sobre livros e a vida

15/09/2022

Para Sempre, de F. T. Lukens

Arek é um garoto de 17 anos, que, ao lado do melhor amigo Matt, saiu em uma aventura para cumprir uma profecia, que literalmente chegou batendo na porta de sua casa. Ele deveria derrotar Barthly, O Perverso, e livrar o reino de Ere da maldade de seu monarca tirano.

No caminho, ele se juntou a Bethany, uma encantadora de harpa, Rion, um cavaleiro, Sionna, uma guerreira e Lila, uma ladra. Juntos, os seis improváveis aliados atingiram seu objetivo e libertaram o povo de Ere.

Com a tomada do trono, alguém precisava assumir o reinado de forma interina, até que a real herdeira fosse libertada e Arek é convencido pelos amigos a assumir esse fardo. Ele só não esperava que a princesa estivesse morta há anos e agora ele seria o verdadeiro rei de Ere.

Não bastasse todas as tramas políticas que ser rei exigem resolver, Arek também descobre que existe uma maldição sobre o trono. Antes de completar 18 anos, ele precisa se casar com alguém, se não morrerá. O aniversário do jovem rei é em menos de três meses e ele não sabe nem por onde começar.

Durante sua expedição, Arek percebeu que tinha alguns sentimentos a mais por Matt, mas não quer obrigá-lo a se casar apenas para salvar sua vida e Matt é o único do grupo que conhece os termos da maldição. Além disso, Arek não tem certeza de que seus sentimentos são recíprocos e não quer se magoar.

Enquanto tenta ganhar a confiança dos habitantes de Ere e de seus empregados, além de tentar melhorar as relações com os reinos vizinhos, Arek também precisa encontrar um cônjuge e ele precisa correr contra o tempo, antes que seja tarde demais. Será que alguém se apaixonará por Arek e aceitará casar-se com ele em tão pouco tempo?

Querem saber o que vai acontecer? Então não deixem de ler!

***

Meu primeiro contato com F. T. Lukens foi através do livro Em Águas Profundas, também lançado pela Faro no início do ano. Foi uma leitura que eu gostei bastante e me deixou curioso para ler Para Sempre, que não é uma continuação direta, mas se passa no mesmo universo. Então, assim que o meu exemplar chegou, decidi me jogar na leitura.

O livro é narrado em primeira pessoa, sob a perspectiva de Arek. O livro já inicia com ele derrotando o Perverso e assumindo o trono, então foge completamente dos livros de fantasia aos quais estou acostumado. Gostei muito da forma como a autora desenvolveu essa trama e deu enfoque na fantasia e no romance ao mesmo tempo.

Todos, absolutamente TODOS, os personagens são importantes e fazem sentido dentro da trama. A amizade entre o grupo principal nasceu em meio a uma guerra, de uma forma meio torta, mas todos eles são leais a Arek e fazem de tudo para ajudá-lo a segurar o novo fardo de ser rei.

Matt é meu cristalzinho e sempre vou defendê-lo! A forma como ele trata Arek, sempre se preocupa com o amigo – às vezes até mais do que o próprio Arek se preocupa consigo mesmo – e sempre busca formas de livrá-lo das enrascadas, me fez gostar dele desde o princípio. Também amei Sionna e Lila, com seus jeitos destemidos e determinados.

Um ponto extremamente positivo para mim nesse livro foi como a sexualidade é algo comum. As pessoas gostam de pessoas e está tudo bem. Arek está apaixonado por Matt, mas também sente atração por Sionna e está tudo bem. O rei de Ere quer casar-se com um outro homem e, para o povo, também está tudo bem. Os sentimentos são livres e tudo se encaixa. Uma sociedade utópica, sim, mas ainda assim maravilhosa.

O final do livro foi de tirar o fôlego. Eu estava com o coração na mão, sem saber bem que caminho a autora iria seguir, mas fui presenteado com um desfecho coeso, romântico, perfeito e tudo que eu esperava. Finalizei a leitura bem feliz, mas querendo mais. 250 páginas foi muito pouco para acompanhar a história de Arek e Matt.

Para Sempre é um livro bem escrito, com uma narrativa fluida e envolvente, personagens carismáticos e um pano de fundo muito bem desenvolvido. Não vejo a hora de ter em mãos o próximo livro de Lukens, que lança lá fora no ano que vem. Espero mesmo que a Faro adquira os direitos e traga mais dessa autora para nós. Recomendo a leitura de olhos fechados.


Livro:
Para Sempre
Autora: F. T. Lukens
Editora: Faro Editorial
Páginas: 256
Sinopse: Depois de salvar o reino de um imperador tirano, Arek é convencido por seu melhor amigo, Matt, a se tornar rei temporário até que a legítima herdeira do trono possa ser resgatada e assuma o poder. No entanto, ao chegarem ao local de seu cativeiro, eles descobrem que a princesa estava morta há muitos anos, então Arek precisa escolher rápido um cônjuge antes de fazer dezoito anos ― ou logo terá o mesmo destino: ser assassinado. Num universo de magia, poder, encontros tão divertidos quanto catastróficos e os desafios de governar um reino, o romance surge de forma natural, forjado em sentimentos mais profundos. E com um cronômetro sobre suas cabeças, Arek e Matt farão inúmeras descobertas… porque algumas vezes o amor só precisa de um empurrão do destino. “Para Sempre é uma trama que possui tensão e momentos cômicos na medida certa. Lukens criou uma narrativa deliciosamente original, mais uma vez.” ― KIRKUS

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ei, eu sou a Barb, tenho 27 anos, sou baiana, estudei Letras e compartilho conteúdo desde 2010 na internet. Por aqui, escrevo sobre tudo que faz meu coração bater mais forte.

Se inscreva no meu canal do youtube

Além do meu amor pela leitura e pelas histórias de romance, eu compartilho vlogs sobre a minha rotina e trabalho, mostrando como é a vida de uma baiana morando em Madrid, na Espanha.

Ei, inscritos no Telegram

Faça parte do nosso grupo aberto e gratuito no Telegram. Lá os inscritos recebem novidades, conteúdos exclusivos, além de um podcast semanal (em áudio) sobre o que se passa na mente da criadora de conteúdo.

Telegram

Quer receber minha newsletter?

Vamos conversar mais de pertinho? Enviamos conteúdos semanais sobre assuntos mais intimistas: reflexões sobre a vida e situações cotidianas.