sobre livros e a vida

12/03/2021

Confie em Mim, de Harlan Coben

Mike Baye é um médico renomado que leva uma vida muito boa ao lado de sua esposa, Tia, e de seus filhos Adam e Jill. As maiores preocupações de Mike eram acerca de seus pacientes no hospital, mas há seis meses tudo mudou, quando Adam passou a apresentar um comportamento estranho. Primeiro o garoto abandonou o hóquei, uma de suas maiores paixões, e passou a se afastar da família, passando cada vez mais tempo fora de casa.

Num primeiro momento, Tia tentou dar espaço ao filho. Afinal, recentemente seu melhor amigo, Spencer, tirou a própria vida e não é fácil para um adolescente lidar com o sentimento de luto. Mas conforme o tempo vai passando, ela acha que deve tomar alguma atitude e convence Mike a instalar um programa espião no computador do filho para monitorar seus e-mails.

Diariamente, Tia recebe no próprio e-mail um relatório com todos os passos de Adam na internet. Algumas coisas, como sites de jogos e pornografia, são normais para um garoto desta idade. Mas são os e-mails de Adam que deixam seus pais preocupados. Um deles mostra que o filho está mentindo ao dizer que vai estudar e, na realidade, está indo para festas. Mas o pior de todos é uma mensagem suspeita que diz claramente para Adam guardar um segredo para que possa se safar de algo.

Numa certa noite, Adam combina de ir para uma festa na casa de seus amigos e, para tentar impedi-lo, Mike convida o filho para um jogo de hóquei. Contudo, quando chega em casa para busca-lo, Adam desapareceu, deixando a irmã mais nova sozinha. Usando o GPS do celular do filho, Mike vai atrás do garoto, sem medir as consequências que isso pode lhe trazer.

Paralelamente a tudo isso, o corpo de uma mulher é encontrado completamente desfigurado em uma zona conhecida de prostituição. Num primeiro momento a polícia imagina que era uma garota de programa sem sorte, mas a chefe de investigações Loren Muse pensa diferente. Este era um crime perfeito demais para ser um simples acerto de contas e, por isso, ela decide colocar sua equipe para investigar este assassinato.

Querem saber o que vai acontecer? Então não deixem de ler!

Meu primeiro contato com Harlan Coben foi ano passado, quando li o aclamadíssimo Não Conte a Ninguém. Me encantei pela escrita do autor e decidi ler mais uma obra, solicitando em parceria com a Editora Arqueiro o meu exemplar de Confie em Mim. Acabei adiando um pouco a leitura, mas assim que peguei o livro me lembrei o porquê de eu ter amado tanto a narrativa deste autor.

Confie em Mim se inicia com um ritmo um pouco lento. Vários personagens nos são apresentados, com uma narrativa em terceira pessoa, e, num primeiro momento, nada parece ter ligação. Mas é claro que, em se tratando de Coben, não é bem assim que as coisas funcionam.

Harlan traz ao leitor diversos cenários e conflitos. Temos a situação de Mike e Tia com Adam e o corpo a ser investigado por Loren, mas também temos uma mãe preocupada com um transplante que o filho precisa, outra mãe vivenciando a perda de seu filho, um professor com a carreira em risco por uma atitude impulsiva e uma menina que sofre bullying por uma piada infeliz.

Já li muitos thrillers onde existe mais de um mistério dentro da mesma história e eu realmente pensei que Confie em Mim seria algo nesse sentido. Ledo engano. Conforme as páginas iam avançando, Coben ia ligando uma história a outra para, no final, tudo estar interligado. Meu cérebro quase explodiu com tanta informação, mas de um jeito bom. A cada reviravolta eu tinha mais convicção de que o autor faz jus ao título de “mestre das noites em claro”.

Apesar de termos muitos personagens, devo dizer que Harlan Coben soube desenvolver todos muito bem. Cada pessoa inserida na trama tinha sua importância dentro da história. Às vezes era só um mero detalhe, que poderia passar despercebido, mas que no final faria toda diferença. Eu simplesmente amo como o autor tem essa capacidade de fazer tudo isso.

Creio que o protagonista do livro, num geral, seja Mike e que seu dilema com Adam deveria ser o principal e mais empolgante. Porém, pra mim, o paralelo de Loren com a investigação era muito mais interessante. Criei uma empatia muito grande pela personagem, que sofre diariamente com o machismo dentro de uma corporação policial, mas que prova ser muito melhor do que todos lá dentro.

Finalizando, Confie em Mim é um livro muito bem escrito, com reviravoltas bem elaboradas e personagens bem caracterizados. Sem sombra de dúvidas quero ler mais obras de Harlan Coben e deixo aqui minha recomendação a todos vocês. Vale muito a pena. Se joguem nessa leitura e não vão se arrepender.

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ei, eu sou a Barb, tenho 27 anos, sou baiana, estudei Letras e compartilho conteúdo desde 2010 na internet. Por aqui, escrevo sobre tudo que faz meu coração bater mais forte.

Se inscreva no meu canal do youtube

Além do meu amor pela leitura e pelas histórias de romance, eu compartilho vlogs sobre a minha rotina e trabalho, mostrando como é a vida de uma baiana morando em Madrid, na Espanha.

Ei, inscritos no Telegram

Faça parte do nosso grupo aberto e gratuito no Telegram. Lá os inscritos recebem novidades, conteúdos exclusivos, além de um podcast semanal (em áudio) sobre o que se passa na mente da criadora de conteúdo.

Telegram

Quer receber minha newsletter?

Vamos conversar mais de pertinho? Enviamos conteúdos semanais sobre assuntos mais intimistas: reflexões sobre a vida e situações cotidianas.