sobre livros e a vida

11/11/2021

Garota, 11, de Amy Suiter Clarke

Durante anos Elle Castillo trabalhou como assistente social no Serviço de Proteção à Criança em uma cidade do Minnesota, mas um equívoco durante uma investigação a fez desistir desta carreira. Agora, anos depois, ela é a famosa apresentadora do podcast Justiça Tardia, um programa onde ela investiga casos arquivados pela polícia, em busca de novas provas que possam capturar o culpado.

A quinta temporada do podcast acabou de estrear e o foco agora é o Assassino da Contagem Regressiva, um serial killer muito temido nos anos 90. O homem, que nunca foi capturado, possuía um método peculiar. Ele matava apenas garotas, sequestrando-as em trios, em um intervalo de 03 dias, sendo sempre a seguinte um ano mais nova que a anterior. O corpo da vítima era sempre encontrado no sétimo dia após o desaparecimento, em algum lugar público, com sinais de envenenamento por ricina e 21 chibatadas em suas costas.

Elle está obcecada pelo ACR, assim como seus ouvintes. O podcast está fazendo mais sucesso do que nunca e é a grande chance da investigadora mostrar que não é apenas uma detetive de sofá. Só que com o sucesso vem os haters e as ameaças recebidas no e-mail do programa e em suas redes sociais estão cada vez mais frequentes e sombrias.

Num certo dia, Elle recebe o contato de Leo Toca, um homem que afirma saber qual a verdadeira identidade do ACR. Porém, ao chegar no apartamento do homem, se depara com seu sócio debruçado sobre seu corpo. Leo fora assassinado e levou consigo as informações que Elle tanto precisava. Mas é claro que a moça não desistirá fácil. Ela está um passo mais próximo de desmascarar o bandido e seguir as pegadas de Toca pode ser sua melhor escolha.

Contudo, quando menos espera, Elle é surpreendida por um possível retorno do ACR, ameaçando a ela e alguém que ela ama muito. Ela precisa correr contra o tempo para finalizar de uma vez por todas essa investigação, mas como seguir em frente se ninguém acredita nela? O caso passou a ficar pessoal demais e Elle não deixará nada barato para seu maior inimigo.

Querem saber o que vai acontecer? Então não deixem de ler!

***

Quem me conhece sabe que eu sou um grande fã de thrillers e estou sempre em busca de novas histórias dentro deste gênero. Então, quando a SUMA anunciou o lançamento de Garota, 11, imediatamente fiquei interessado. Depois de ler algumas críticas bem positivas, resolvi me jogar na leitura e solicitei um exemplar do livro à editora. E meus amigos, que livro foi esse?!

A escrita de Amy Suiter Clarke é simplesmente viciante. A autora alterna a narrativa em terceira pessoa, sob a perspectiva de Elle, com trechos redigidos de cada episódio da quinta temporada do podcast, de forma que o leitor possa acompanhar a investigação em tempo real e ao mesmo tempo saber o que já foi divulgado aos ouvintes. Achei brilhante esta forma de escrita, pois deixou a história mais dinâmica e passou todas as informações que precisamos para entender a trama.

Elle é uma personagem formidável. Ela tem alguns fantasmas no armário, mas não se deixa abater diante de sua determinação em por um fim em casos arquivados. Em seu podcast, a moça busca sempre focar nas vítimas, não dando espaço para o assassino. Com o ACR as coisas são um pouco diferentes e por trás de tanto empenho vemos que existe algo pessoal. E esse fogo nos olhos da protagonista só dá um gás a mais ao livro.

Ao seu lado, Elle conta com muitas pessoas lhe dando suporte. Preciso citar principalmente seu marido, Martín, um médico legista que a apoia em qualquer decisão; Tina, sua amiga e produtora no podcast, que lhe ajuda nas investigações; e Ayaan, uma policial islâmica que trabalhou com Elle no SPC e passa muito o ar de girl power. Todo esse time de peso reunido é um excelente porto seguro para Elle, além de grandes aliados.

Quanto ao final, eu não tenho mais unhas por tê-las roído todas durante a leitura. Conforme as peças do quebra-cabeça foram se encaixando, era evidente quem era o culpado, mas eu não sabia o que a autora faria para enquadrá-lo. A forma como tudo aconteceu foi uma grata surpresa, que só me fez gostar ainda mais de Elle e de Ayaan. Garanto a vocês que esse livro possui muitas reviravoltas, que deixarão vocês de boca aberta.

Em suma, Garota, 11 é um livro eletrizante, recheado de cenas de ação, investigação e um bom drama, como todo livro que se preze neste gênero. Além disso, temos personagens instigantes, bons conflitos familiares e um vilão de fazer arrancar os cabelos. Estou muito contente por ter feito essa leitura e mais do que recomendo essa obra a todos. Tenho certeza que os fãs de thriller vão ficar satisfeitos com mais esse lançamento.

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ei, eu sou a Barb, tenho 27 anos, sou baiana, estudei Letras e compartilho conteúdo desde 2010 na internet. Por aqui, escrevo sobre tudo que faz meu coração bater mais forte.

Se inscreva no meu canal do youtube

Além do meu amor pela leitura e pelas histórias de romance, eu compartilho vlogs sobre a minha rotina e trabalho, mostrando como é a vida de uma baiana morando em Madrid, na Espanha.

Ei, inscritos no Telegram

Faça parte do nosso grupo aberto e gratuito no Telegram. Lá os inscritos recebem novidades, conteúdos exclusivos, além de um podcast semanal (em áudio) sobre o que se passa na mente da criadora de conteúdo.

Telegram

Quer receber minha newsletter?

Vamos conversar mais de pertinho? Enviamos conteúdos semanais sobre assuntos mais intimistas: reflexões sobre a vida e situações cotidianas.