com um protagonista amargurado que nem com todo suporte dos amigos e da família conseguiu superar uma relação tóxica.

Eu nunca vivi um relacionamento abusivo, mas sei que não é fácil deixá-lo para trás. São necessários vários passos e todo apoio daqueles que se ama, lhe mostrando que existe vida após o término. Aos poucos a autoestima vai se elevando e a vida vai voltando ao normal. Aqui não foi assim. O protagonista, mesmo em seus melhores momentos, só sabia comparar sua vida com a do ex ou com os momentos que viveram juntos, deixando-o como um fantasma no armário. E isso depois de mais de um ano de término.

A escrita de Juan Jullian é bastante envolvente, isso não dá pra negar. O livro é todo narrado através das cartas e tem pouco menos de duzentas páginas. Somando estes fatores, eu esperava concluir a leitura em uma sentada, mas minha frustração com o narrador não me deixava avançar. Eu precisava reler mais de uma vez a mesma frase pra ela fazer algum sentido na minha cabeça. Só achei um pouco exageradas as inúmeras referências pop que o autor inseriu, que fugiam um tanto do sentido das cartas.

Terminei Querido Ex com um misto de decepção por o livro não ser o que eu esperava e tristeza por, nos capítulos finais, o autor mudar completamente o rumo da história. Em breve teremos uma continuação narrada por ninguém menos que o tal do ex e talvez só eu ache isso desnecessário… Se quiserem arriscar na leitura, depois me contem aqui nos comentários o que acharam.

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ei, eu sou a Barb, tenho 27 anos, sou baiana, estudei Letras e compartilho conteúdo desde 2010 na internet. Por aqui, escrevo sobre tudo que faz meu coração bater mais forte.

Se inscreva no meu canal do youtube

Além do meu amor pela leitura e pelas histórias de romance, eu compartilho vlogs sobre a minha rotina e trabalho, mostrando como é a vida de uma baiana morando em Madrid, na Espanha.

Ei, inscritos no Telegram

Faça parte do nosso grupo aberto e gratuito no Telegram. Lá os inscritos recebem novidades, conteúdos exclusivos, além de um podcast semanal (em áudio) sobre o que se passa na mente da criadora de conteúdo.

Telegram

Quer receber minha newsletter?

Vamos conversar mais de pertinho? Enviamos conteúdos semanais sobre assuntos mais intimistas: reflexões sobre a vida e situações cotidianas.