sobre livros e a vida

27/04/2021

Cidades Afundam em Dias Normais, de Aline Valek

Cidades Afundam em Dias Normais nos traz a história da cidade de Alto do Oeste, um pacato lugar no meio do cerrado brasileiro. Acontece que esse lugar, aos poucos, começou a submergir e as pessoas que lá viviam foram obrigadas a deixar suas casas, até que o local foi completamente envolto por água. Dezesseis anos depois, uma seca severa atinge o cerrado e Alto do Oeste começa a ressurgir e com isso traz várias lembranças a quem lá vivia.

Kênia Lopes é uma fotógrafa que vivia em Alto do Oeste e decide voltar ao lugar, acompanhada de seu amigo argentino, Facundo, com a ideia de fazer um documentário sobre a ‘Atlântida do Cerrado’, entrevistando os moradores que também estão retornando em busca de retomar suas vidas e reviver suas memórias de antes de a cidade afundar.

É a partir disso que a história se desenvolve. Vamos acompanhar através dos olhos dos moradores e da própria Kênia todas as mudanças que Alto do Oeste sofreu e causou, intercalando passado e presente, como se fosse realmente uma exposição, onde a parte da Água traz as memórias e a parte da Seca traz as consequências.

“Se Alto do Oeste afundou, foi para que a gente pudesse contar histórias de esperança.”

Confesso a vocês que eu não sabia muita coisa sobre esse livro, até recebê-lo de cortesia da editora Rocco. A capa é simples, mas muito bonita e foi o que me chamou atenção de início. Coloquei o livro na estante, com a intenção de lê-lo algum dia. Mas então as resenhas começaram a pipocar blogosfera afora e as críticas eram muito positivas. Resolvi dar uma chance e não me arrependi.

A escrita de Aline Valek é muito gostosa. A autora conseguiu apresentar toda sua proposta e seus personagens de uma forma dinâmica, que instiga o leitor a querer saber mais e o prende na narrativa. O livro tem pouco mais de 200 páginas, mas devo dizer a vocês que nem percebi as páginas passando, eu só queria mais e mais dessa história.

Outro ponto bastante positivo foi o estilo de narrativa utilizado pela autora. Temos relatos em primeira e terceira pessoa, além de cartas, e-mails e diários. O melhor é que todos trazem seu estilo de linguagem próprio, como se fosse realmente escrito/falado pelas pessoas de verdade, com seu próprio vocabulário. E não posso deixar de falar sobre as referências aos anos 90, que me causaram tremenda nostalgia.

“Submersas por muito tempo, as memórias ganham a mesma consistência dos sonhos. A realidade se borra, a lógica do como e dos porquês escorrega, as motivações se perdem.”

Por fim, Cidades Afundam em Dias Normais foi uma grata surpresa. Finalizei o livro com várias coisas na cabeça, como se eu mesmo estivesse presente em Alto do Oeste. Sendo assim, deixo aqui minha recomendação a todos. Certamente vou em busca de ler mais da autora, que já publicou As Águas Vivas não Sabem de Si, alguns anos atrás pela Rocco. Se joguem nessa leitura!

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ei, eu sou a Barb, tenho 27 anos, sou baiana, estudei Letras e compartilho conteúdo desde 2010 na internet. Por aqui, escrevo sobre tudo que faz meu coração bater mais forte.

Se inscreva no meu canal do youtube

Além do meu amor pela leitura e pelas histórias de romance, eu compartilho vlogs sobre a minha rotina e trabalho, mostrando como é a vida de uma baiana morando em Madrid, na Espanha.

Ei, inscritos no Telegram

Faça parte do nosso grupo aberto e gratuito no Telegram. Lá os inscritos recebem novidades, conteúdos exclusivos, além de um podcast semanal (em áudio) sobre o que se passa na mente da criadora de conteúdo.

Telegram

Quer receber minha newsletter?

Vamos conversar mais de pertinho? Enviamos conteúdos semanais sobre assuntos mais intimistas: reflexões sobre a vida e situações cotidianas.