sobre livros e a vida

06/09/2021

Desaparecido para Sempre, de Harlan Coben

Há 11 anos a vida da família Klein virou de cabeça para baixo quando Ken foi acusado de assassinar a ex-namorada do irmão, a jovem Julie Miller. Ao longo do tempo, Will Klein sempre acreditou que Ken havia morrido, até que no leito de morte da mãe ele descobre que o irmão está vivo.

Determinado a saber o que realmente aconteceu na noite da morte de Julie, Will vai começar a investigar o passado do irmão, mas um novo baque cai sobre ele. Sua namorada, Sheila Rogers, desapareceu e suas digitais foram encontradas em uma cena de crime em Albuquerque, no Novo México.

O FBI está responsável pela investigação do crime em Albuquerque e ao interrogarem Will passam a acreditar que o rapaz sabe mais do que está dizendo. Não fosse o bastante, o Fantasma, um antigo colega de escola de Will, passa a atormentá-lo. Qual a ligação entre essas três pessoas? E entre todos esses crimes?

Numa corrida contra o tempo, Will Klein fará o que estiver ao seu alcance para encontrar a verdade. Ao lado de seu melhor amigo, Squares, e de Katy Miller, a irmã mais nova de Julie, Will usará de toda artimanha necessária, mas estará ele preparado para o que vai descobrir?

Querem saber o que vai acontecer? Então não deixem de ler!

***

Acho que não é mais novidade para ninguém o quanto eu estou encantando pela escrita de Harlan Coben. Desaparecido para Sempre é o meu quinto livro do autor e não me canso de me surpreender com suas histórias. Contudo, até certo ponto deste livro, achei que teria minha primeira decepção com o autor, o que me deixou bastante frustrado.

A escrita de Coben é muito fluida e envolvente. A narrativa é feita em primeira pessoa, pela perspectiva de Will, e em terceira pessoa intercalando outros personagens importantes para a narrativa. O grande problema pra mim foi que não consegui criar uma conexão com o protagonista.

Will Klein é aquele tipo de personagem que precisa se esforçar muito pra você gostar dele, pois não tem muito a oferecer. Eu ansiava pelos capítulos narrados por outros personagens, porque achava Will apático demais em sua narrativa. Seu melhor amigo, Squares, é um personagem muito mais interessante, que poderia oferecer ainda mais para o livro se tivesse voz narrativa.

Minha personagem favorita foi, de longe, a jovem Katy Miller. Ela é a irmã mais nova de Julie e tinha tudo lhe dizendo para ficar longe de Will e sua família. Porém, a jovem está determinada a colocar um ponto final no assassinato da irmã, que aconteceu quando ela era apenas uma criança, e quer ajudar Will a qualquer custo. Além disso, Katy se mostra uma peça fundamental em todo esse mistério.

Minha maior ressalva com esse livro foi que o achei parecido em diversos aspectos com O Inocente, que foi o último livro que li de Coben. Depois que encontrei a primeira semelhança, foi bem difícil me desprender da outra obra, sempre procurando pontos em comum entre as duas narrativas. Não que isso desmereça o autor, já que O Inocente ainda é meu livro favorito dele, mas esperava mais originalidade.

O final foi, como sempre, surpreendente. Harlan Coben é o mestre das reviravoltas e ele sabe inserir os plot twists de uma forma única. Você nunca está preparado para o que está por vir! Quando o desfecho foi “concluído”, eu achei que tinha algo errado, porque ainda tinham algumas páginas até o livro terminar. Mas é óbvio que eu não estava esperando esse final! Senhor, um dos melhores que já li.

Em suma, Desaparecido para Sempre é um livro bem escrito, com um mistério inquietante e com personagens ótimos, só perdendo pontos por seu protagonista não muito atraente. Mesmo assim, é um livro que eu recomendo de olhos fechados, assim como todas as outras obras do autor. Tenho certeza que os fãs do gênero e aqueles que desejam se aventurar nesse estilo de obra vão se apaixonar assim como eu!

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ei, eu sou a Barb, tenho 27 anos, sou baiana, estudei Letras e compartilho conteúdo desde 2010 na internet. Por aqui, escrevo sobre tudo que faz meu coração bater mais forte.

Se inscreva no meu canal do youtube

Além do meu amor pela leitura e pelas histórias de romance, eu compartilho vlogs sobre a minha rotina e trabalho, mostrando como é a vida de uma baiana morando em Madrid, na Espanha.

Ei, inscritos no Telegram

Faça parte do nosso grupo aberto e gratuito no Telegram. Lá os inscritos recebem novidades, conteúdos exclusivos, além de um podcast semanal (em áudio) sobre o que se passa na mente da criadora de conteúdo.

Telegram

Quer receber minha newsletter?

Vamos conversar mais de pertinho? Enviamos conteúdos semanais sobre assuntos mais intimistas: reflexões sobre a vida e situações cotidianas.