sobre livros e a vida

17/06/2021

Depois, de Stephen King

Desde que se conhecer por gente, James Conklin tem uma habilidade inusitada: ele consegue ver e falar com os mortos. Para uma criança pequena, essa é uma habilidade um tanto traumática, ainda mais em casos onde o falecido teve uma morte violenta e seu fantasma fica com a mesma aparência do cadáver.

No início, a mãe de Jamie, Thia, que é uma agente literária muito conceituada, não acreditava nas histórias do filho. Porém, conforme Jamie crescia e os relatos se mantinham, ela foi percebendo que, talvez, ele estivesse dizendo a verdade. Só que ela não queria mais ouvir sobre esse assunto e proibiu Jamie de contar sobre isso pra qualquer pessoa.

A situação muda de figura quando a mãe de Jamie precisa de seus talentos. Seu autor mais renomado, Regis Thomas, faleceu antes de entregar o último volume de sua série de sucesso, Roanoke, que era o ganha pão dos Conklin. Desesperada, Thia quer que o filho converse com o fantasma do falecido Regis e descubra o máximo possível de informações sobre o último volume, para que possa ela mesma escrevê-lo.

Para ajudar nessa empreitada, Thia conta com a ajuda de Liz Dutton, uma policial e sua atual companheira. Jamie está acostumado com as “amigas” da mãe e ele até gosta de Liz, mas mal sabe ele naquele momento que ela será a responsável por um dos maiores terrores de sua vida.

Quando Thia e Liz terminam, Jamie tem a certeza de que nunca mais verá a policial. Só que ela o convoca para uma missão, onde os talentos do menino serão extremamente necessários. Quando Jamie nega, a única forma que Liz encontra é chantageando o garoto. Será que Jamie conseguirá escapar e proteger o segredo de sua mãe?

Querem saber o que vai acontecer? Então não deixem de ler!

***

Que Stephen King é um deus da escrita tenho certeza que ninguém duvida. Seus livros mais antigos já se tornaram clássicos da literatura e cada novidade lançada pelo autor é uma alegria para os leitores. Quando a SUMA anunciou o lançamento de Depois, eu imediatamente fiquei empolgado, por ser mais uma obra contemporânea de King, e assim que o livro chegou, passou na frente de todas as leituras.

Depois é narrado em primeira pessoa, pela perspectiva de Jamie. Nosso narrador já é um homem adulto, de vinte e poucos anos, que está contando sobre seu passado ao leitor. Dessa forma, vamos sabendo mais sobre a infância de James, o passado de sua família, como foi seu primeiro contato com um fantasma e tudo mais. Gostei muito deste estilo de narrativa, que me deixou preso na trama desde o início.

Em suas histórias anteriores, King é conhecido por ser bastante prolixo, mas de uns tempos pra cá a coisa mudou de figura. Este novo lançamento, por exemplo, é bastante fluido e dinâmico, contando toda a história, sem deixar nada de lado, em pouco menos de 200 páginas. Sério. Nunca pensei que leria um livro do King em uma sentada, mas Depois, Ascensão e A Pequena Caixa de Gwendy, lançamentos recentes do autor, estão aí pra dizer que é possível.

Os personagens são muito bem construídos. Sei que o protagonista é Jamie e gostei muito do garoto, de verdade, mas quem roubou a cena pra mim foi Liz Dutton. Ela é uma espécie de ‘vilã’, por ser uma policial corrupta com um histórico de abuso de drogas, mas seu lado bad bitch me conquistou desde o começo e eu – confesso – torci por ela no final.

Falando em final, mais uma vez King construiu um desfecho de tirar o fôlego. Conforme o clímax foi se construindo e a história se encaminhando para o final, eu fiquei muito nervoso, roendo as unhas de ansiedade. O autor conseguiu ambientar a trama com um pano de fundo assustador, tirando medo até dos mais corajosos.

Depois é mais um excelente trabalho de Stephen King, uma história repleta de ação, emoção e fantasmas, com personagens bem desenvolvidos e terror de primeira qualidade. Sem sombra de dúvidas deixo aqui minha recomendação aos fãs do autor. E se você ainda não conhece a obra de King e não sabe por onde começar, este é um bom início, com certeza!

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ei, eu sou a Barb, tenho 27 anos, sou baiana, estudei Letras e compartilho conteúdo desde 2010 na internet. Por aqui, escrevo sobre tudo que faz meu coração bater mais forte.

Se inscreva no meu canal do youtube

Além do meu amor pela leitura e pelas histórias de romance, eu compartilho vlogs sobre a minha rotina e trabalho, mostrando como é a vida de uma baiana morando em Madrid, na Espanha.

Ei, inscritos no Telegram

Faça parte do nosso grupo aberto e gratuito no Telegram. Lá os inscritos recebem novidades, conteúdos exclusivos, além de um podcast semanal (em áudio) sobre o que se passa na mente da criadora de conteúdo.

Telegram

Quer receber minha newsletter?

Vamos conversar mais de pertinho? Enviamos conteúdos semanais sobre assuntos mais intimistas: reflexões sobre a vida e situações cotidianas.