sobre livros e a vida

31/08/2021

Laura Dean Vive Terminando Comigo, de Mariko Tamaki & Rosemary Valero-O’Connell

Aos 17 anos, Freddy vive em um relacionamento há um ano com Laura Dean. Entre idas e vindas, Freddy não consegue entender o motivo de Laura estar sempre terminando com ela, muitas vezes pelos motivos mais fúteis. Só que por mais que a menina decida esquecer a ex de ver, Laura sempre consegue convencê-la a reatar.

Os amigos de Freddy não aguentam mais vê-la sofrer por causa de Laura Dean. A menina está presa neste ciclo vicioso, aceitando qualquer fragmento de afeto que Laura esteja disposta a dar, mesmo que isso a deixe cada vez mais presa dentro de sua própria bolha.

Laura Dean é uma menina diferente de todas as outras. Popular, carismática, está sempre por dentro dos assuntos, das fofocas, é aquele tipo de pessoa que todos querem estar por perto. Todos admiram a irreverente Laura Dean, mas ninguém sabe que por trás desse seu sorriso fácil existe uma garota cruel e abusiva, que se importa apenas consigo mesma e brinca com os sentimentos dos outros.

Freddy acompanha um site sobre relacionamentos e, aos poucos, vai percebendo que precisa se libertar da essência de Laura Dean, antes que seja tarde demais. Ela está perdendo os amigos, as notas estão decaindo, seus pais já não sabem o que fazer e o tempo está passando. Logo ela não será mais uma adolescente e terá perdido a vida girando em torno de alguém que não se importa com ela, perdendo de vez a própria essência.

***

Laura Dean Vive Terminando Comigo é uma HQ lançada recentemente pela Editora Intrinseca, que trará para o cenário adolescente uma discussão sobre relacionamento abusivo. Até que ponto é saudável seguir ao lado de alguém que você ama quando essa pessoa só te faz mal?

A arte gráfica do livro é lindíssima. Todos os desenhos são em preto e branco, mas com alguns detalhes num leve tom de rosa, o que deixa tudo harmonioso e bonito.

Freddy é uma ótima personagem. Ela é apaixonada por Laura Dean, mas é sempre tratada como segunda opção para a namorada. Foi incrível acompanhar seu amadurecimento e vê-la se colocar como prioridade em sua própria vida.

Ao longo de sua trajetória, Freddy vai conhecer novas pessoas e fazer novas amizades. A partir disso que ela começa a perceber que existe toda uma vida lá fora, longe da órbita de Laura Dean. E é claro que a garota não fica feliz com isso, quando percebe que seu “chaveirinho” está criando independência. Exatamente como é um relacionamento abusivo.

Em resumo, Laura Dean Vive Terminando Comigo é uma HQ linda, bem escrita e com um ritmo envolvente, que vai tocar em pontos importantes com uma delicadeza sem fim. Recomendo demais a leitura a todos. Vale muito a pena.

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ei, eu sou a Barb, tenho 27 anos, sou baiana, estudei Letras e compartilho conteúdo desde 2010 na internet. Por aqui, escrevo sobre tudo que faz meu coração bater mais forte.

Se inscreva no meu canal do youtube

Além do meu amor pela leitura e pelas histórias de romance, eu compartilho vlogs sobre a minha rotina e trabalho, mostrando como é a vida de uma baiana morando em Madrid, na Espanha.

Ei, inscritos no Telegram

Faça parte do nosso grupo aberto e gratuito no Telegram. Lá os inscritos recebem novidades, conteúdos exclusivos, além de um podcast semanal (em áudio) sobre o que se passa na mente da criadora de conteúdo.

Telegram

Quer receber minha newsletter?

Vamos conversar mais de pertinho? Enviamos conteúdos semanais sobre assuntos mais intimistas: reflexões sobre a vida e situações cotidianas.