As Vidas dos Santos é o lançamento mais recente da Planeta Minotauro referente ao Grishaverso de Leigh Bardugo. Durante toda a trilogia Grisha, o Istorii Sankt’ya foi um elemento presente, onde a protagonista, a Conjuradora Alina Starkov, fazia suas pesquisas sobre os santos relacionados à mitologia de Ravka.
Pela primeira vez lançado no Brasil, em uma edição lindíssima em capa dura, este projeto é mais um item de coleção do que uma leitura obrigatória. Nele vamos encontrar um pouco das histórias dos santos e o que os levou a serem transformados em divindades. Por se tratar de um livro pequeno, já mostra que as histórias não serão muito aprofundadas, mas o trabalho gráfico ficou tão lindo que nem me importei muito com isso.
Algumas histórias são bem envolventes, outras não chamam tanto a atenção. As minhas favoritas foram a da Sankta Margaretha, a filha de um joalheiro que com suas criações ajuda a espantar um demônio que vivia embaixo da ponte e roubava crianças; e de Sankta Magda, uma mulher que fugiu para a floresta para não ser acusada de bruxaria e resgatou várias meninas do mesmo destino. Foram histórias que me cativaram e que, por si só, renderiam um livro inteiro.
Outras histórias apontaram apenas a crueldade e a ganância das pessoas e reparei que muitas tinham esses fatores em comum. A população estava desolada por conta de algum problema e os Sanktos as ajudavam a solucionar, mas eles não ficavam satisfeitos e sempre queriam mais – ou acusavam seus salvadores de bruxaria e os matavam. O caso que mais me chocou foi o da Sankta Lizabeta das Rosas, que protegeu seu vilarejo de um ataque inimigo e não recebeu a ajuda de ninguém quando foi raptada.
As Vidas dos Santos é um projeto lindo, que se destaca na estante e complementa ainda mais o universo Grisha. Estou completamente apaixonado por essa edição e, apesar do preço salgado, recomendo a todos esta compra. Os verdadeiros fãs de Leigh Bardugo precisam deste item de colecionador em suas estantes. Vale muito a pena!