sobre livros e a vida

04/11/2020

O Príncipe Cruel, de Holly Black

Os pais de Jude foram assassinados quando ela tinha sete anos, fazendo com que ela e suas irmãs fossem levadas para o Reino das Fadas. Mesmo elas sendo humanas. Anos depois, ela ainda sofre com a raiva que os feéricos nutrem pelos humanos, mas seu maior desejo é ter conseguir um espaço nesse reino e na Corte. Em busca de seu objetivo, ela começa a desafiar o príncipe Feérico Cardan – aquele que mais odeia os humanos – e a participar de intrigas dentro da corte, se mostrando uma oponente tão cruel e sabia quanto os próprios Feéricos.

“No fundo do meu coração, eu desejo ser a melhor.”

Antes de seu nascimento, a mãe de Jude foi casada com Madoc, um general do Grande Rei de Elfhame. Uma série de motivos a levam fingir a própria morte, para que pudesse se esconder no mundo humano junto com sua primogênita, Vivi. Jude e sua gêmea, Taryn, são fruto de um novo casamento, desta vez com um mortal. Infelizmente, Madoc acaba descobrindo a verdade e, em nome de sua honra, acaba assassinando o casal na frente das meninas. Ele acaba por levar todas para sua casa, assumindo as responsabilidade por elas e as cria como se fossem filhas dele.

Após esse episódio, temos um salto temporal de dez anos e cada menina se desenvolver de forma diferente. Vivi virou uma força da natureza. Aprendeu magia e segue fiel as suas irmãs e a promessa de odiar seu verdadeiro pai pelo que ele fez. A considero uma das personagens mais interessante desse livro e gostaria de ver muito mais dela nos próximos volumes da serie. Ela vive escapulindo para o mundo humano e até tem uma namorada humana. Apesar de isso fugir um pouco da trama principal, a autora poderia introduzir capítulos com o arco de aventuras de Vivi… Taryn é uma jovem bonita e frágil, que tenta se adequar o máximo possivel ao meio feérico, o que a torna muito submissa a várias situações.

E temos a Jude, que seria a que realmente importa nessa historia. Ela foi muito bem desenvolvida e amadureceu ao longo da história. No início vemos que, apesar de ser uma humana frágil, ela bate de frente inúmeras vezes com quem tenta rebaixar sua raça. Jude é super dedicada e sonha em fazer parte da Corte, mostrando seu valor lutando nas guerras, assim como seu pai adotivo. A única coisa que parece esta no caminho desse sonho, é a fragilidade humana. Ela é sempre testada por seus colegas de escola, principalmente o príncipe feérico Cardan. Uma rapaz lindo e perverso, que odeia os humanos. Mais especificamente Jude.

“Madoc não faz ideia do que eu sou.
Talvez eu também não saiba. Talvez eu nunca tenha me permitido descobrir.”

Com o desenrolar da historia, Jude desafia e testa os limites de Cardan, chegando ao ponto de, finalmente, ser notada pela Corte do próximo herdeiro da coroa, o príncipe Dain. Num mundo onde Feéricos não podem mentir e humanos são os maiores mentirosos que existe, Jude é convidada para ser a espiã do principe herdeiro e assim conseguir seu lugar de honra.

Esse foi o primeiro livro que li de Holly Black, e acabo de descobri uma grande paixão por sua escrita simples e rápida. Podemos ver nessa historia muita coisas no mesmo estilo de Sarah J Maas e seu universo de Corte de Rosas e Espinhos. Ela já é conhecida do público por obras como Crônicas de Spiderwick, Boneca de ossos e Magisterium (escrito em conjunto com sua amiga Cassandra Clare), mas caso você seja fã de aventura e ainda não conheça essa autora maravilhosa, comece com O príncipe Cruel.

*Resenha postada originalmente por mim no Blog Mais que Livros

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ei, eu sou a Barb, tenho 27 anos, sou baiana, estudei Letras e compartilho conteúdo desde 2010 na internet. Por aqui, escrevo sobre tudo que faz meu coração bater mais forte.

Se inscreva no meu canal do youtube

Além do meu amor pela leitura e pelas histórias de romance, eu compartilho vlogs sobre a minha rotina e trabalho, mostrando como é a vida de uma baiana morando em Madrid, na Espanha.

Ei, inscritos no Telegram

Faça parte do nosso grupo aberto e gratuito no Telegram. Lá os inscritos recebem novidades, conteúdos exclusivos, além de um podcast semanal (em áudio) sobre o que se passa na mente da criadora de conteúdo.

Telegram

Quer receber minha newsletter?

Vamos conversar mais de pertinho? Enviamos conteúdos semanais sobre assuntos mais intimistas: reflexões sobre a vida e situações cotidianas.