sobre livros e a vida

28/01/2014

Já pensou em esquecer um livro?

Heey gente, tudo bem??

Eu sei que desapegar é complicado, eu sei que os livros são nossos xodós, eu sei que boa parte de nós tem uma pequena biblioteca em casa – passou de 2 livros já é uma biblioteca ao meu ver – e que apenas pensar na possibilidade de deixá-la sem um exemplar já nos causa uma imensa dor no coração. Sim, eu sei de tudo isso. Mas você já parou para pensar que muitas pessoas também poderiam sentir todo esse amor que nós leitores sentimos pelos nossos livros? Basta darmos essa chance para elas.

O projeto Esqueça um Livro surgiu por iniciativa do Felipe Brandão. Ele criou o projeto em São Paulo baseado no projeto americano BookCrossing. Um projeto ousado, claro, poucas pessoas costumam doar seus livros, mas que foi muito bem-vindo, e bem-visto, pela sociedade. Desde o ano passado o projeto já arrecadou fãs por todo o Brasil e já esqueceu milhares de livros por esse vasto território.

No último dia 25 foi comemorado o Dia Nacional do Esqueça um Livro, na ocasião mais de 1.000 exemplares foram esquecidos no entorno da Avenida Paulista, tendo como ponto principal o Conjunto Nacional. Em cerca de 30 minutos todos os exemplares já habitavam o coração de um novo dono, mas claro que esse dono se comprometeu esquecer o livro novamente ao término de sua leitura. Não sabemos se eles irão esquecê-los realmente, mas a certeza é que não podemos deixar esse projeto parar.

Olhe para a sua estante, para o seu montinho de livros, para sua mesa, para onde quer que seus livros estejam armazenados. Olhou? Agora fixe seus olhos em um livro que você gostaria que outra pessoa tivesse o prazer de ler assim como você teve. Etapa concluída? Pegue-o. Escreve um bilhete, no próprio livro ou em alguma outra folha de papel, explique o projeto e pronto. Agora leve esse exemplar para qualquer lugar da sua cidade, esqueça-o e torça para que quem o encontrar cuide dele com carinho e esqueça-o para que outra pessoa o encontre.

É isso. Eu estou escrevendo minha cartinha agora, irei esquecer o livro Um Dia no terminal rodoviário aqui da minha cidade amanhã bem cedinho, vou tirar fotos para mostrar a vocês. Esqueça também, e mande fotos na nossa FanPage. Pense que é um livro a menos na sua estante, mas um mundo novo para um desconhecido.

Agora fique com um vídeo publicado pelo site da Revista Época.


As fotos desse post foram tiradas por Camila de Oliveira no dia 25 de Janeiro, Dia Nacional do Esqueça um Livro, todas as outras fotos estão na página do projeto!
Algumas informações foram retiradas desse post.

Beijos e até a próxima!
***
Essa postagem está concorrendo ao TOP COMENTARISTA.
Clique aqui e participe!

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ei, eu sou a Barb, tenho 27 anos, sou baiana, estudei Letras e compartilho conteúdo desde 2010 na internet. Por aqui, escrevo sobre tudo que faz meu coração bater mais forte.

Se inscreva no meu canal do youtube

Além do meu amor pela leitura e pelas histórias de romance, eu compartilho vlogs sobre a minha rotina e trabalho, mostrando como é a vida de uma baiana morando em Madrid, na Espanha.

Ei, inscritos no Telegram

Faça parte do nosso grupo aberto e gratuito no Telegram. Lá os inscritos recebem novidades, conteúdos exclusivos, além de um podcast semanal (em áudio) sobre o que se passa na mente da criadora de conteúdo.

Telegram

Quer receber minha newsletter?

Vamos conversar mais de pertinho? Enviamos conteúdos semanais sobre assuntos mais intimistas: reflexões sobre a vida e situações cotidianas.