sobre livros e a vida

31/05/2021

O Caderninho de Desafios de Dash & Lily, de David Levithan e Rachel Cohn

Lily ama o natal, a magia das luzes e decorações por toda Nova Iorque, se vestir apropriadamente, a ceia, a troca de presentes entre os membros da família… Bem, tudo. Então imaginem a decepção da garota quando seus pais decidem passar o natal sozinhos em uma ilha tropical, como uma segunda lua de mel, para comemorar suas bodas.

A menina está se sentindo ultrajada. Como eles tiveram a capacidade de deixá-la para trás? Mas seu irmão, Langston, estaria ali pra fazer-lhe companhia e tudo ficaria bem, certo? Errado. Langston está de namorado novo e os dois passam os dias trancados dentro do quarto, sem dar a mínima bola para Lily e, quando ela tenta se aproximar, a expulsam do recinto e dizem que está mais do que na hora de ela arranjar alguém para chamar de seu.

Sendo assim, Langston pega um dos inúmeros moleskines vermelhos de Lily e a ajuda a criar alguns desafios. O garoto que encontrar esse moleskine na livraria, dentre os livros do autor favorito de Lily, e conseguir cumprir todas as tarefas é, com certeza, o par ideal para ela. Apesar de discordar a princípio, no fim Lily concorda e fica ansiosa esperando alguém desvendar o enigma.

Do outro lado conhecemos Dash. Ele não suporta o natal e nada relacionado a ele. Tanto é que, para evitar qualquer tipo de comemoração, disse ao pai que celebraria a data na casa da mãe enquanto para ela falou o contrário. Os pais de Dash são divorciados e se odeiam tanto que não se falam mais, então, acreditam no menino e saem em viagem com seus respectivos parceiros. Dash mora com a mãe, portanto, depois que ela vai viajar, ele fica sozinho em casa, curtindo esse tempo só para ele.

Passeando por sua livraria favorita, Dash encontra o caderninho de desafios de Lily e fica intrigado com o conteúdo. Ele resolve cumprir as tarefas impostas e surpreende-se com o brilhantismo daquela ideia. Após a última tarefa, Dash vê que a dona do caderninho pediu que ele deixasse seu e-mail com o atendente da livraria, de forma que ela entrasse em contato com ele, e também que colocasse o caderninho de volta onde o encontrou.

Só que Dash não é o tipo de pessoa que faz o que os outros querem e, ao invés de deixar o e-mail como solicitado, cria outro desafio para Lily, além de levar consigo o moleskine. Se Lily o quiser de volta, precisará desvendar os enigmas propostos por Dash. E assim, Dash e Lily vão trocando desafios, deixando o caderninho nos lugares mais inusitados da cidade e nas palavras trocadas vão conhecendo um ao outro cada vez mais.

Quando o primeiro encontro dos dois acontece, as circunstâncias são as mais estranhas possíveis. Não foi algo programado e quando o mistério da real identidade um do outro é desvendado, a decepção de uma das partes é grande. Todavia, eles se conhecem muito bem através do caderninho. Será esse encontro capaz de destruir essa bela relação que estava se iniciando?

Querem saber o que vai acontecer? Então não deixem de ler!

***

Quem me conhece sabe que sou completamente apaixonado por David Levithan e se o livro tem o nome dele na capa, é certo que vou ler. Entretanto, após duas decepções de leituras do autor, em parceria com a Rachel Cohn, fiquei um pouco ressabiado quanto a essa nova obra escrita pelos dois. Mesmo assim resolvi arriscar e devo dizer que valeu muito a pena.

Pela primeira vez, senti que a escrita de David e Rachel combinou. Nos volumes anteriores, a discrepância entre os autores era palpável, mas aqui eles pareceram realmente conectados, mesmo que ainda seja possível notar o estilo próprio de cada um no decorrer da história.

Os personagens são maravilhosos e não teve um único que não me conquistou. Lily é toda meiga e doce que não tem como não se apaixonar por sua inocência. Pensem na Rachel Berry das primeiras temporadas de Glee e multipliquem por dez. Essa é a Lily. Já Dash faz mais o tipo rebelde, daqueles que não leva desaforo para casa e não se importa com nada, mas no fundo tem um coração.

Meu personagem favorito com certeza foi Boomer, o melhor amigo de Dash. Ele é um garoto ingênuo, que alguns consideram idiota, mas que tem um coração de ouro. Ele está sempre ali quando Dash precisa e o ajuda em suas missões com o caderninho de Lily. Porém, também não posso deixar de citar a Sra. Basil e a tia-avó de Lily, uma senhora espirituosa que dá muitas lições em ambos os protagonistas.

As trocas de mensagens entre Dash e Lily foram fantásticas. Mesmo sem ter ideia de quem era a pessoa do outro lado, os dois abriram seus corações e contaram seus segredos mais íntimos, recebendo sempre em troca compreensão e lealdade. Algumas passagens me emocionaram muito, pois me identifiquei um pouco com alguns causos descritos.

Um grande destaque no livro para mim foram as referências que os autores inseriram na trama. A melhor sem dúvida foi a que os personagens criticam Nicholas Sparks, não consegui não rir nessa passagem. Mas também gostei muito que Rachel e David mencionaram outro título escrito por eles: Nick & Norah. Podemos ver alguns cenários pelo qual Nick e Norah passaram em sua noite de amor e música e as marcas deixadas por eles na cidade. Foi bem empolgante.

Quanto ao desfecho, foi bastante cômico e encerrou o enredo magistralmente. O legal é que Cohn e Levithan transformaram essa história em uma trilogia, que já foi toda lançada lá nos EUA, mas ainda não tem previsão para chegar aqui no Brasil. Além disso, o livro já foi adaptado para uma série da Netflix, que fez um enorme sucesso pelo seu tema natalino no final do último ano.

A nova edição física do exemplar está maravilhosa. A capa já era lindíssima e super combinava com o estilo da narrativa. Porém, essa nova edição deixou o livro ainda mais lindo, com uma ilustração exclusivamente nacional na capa. Também houve o plus das páginas amareladas, já que na edição anterior as folhas eram brancas. A diagramação segue simples, a fonte grande e a revisão impecável. Não me lembro de ter encontrado nenhum errinho durante a leitura.

O caderninho de desafios de Dash & Lily é uma obra esplêndida, que me fez recuperar a fé na parceria de David e Rachel e já me fez querer ler suas próximas histórias juntos. Espero que a Galera não tarde em trazer essas continuações para nós. Com certeza recomendo a todos. Vale muito a pena.

*Resenha postada originalmente por mim no Blog Recanto da Mi.

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ei, eu sou a Barb, tenho 27 anos, sou baiana, estudei Letras e compartilho conteúdo desde 2010 na internet. Por aqui, escrevo sobre tudo que faz meu coração bater mais forte.

Se inscreva no meu canal do youtube

Além do meu amor pela leitura e pelas histórias de romance, eu compartilho vlogs sobre a minha rotina e trabalho, mostrando como é a vida de uma baiana morando em Madrid, na Espanha.

Ei, inscritos no Telegram

Faça parte do nosso grupo aberto e gratuito no Telegram. Lá os inscritos recebem novidades, conteúdos exclusivos, além de um podcast semanal (em áudio) sobre o que se passa na mente da criadora de conteúdo.

Telegram

Quer receber minha newsletter?

Vamos conversar mais de pertinho? Enviamos conteúdos semanais sobre assuntos mais intimistas: reflexões sobre a vida e situações cotidianas.