sobre livros e a vida

15/07/2021

Foi Assim que Tudo Explodiu, de Arvin Ahmadi

Foi Assim que Tudo Explodiu inicia em uma sala de interrogatório no aeroporto, com Amir e sua família precisando explicar, separadamente, o motivo pelo qual estavam discutindo dentro de um avião. Para iniciar sua história aos policiais, o jovem precisa contar sua história desde o começo e é a partir disso que a história se desenvolve.

Amir é um jovem muçulmano que está no último ano do ensino médio. Ele não vê a hora de chegar a formatura e ir para a faculdade, para se sentir livre. Mas uma chantagem coloca todos os seus sonhos em risco. Se até o dia da formatura Amir não conseguir levantar uma quantia em dinheiro, será revelado aos seus pais por um de seus colegas que ele é gay.

Sem saber o que fazer, Amir começa a juntar dinheiro. Ele adora editar páginas na Wikipedia, mas sempre achou errado cobrar por isso, já que é um site gratuito. Porém, sem ter alternativa, ele decide aceitar todas as propostas monetárias que lhe fizeram anteriormente. Só que o desespero começa a bater quando seu colega pede mais dinheiro num prazo muito curto e é aí que Amir decide tomar uma atitude extrema.

No dia da formatura, Amir faz uma mala com alguns poucos itens e parte para Nova Iorque, com a intenção de se estabelecer por lá. Mas quando seus pais descobrem seu paradeiro, ele precisa pensar rápido e a solução que encontra é embarcar em um voo direto para Roma, onde sua vida vai mudar drasticamente.

Na capital italiana, Amir vai conhecer lugares maravilhosos e fazer amizade com um grupo de garotos como ele, com os quais viverá experiências incríveis e descobrirá muitas coisas sobre si mesmo. Mas como esse paraíso se transformou naquela briga dentro de um avião? Estará Amir preparado para enfrentar as consequências de suas escolhas?

Querem saber o que vai acontecer? Então não deixem de ler!

***

Quando eu vi a capa de Foi Assim que Tudo Explodiu, imediatamente o livro me chamou atenção. Quando eu soube do que se tratava, decidi que leria na primeira oportunidade. Eis que então recebi o livro de cortesia da Editora Alt e imediatamente o passei na frente de todas as leituras, terminando a obra em uma sentada!

A escrita de Arvin Ahmadi é muito fluida e envolvente. Gostei muito da forma como o autor construiu a narrativa, intercalando passado e presente a cada capítulo, de forma que o leitor consiga acompanhar o que está acontecendo nas salas de interrogatório e conhecer um pouco mais sobre Amir e o que os levou até este momento.

Um ponto extremamente positivo do livro é a forma de abordagem de temas importantes. Temos toda questão de ser LGBT em uma comunidade muçulmana e o que isso faz com a cabeça de um jovem, assim como partes relacionadas à homofobia e à xenofobia. É um baque acompanhar isso, de uma família discutir em um voo e já ser acusada de terrorismo apenas por causa de suas roupas e sua religião.

Amir é um personagem muito bem construído. Apesar de ser um garoto maduro, ele tem muitas inseguranças e vê-lo perdendo algumas durante seu período na Itália foi sensacional. Algumas atitudes que ele tomou eu não concordei, mas precisamos levar em conta que ele é jovem e ainda tem muito a aprender com a vida.

O final foi rápido, mas me deixou bastante feliz. Amei a forma como Ahmadi concluiu a história, só gostaria de ter visto um pouco mais além, que o livro tivesse mais umas 30 páginas depois do fim. Mas mesmo assim foi uma história que valeu a pena ler e que eu recomendo a todos vocês de olhos fechados. Se joguem nessa leitura e se apaixonem assim como eu.

*Resenha postada originalmente no @blogmaisquelivros.

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ei, eu sou a Barb, tenho 27 anos, sou baiana, estudei Letras e compartilho conteúdo desde 2010 na internet. Por aqui, escrevo sobre tudo que faz meu coração bater mais forte.

Se inscreva no meu canal do youtube

Além do meu amor pela leitura e pelas histórias de romance, eu compartilho vlogs sobre a minha rotina e trabalho, mostrando como é a vida de uma baiana morando em Madrid, na Espanha.

Ei, inscritos no Telegram

Faça parte do nosso grupo aberto e gratuito no Telegram. Lá os inscritos recebem novidades, conteúdos exclusivos, além de um podcast semanal (em áudio) sobre o que se passa na mente da criadora de conteúdo.

Telegram

Quer receber minha newsletter?

Vamos conversar mais de pertinho? Enviamos conteúdos semanais sobre assuntos mais intimistas: reflexões sobre a vida e situações cotidianas.