sobre livros e a vida

02/06/2022

Em Águas Profundas, de F. T. Lukens

Tal é um príncipe de 16 anos, o quarto na linha de sucessão ao trono, e passou a vida toda trancado no castelo por conta de seus poderes. Anos antes um mago com o mesmo dom dele quase causou a destruição do mundo e por isso sua família prefere que acreditem que ele é doente do que saibam a verdade sobre sua magia.

É tradição que aos 16 anos os príncipes partam em uma viagem de maioridade para explorar os reinos vizinhos e agora é a vez de  Tal. Ele está a bordo do navio do seu irmão mais velho, Garret, quando a tripulação avista uma outra embarcação à deriva. Dentro dela encontram um baú repleto de ouro estrangeiro e um rapaz acorrentado, chamado Athlen.

“Sei que deseja me proteger, mas não preciso de proteção. Prefiro estar em perigo com você a ser abandonado.”

Durante uma conversa, Tal e Athlen criam uma rápida conexão e quando o príncipe ajuda o prisioneiro a escapar, acredita que nunca mais verá Athlen novamente. Mas o destino não pensa da mesma forma! Durante uma visita a um povoado o caminho dos dois irá se cruzar novamente e Tal se verá ainda mais encantado pelo misterioso rapaz.

A notícia da incursão de Tal espalha-se pelos reinos com rapidez e o jovem passa a ser ameaçado por aqueles que desconfiam de seus poderes e desejam vê-lo morto. Após uma pequena discussão com Athlen, Tal fica longe da vista de seus guardas e acaba sendo capturado por uma nação inimiga, que deseja causar uma guerra a todo custo. Os poderes de Tal podem ser o que vai salvá-lo, mas assumir que os tem pode ser uma sentença de morte.

Ele precisará de todas as suas habilidades se quiser escapar com vida, mas o caminho para a liberdade não será nada fácil. Conseguirá Tal impedir a guerra que se aproxima e salvar a si mesmo e sua família de planos ardilosos? Quem é Athlen de verdade? E o mais importante: será que eles irão se encontrar novamente?

Querem saber o que vai acontecer? Então não deixem de ler!

***

Quando a Faro Editorial anunciou o lançamento de Em Águas Profundas, eu soube exatamente que esse livro era pra mim! Uma fantasia com piratas, sereias e protagonismo LGBTQIA+ tem todos os elementos necessários para me agradar. E foi bem o que aconteceu. Esse livro me conquistou desde a primeira página e terminei a leitura em uma sentada, completamente apaixonado por essa história.

A escrita de F. T. Lukens é muito fluida! Ela soube desenvolver muito bem toda a mitologia por trás da fantasia e construir personagens complexos e verdadeiros, pelos quais eu torci desde o primeiro instante. A relação entre Tal e Athlen é muito bem construída, sendo fofa desde a primeira interação entre eles. Conforme eles vão se conhecendo melhor e construindo esse amor, fica difícil de largar o livro até chegar o felizes para sempre. Mas já adianto que essa jornada não é fácil!

Tal é um personagem muito interessante de se acompanhar. Por conta de seus poderes, ele precisou passar boa parte de sua vida escondido, com medo do que o povo de seu reino faria se soubessem de seu potencial com as chamas. Então, é notável sua inexperiência com as coisas mundanas, o que rende momentos bem divertidos. Já Athlen é um ser livre e inocente, que confia demais nas pessoas e passa um sentimento tão bom, tão reconfortante… não é à toa que foi o meu favorito.

O clímax do livro é muito instigante! Conforme fui percebendo para onde a história estava se encaminhando, fui ficando mais e mais nervoso, com medo do que iria acontecer. F. T. Lukens soube construir o desfecho de uma forma bonita e condizente com tudo que a trama tinha entregado até ali. Tive algumas ressalvas, mas nada que prejudicasse o contexto geral da obra.

Em Águas Profundas é um livro fantástico, fofo e envolvente, com personagens marcantes e fortes e uma mitologia muito interessante. Já estou ansioso para ler Para Sempre, que não é uma continuação direta, mas se passa no mesmo universo desta história. Aproveito também para deixar aqui minha recomendação para este primeiro livro! Tenho certeza que vão se encantar tanto quanto eu.

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ei, eu sou a Barb, tenho 27 anos, sou baiana, estudei Letras e compartilho conteúdo desde 2010 na internet. Por aqui, escrevo sobre tudo que faz meu coração bater mais forte.

Se inscreva no meu canal do youtube

Além do meu amor pela leitura e pelas histórias de romance, eu compartilho vlogs sobre a minha rotina e trabalho, mostrando como é a vida de uma baiana morando em Madrid, na Espanha.

Ei, inscritos no Telegram

Faça parte do nosso grupo aberto e gratuito no Telegram. Lá os inscritos recebem novidades, conteúdos exclusivos, além de um podcast semanal (em áudio) sobre o que se passa na mente da criadora de conteúdo.

Telegram

Quer receber minha newsletter?

Vamos conversar mais de pertinho? Enviamos conteúdos semanais sobre assuntos mais intimistas: reflexões sobre a vida e situações cotidianas.