sobre livros e a vida

22/12/2020

Eleanor & Park, de Rainbow Rowell

O ano é 1986. No seu primeiro dia de aula, Eleanor – uma jovem de dezesseis anos completamente fora dos padrões de beleza, com seu corpo mais cheinho e um farto cabelo ruivo – já sabe que sofrerá com o bullying de seus colegas ao entrar no ônibus escolar e ouvir algumas piadinhas.

Park é um menino de origem coreana que gosta da solidão. Ele passa seu tempo no ônibus com fones de ouvido e lendo seus gibis. Todos os colegas respeitam seu espaço e com isso ele sabe se manter longe de encrencas. Mas quando ele cede o espaço no banco ao seu lado para Eleanor se sentar, mal sabe ele que está mudando sua vida para sempre.

Aos poucos, Eleanor e Park vão se conhecendo melhor. O menino percebe que sua nova amiga gosta de ler os gibis dele e ouvir suas músicas e assim passa a compartilhar as revistas e os fones com ela durante a viagem até a escola, para que, no dia seguinte, possam comentar sobre suas partes preferidas. E logo Park percebe que Eleanor é muito mais do que a Ruivona, como ela passa a ser chamada na escola. É possível que ele esteja se apaixonando por ela.

O grande porém é que os dois vêm de realidades bem distintas. Enquanto a família de Park é unida e companheira pra tudo, Eleanor sofre com as consequências de ser a mais velha de cinco irmãos e a que entende que sua mãe vive em um relacionamento abusivo com o padrasto. A família passa por reais necessidades, de forma que Eleanor não tenha nem sua própria escova de dentes. E, para ajudar, o pai, que tem condições, ignora a existência dos filhos e está em um novo relacionamento.

Quando conhece Park, Eleanor percebe que ele é o farol que a ilumina quando está longe do ambiente tóxico de seu lar. E quando deixa Eleanor entrar em sua vida, Park começa a questionar seu lugar no mundo e a se impor diante dos desejos de seus pais sobre o que querem para sua vida. Será que esse relacionamento tem alguma chance de dar certo?

Querem saber o que vai acontecer? Então não deixem de ler!

***

Eleanor & Park foi lançado originalmente por outra editora em meados de 2015, mas confesso que na época não dei muita bola para a obra. Contudo, esse ano a editora Seguinte adquiriu os direitos de todas as obras de Rainbow Rowell, lançando seu primeiro título no mês de julho. Solicitei meu exemplar e me joguei na leitura assim que o recebi. E devo dizer que a espera valeu a pena.

Eu sou um grande fã de romances clichês adolescentes e Eleanor & Park tem toda a fórmula necessária para me agradar. Somando isso com a escrita fluida e envolvente de Rainbow Rowell, concluí a leitura em uma sentada. A narrativa é feita em terceira pessoa, alternando as perspectivas dos protagonistas, o que deixou a história ainda mais interessante de se acompanhar.

O que mais gostei no livro foi que a autora criou um romance regado de drama, que faz com que o leitor torça incessantemente por um final feliz para os personagens. Talvez a gente não consiga exatamente aquilo que deseja, mas garanto que foi tudo necessário. Rainbow cravou a faca, mas depois fez o curativo e cuidou até nossa recuperação.

Os personagens são muito bem construídos. Eleanor é uma garota forte, apesar de todos os seus fantasmas. Por um tempo ela viveu longe da mãe, mas teve que voltar para casa para cuidar dos irmãos e protegê-los do padrasto abusivo. Ela não se importa de ser o alvo, desde que os pequenos fiquem a salvo. Já Park encontra em Eleanor alguém em quem se inspirar para enfrentar os desejos do pai e os preconceitos da mãe. A junção disso formou um casal fofo e parceiro pra tudo.

Eleanor & Park traz a tona a lembrança de como é apaixonar-se pela primeira vez e de toda a inocência envolvida no primeiro amor, que embora muitas vezes não dure eternamente, mas com certeza nos marca para sempre. Recomendo esta leitura a todos, pois vale muito a pena.

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ei, eu sou a Barb, tenho 27 anos, sou baiana, estudei Letras e compartilho conteúdo desde 2010 na internet. Por aqui, escrevo sobre tudo que faz meu coração bater mais forte.

Se inscreva no meu canal do youtube

Além do meu amor pela leitura e pelas histórias de romance, eu compartilho vlogs sobre a minha rotina e trabalho, mostrando como é a vida de uma baiana morando em Madrid, na Espanha.

Ei, inscritos no Telegram

Faça parte do nosso grupo aberto e gratuito no Telegram. Lá os inscritos recebem novidades, conteúdos exclusivos, além de um podcast semanal (em áudio) sobre o que se passa na mente da criadora de conteúdo.

Telegram

Quer receber minha newsletter?

Vamos conversar mais de pertinho? Enviamos conteúdos semanais sobre assuntos mais intimistas: reflexões sobre a vida e situações cotidianas.