sobre livros e a vida

30/10/2021

As Vidas dos Santos, de Leigh Bardugo

As Vidas dos Santos é o lançamento mais recente da Planeta Minotauro referente ao Grishaverso de Leigh Bardugo. Durante toda a trilogia Grisha, o Istorii Sankt’ya foi um elemento presente, onde a protagonista, a Conjuradora Alina Starkov, fazia suas pesquisas sobre os santos relacionados à mitologia de Ravka.

Pela primeira vez lançado no Brasil, em uma edição lindíssima em capa dura, este projeto é mais um item de coleção do que uma leitura obrigatória. Nele vamos encontrar um pouco das histórias dos santos e o que os levou a serem transformados em divindades. Por se tratar de um livro pequeno, já mostra que as histórias não serão muito aprofundadas, mas o trabalho gráfico ficou tão lindo que nem me importei muito com isso.

Algumas histórias são bem envolventes, outras não chamam tanto a atenção. As minhas favoritas foram a da Sankta Margaretha, a filha de um joalheiro que com suas criações ajuda a espantar um demônio que vivia embaixo da ponte e roubava crianças; e de Sankta Magda, uma mulher que fugiu para a floresta para não ser acusada de bruxaria e resgatou várias meninas do mesmo destino. Foram histórias que me cativaram e que, por si só, renderiam um livro inteiro.

Outras histórias apontaram apenas a crueldade e a ganância das pessoas e reparei que muitas tinham esses fatores em comum. A população estava desolada por conta de algum problema e os Sanktos as ajudavam a solucionar, mas eles não ficavam satisfeitos e sempre queriam mais – ou acusavam seus salvadores de bruxaria e os matavam. O caso que mais me chocou foi o da Sankta Lizabeta das Rosas, que protegeu seu vilarejo de um ataque inimigo e não recebeu a ajuda de ninguém quando foi raptada.

As Vidas dos Santos é um projeto lindo, que se destaca na estante e complementa ainda mais o universo Grisha. Estou completamente apaixonado por essa edição e, apesar do preço salgado, recomendo a todos esta compra. Os verdadeiros fãs de Leigh Bardugo precisam deste item de colecionador em suas estantes. Vale muito a pena!

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ei, eu sou a Barb, tenho 27 anos, sou baiana, estudei Letras e compartilho conteúdo desde 2010 na internet. Por aqui, escrevo sobre tudo que faz meu coração bater mais forte.

Se inscreva no meu canal do youtube

Além do meu amor pela leitura e pelas histórias de romance, eu compartilho vlogs sobre a minha rotina e trabalho, mostrando como é a vida de uma baiana morando em Madrid, na Espanha.

Ei, inscritos no Telegram

Faça parte do nosso grupo aberto e gratuito no Telegram. Lá os inscritos recebem novidades, conteúdos exclusivos, além de um podcast semanal (em áudio) sobre o que se passa na mente da criadora de conteúdo.

Telegram

Quer receber minha newsletter?

Vamos conversar mais de pertinho? Enviamos conteúdos semanais sobre assuntos mais intimistas: reflexões sobre a vida e situações cotidianas.