sobre livros e a vida

14/12/2020

Coraline – Graphic Novel, de Neil Gaiman & P. Craig Russell

Quando Coraline mudou-se com os pais para a nova casa, ela não ficou muito feliz. O novo apartamento é uma antiga casa que foi dividida em vários blocos e os vizinhos são pessoas mais velhas e bem estranhas.

Tendo os pais focados em seus respectivos trabalhos e sem nenhuma criança por perto para brincar, Coraline gosta de passar seu tempo explorando os limites da propriedade e o misterioso e antigo poço.

Ao explorar seu próprio apartamento, Coraline encontra uma porta misteriosa. Atrás dela tem apenas uma parede, que anteriormente levaria para outro cômodo da casa, como é mostrado à menina pela mãe. Porém, Coraline sente que há algo mais nessa porta e está prestes a tirar a prova.

Certo dia, ela sente a porta lhe chamando e, quando a abre, encontra um túnel escuro, que decide atravessar. Do outro lado, uma grande surpresa: um outro mundo, exatamente igual ao dela, mas com a exceção de que seus pais parecem querer muito sua presença lá e eles possuem botões no lugar dos olhos.

Coraline fica assustada num primeiro momento, mas a Outra Mãe tenta leva-la na conversa, mostrando-lhe que em sua Outra Casa as coisas seriam muito melhores. As melhores comidas, a melhor cama, os melhores pais… Pra ficar lá, Coraline só precisaria aceitar ter seus olhos substituídos por botões.

Com medo, a menina foge e encontra sua casa de verdade abandonada. Seus pais desapareceram sem deixar nenhum bilhete e a menina sabe que a Outra Mãe tem algo a ver com isso. Será Coraline corajosa para enfrentar este pesadelo para salvar seus pais?

Querem saber o que vai acontecer? Então não deixem de ler!

Eu sou um grande fã da escrita de Neil Gaiman, um autor consagrado por obras como O Livro do Cemitério e Deuses Americanos. Há tempos eu tinha curiosidade em ler Coraline, mas depois de assistir a adaptação, fui deixando o livro passar. E aí eu resolvi solicitar a Graphic Novel e me aventurar por essa história. E valeu a pena a espera.

Coraline, por incrível que pareça, foi escrito por Gaiman para sua filha, com a ideia de ser uma história infantil com uma lição de moral no final. Mas é claro que um autor como ele não conseguiria escrever simplesmente uma história fofa, sem alguns elementos macabros, haha.

Certamente o livro tem alguns indícios de ser voltado para o público infanto-juvenil, mas eu, um adulto já formado, fiquei com medo em algumas partes. A animação inspirada neste livro é muito bem feita, mas é um dos poucos filmes que já me deu pesadelos. Com o livro não seria diferente…

A escrita de Gaiman é bastante fluida. O livro tem pouco menos de 200 páginas, então a leitura foi bastante rápida. A narrativa é feita em terceira pessoa, acompanhando Coraline. Amei este estilo de perspectiva e achei que combinou muito com o clima do livro.

Somando isso com as ilustrações de P. Craig Russell, o ar do livro ficou ainda mais sombrio e excitante. Todas os desenhos são belíssimos e combinam muito bem entre si. Fiquei encantando pela obra, que já ganhou um lugar de destaque na minha estante. Sou um grande fã de Graphic Novel e HQ’s e tenho propriedade pra dizer que esta é uma das mais lindas que já tive o prazer de ter e ler.

Em suma, Coraline é um livro fluido, envolvente e muito bem escrito, que me cativou desde a primeira página. Já era fã de Gaiman, mas agora, mais do que nunca, quero ler tudo que o autor escreve. Garanto a vocês que vale muito a pena!

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ei, eu sou a Barb, tenho 27 anos, sou baiana, estudei Letras e compartilho conteúdo desde 2010 na internet. Por aqui, escrevo sobre tudo que faz meu coração bater mais forte.

Se inscreva no meu canal do youtube

Além do meu amor pela leitura e pelas histórias de romance, eu compartilho vlogs sobre a minha rotina e trabalho, mostrando como é a vida de uma baiana morando em Madrid, na Espanha.

Ei, inscritos no Telegram

Faça parte do nosso grupo aberto e gratuito no Telegram. Lá os inscritos recebem novidades, conteúdos exclusivos, além de um podcast semanal (em áudio) sobre o que se passa na mente da criadora de conteúdo.

Telegram

Quer receber minha newsletter?

Vamos conversar mais de pertinho? Enviamos conteúdos semanais sobre assuntos mais intimistas: reflexões sobre a vida e situações cotidianas.