O lorde que eu abandonei é o último volume da trilogia Os segredos da Charlotte Street de Scarlett Peckham lançado pela Editora Arqueiro no Brasil. E posso dizer que esse é um romance de época diferente e que provavelmente não agradará a todos.
A obra vai narrar a história do O lorde-tenente Henry Evesham, um homem religioso que investiga bordeis e clubes de prazer em Londres e que já causou muita dor no passado com seu preconceito. Em seu caminho, adentrará a jovem Alice Hull, uma aprendiz de um clube privativo que devido a uma tragédia precisa retornar para casa.
O que acontece é que em meio a uma nevasca, Alice precisará da ajuda de Henry para que esse retorno aconteça. E durante essa carona, um desejo incontrolável poderá se apoderar dos dois. O problema é que Henry é sinônimo de perigo para as pessoas que Alice ama. Como ela irá lidar com esse embate entre o que acredita e o desejo que sente é o que iremos acompanhar no decorrer dessa trama.
O lorde que eu abandonei é sem dúvida o livro mais quente da trilogia. Enquanto acompanhamos a dinâmica entre esses protagonistas durante a viagem que ocorre em meio a nevasca, percebemos como a autora conseguiu inverter os papeis desses personagens de forma interessante. Enquanto o mocinho é contido e religioso, a mocinha é experiente e possui uma liberdade que as moças da epoca sequer sonhariam. O que nos leva a parte erótica dessa história que não deixa a desejar. Scarlett Peckham soube construir bem tais cenas, elevando o nível de fantasia sexual de uma forma que eu não imaginava encontrar no gênero.
Outro ponto importante é como a autora levanta temas considerados tabus para a época nessa obra, abordando assuntos como prostituição, preconceito e religião. Indico o livro para quem gosta de obras do gênero, mas sugiro que abram a mente quando embarcarem nessa história.