sobre livros e a vida

23/07/2020

Pânico, de Lauren Oliver

Não há jovem na pequena cidade de Carp que não tenha ouvido falar do Pânico. Ele é um jogo do qual apenas os formandos do ensino médio podem participar. Durante o ano letivo, todos os alunos devem depositar a cada dia um dólar no jarro e o vencedor do Pânico fica com todo o dinheiro. Contudo, as disputas não são fáceis e, na história, muitos acabaram mortos ou com graves sequelas.

Quando a melhor amiga de Heather, Nat, decide participar do Pânico, a garota decide dar todo seu apoio à amiga. Afinal, o que uma menina comum como Heather faria disputando uma competição com pessoas muito mais influentes e populares? Porém, quando seu relacionamento com Matt termina e ela descobre que ele já está com outra, não é difícil para ela tomar o impulso de pular do penhasco e entrar oficialmente na competição.

Não fosse o bastante, Heather está passando por maus bocados em casa, tendo que cuidar da irmã mais nova, Lily, e protegê-la das loucuras de Krista, sua mãe, e qualquer cara que ela esteja namorando no momento. Tudo que Heather quer é ganhar o prêmio e deixar Carp para trás, mas não será nada fácil vencer um jogo onde não existem regras.

Dodge entrou na competição por vingança. Anos antes sua irmã mais velha, Dayna, chegou ao Duelo Final, mas em um trágico acidente de carro acabou perdendo o movimento das pernas. O causador do acidente – e vencedor daquela edição do Pânico – foi Luke Hanharan e neste ano seu irmão mais novo, Ray, também irá competir. Como já dizia o ditado: olho por olho, dente por dente…

O destino de Heather e Dodge se cruza através de Natalie. Após uma prova não terminar da forma certa, Dodge ajuda as amigas a fugirem dos policiais, que consideram o Pânico uma atrocidade e Nat fica muito grata pela sua ajuda. Depois disso, os dois começam a passar mais tempo juntos e um acordo logo é selado.

As cartas estão na mesa, as apostas estão rolando e o mistério em torno de quais serão as tarefas e quem são os juizes daquele ano está aumentando. Estarão os jovens preparados para enfrentar seus destinos e, de quebra, levar milhares de dólares para casa? Quem será o vencedor do Pânico?

Querem saber o que vai acontecer? Então não deixem de ler!

***

Lauren Oliver é uma das minhas autoras queridinhas. Já li todos os seus livros publicados aqui no Brasil e seu romance Antes que eu Vá é um dos meus livros favoritos da vida. Seu último lançamento foi Desaparecidas, publicado pela Verus em 2015, e eu já estava sedento por novas obras. Então, quando a editora anunciou o lançamento de Pânico, eu fiquei em polvorosa.

Devo confessar para vocês que eu queria ter gostado mais desse livro do que realmente gostei. Não foi uma leitura ruim, longe disso, mas conhecendo a escrita de Oliver e suas narrativas, esperava algo de mais chocante ou inovador, mas recebi uma história um tanto previsível, apesar de eletrizante.

Lauren tem um dom para a escrita e consegue prender até o leitor mais desatento em suas tramas. Ela é aquela legítima autora da qual você pega um livro para folhear e quando percebe já está na metade, tamanha a imersão na história. Dessa vez não foi diferente, é claro. Comecei o livro e só consegui parar de ler quando acabou, numa sentada.

O que me decepcionou foi o Pânico em si. Eu torcia muito para a Heather ganhar desde o começo, já que achei as motivações de Dodge e Natalie um tanto rasas. Porém, eu esperava provas mais elaboradas e conflitantes. Algumas foram bem simples e aquelas mais complexas, como atravessar uma rodovia de olhos vendados, não causaram a aflição que deveriam.

Os personagens são bem construídos, apesar de não serem muito aprofundados. Heather e Dodge são nossos narradores, intercalando as perspectivas em terceira pessoa. Enquanto ela é movida pela sede de viver, ele é movido pela vingança e muitas de suas atitudes são impulsivas. Não que Heather também não faça escolhas sem pensar, mas ela é mais centrada justamente por saber o que tem a perder.

O final foi bem encaixado, finalizando o livro muito bem. Logo na metade eu já havia sacado qual seria o desfecho, mas isso não tira o merecimento da autora em construir essa história. Eu só esperava um pouco mais do Duelo Final, que pareceu acabar rápido demais.

Em suma, Pânico é um livro envolvente e interessante, com personagens fortes e uma trama dinâmica. Já estou ansioso para ver a adaptação deste livro, que chegará em formato de série na plataforma Prime Video. Deixo aqui minha recomendação para vocês, assim como de todos os outros livros de Lauren Oliver. Essa é uma autora que não pode sair dos seus radares literários, pois sempre tem algo para surpreender.

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ei, eu sou a Barb, tenho 27 anos, sou baiana, estudei Letras e compartilho conteúdo desde 2010 na internet. Por aqui, escrevo sobre tudo que faz meu coração bater mais forte.

Se inscreva no meu canal do youtube

Além do meu amor pela leitura e pelas histórias de romance, eu compartilho vlogs sobre a minha rotina e trabalho, mostrando como é a vida de uma baiana morando em Madrid, na Espanha.

Ei, inscritos no Telegram

Faça parte do nosso grupo aberto e gratuito no Telegram. Lá os inscritos recebem novidades, conteúdos exclusivos, além de um podcast semanal (em áudio) sobre o que se passa na mente da criadora de conteúdo.

Telegram

Quer receber minha newsletter?

Vamos conversar mais de pertinho? Enviamos conteúdos semanais sobre assuntos mais intimistas: reflexões sobre a vida e situações cotidianas.