sobre livros e a vida

20/11/2021

O Paciente, de Jasper Dewitt

O Dr. Parker H. se formou como psiquiatra recentemente numa das melhores universidades do país e sua carreira promissora está só começando. Contudo, ele aceita trabalhar em um pequeno hospital psiquiátrico na Nova Inglaterra para poder ficar perto da esposa, que está concluindo seu doutorado. O local é simples e recebe pouca atenção do governo, devendo ser para Parker um serviço simples de se manter, mas isso muda quando ele conhece Joe.

Joe tinha apenas 6 anos quando foi internado no hospital. No começo ele sofria de alucinações noturnas, alegando que um monstro saía de sua parede todas as noites e tentava lhe machucar. O caso foi tratado e pareceu que tudo ficaria bem, mas logo ele foi internado novamente e nunca mais saiu. Conforme foi crescendo, Joe foi se tornando cada vez mais instável, agressivo e perigoso.

Muitos médicos tentaram tratar das condições do garoto, mas ninguém conseguiu descobrir o que ele tinha. Além disso, quem passa tempo demais no quarto em que ele está internado começa a ficar perturbado, alguns até tirando as próprias vidas depois de algum tempo no mesmo ambiente que Joe. Então, 25 anos depois, Joe é considerado incurável e permanece trancado em seu quarto, com o mínimo de contato humano possível.

Mas é claro que Parker, na sua arrogância de médico jovem, laureado e recém-formado, quer assumir o caso de Joe e finalmente conseguir um diagnóstico e um tratamento para o paciente mais antigo da instituição. Contudo, todos os seus colegas o tentam fazer desistir da ideia. Por que as pessoas tem tanto medo de Joe? É o que Parker está determinado a descobrir… mas a que custo?

Querem saber o que vai acontecer? Então não deixem de ler!

***

O Paciente é o lançamento mais recente da Planeta Minotauro e é um thriller muito bem comentado mundo afora. A obra, que foi postada originalmente no Reddit, ganha a sua edição física pela primeira vez aqui no Brasil. Os direitos da obra já foram comprados para adaptação pela Fox e com a produtora de Ryan Reynolds, se tornando um dos filmes mais esperados do ano. Eu estava com altas expectativas para essa obra e jamais me preparei para o que estava por vir.

O livro é narrado pelo Parker do ‘futuro’, anos depois de todo seu envolvimento no caso de Joe, em uma série de fóruns na internet. O médico queria contar aos leitores do site sobre a história mais assustadora que viveu em sua profissão e que quase o fez desistir da medicina. É através destes relatos que vamos entrando a fundo na vida de Parker e de Joe e descobrindo mais sobre esses personagens e suas motivações.

Parker é um bom médico. Ele sofreu muito na infância por conta da instabilidade mental da mãe, que foi internada às pressas quando ele tinha 10 anos. Por conta desse trauma que ele decidiu ser psiquiatra, pra poder ajudar os outros como não pôde fazer pela sua mãe. Ele é muito inteligente e ambicioso, mas um pouco arrogante, mesmo que sem a intenção. Eu torci muito por ele, mas em alguns momentos tinha vontade de entrar no livro e estapeá-lo. Todos os sinais apontavam para a verdade, mas ele enxergava apenas o que queria ver.

Quanto ao Joe… gente do céu. Nas primeiras vezes que ele apareceu eu fiquei bem tranquilo, mas aos poucos fui ficando tenso e até assustado. A narrativa de Jasper Dewitt é bastante fluida e o autor sabe como construir um clima sombrio. Comecei a leitura durante a noite e me vi obrigado a largar e terminar quando o sol estivesse lá fora, tamanhos os arrepios que sentia. Não tem um fator predominante para isso na escrita, é simplesmente toda a ambientação que cria uma aura de tensão em torno da obra.

O final foi o que me decepcionou. Conforme Parker ia descobrindo mais informações sobre Joe e seu passado, incluindo uma visita à casa de sua infância, eu fui ficando mais ansioso pela resolução desse mistério. Quando tudo se revelou minhas expectativas se elevaram. Faltava apenas o confronto final, que foi simplesmente rápido e sem emoção. O autor deixou um bom gancho, que proporcionou um final aberto para ampla interpretação. Disso eu gostei, pois assim posso imaginar meu próprio desfecho.

O Paciente é um thriller surpreendente e bem escrito, com uma narrativa fluida e uma boa dose de terror psicológico. Com exceção do final, toda a construção da obra é incrível e é por isso que deixo aqui minha recomendação. Já estou ansioso pela adaptação, que tem tudo para ser um dos melhores filmes de terror já produzidos. Espero que esse projeto logo chegue às telonas para apreciação. Espero que deem uma chance a essa obra e depois venham me contar por aqui o que acharam.

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ei, eu sou a Barb, tenho 27 anos, sou baiana, estudei Letras e compartilho conteúdo desde 2010 na internet. Por aqui, escrevo sobre tudo que faz meu coração bater mais forte.

Se inscreva no meu canal do youtube

Além do meu amor pela leitura e pelas histórias de romance, eu compartilho vlogs sobre a minha rotina e trabalho, mostrando como é a vida de uma baiana morando em Madrid, na Espanha.

Ei, inscritos no Telegram

Faça parte do nosso grupo aberto e gratuito no Telegram. Lá os inscritos recebem novidades, conteúdos exclusivos, além de um podcast semanal (em áudio) sobre o que se passa na mente da criadora de conteúdo.

Telegram

Quer receber minha newsletter?

Vamos conversar mais de pertinho? Enviamos conteúdos semanais sobre assuntos mais intimistas: reflexões sobre a vida e situações cotidianas.