sobre livros e a vida

21/11/2018

Tá Na Estante :: ‘A Revolução dos Bichos – HQ’ #824

Em A Revolução dos Bichos vamos conhecer a história da Granja Solar, uma fazenda numa região pacata da Inglaterra. Administrada pelo Sr. Jones, dono da propriedade, a granja já viu dias melhores e os animais que ali vivem estão cada dia mais insatisfeitos com tudo aquilo que precisam fazer para conseguirem tão poucas recompensas.

Percebendo os anseios dos seus colegas, o porco Major coloca na mente dos animais a ideia de uma revolução. Ele sabe que unidos os bichos tem melhores condições de administrar a fazenda do que qualquer humano. Quando Major morre, o seu discurso segue na mente dos outros animais e os porcos Bola de Neve e Napoleão logo conseguem convencer seus companheiros que está na hora de tomarem a posse da fazenda.

“A liberdade, se é que significa alguma coisa, significa o nosso direito de dizer às pessoas o que não querem ouvir.”

O plano é armado com bastante empenho pelos porcos, que são considerados os animais mais inteligentes do celeiro. Não demora muito para que este seja executado e não há chance para o Sr. Jones, que se vê expulso de sua própria casa. Logo os animais ficam felizes com a independência e trabalham em harmonia, para melhorar as condições da granja. A regra mais importante é aquela onde todos aqueles com duas patas são considerados inimigos.

Contudo, com o passar do tempo, os ideais de Napoleão começam a mudar e Bola de Neve parece ser o único a perceber o perigo que os ronda tendo o companheiro de espécie no poder. Mas com os outros animais cegos pela liderança de Napoleão, como provar que ele está errado?

Querem saber o que vai acontecer? Então não deixem de ler!

***

A Revolução dos Bichos é considerado um clássico da literatura, mas eu sempre posterguei a leitura, sem saber muito bem o que esperar. Então, quando a Companhia das Letras anunciou o lançamento dessa edição maravilhosa em quadrinhos, percebi que seria minha melhor chance de me aventurar nessa história. E não é que valeu a pena?!

Com nosso cenário político atual, uma leitura como está tem sua grande importância. É uma história sobre como o poder sobe à cabeça das pessoas – ou dos porcos – e as corrompe. George Orwell era conhecidamente socialista e escreveu essa história como uma alusão ao desvirtuamento do regime político ao qual ele seguia. E vendo nosso nada querido futuro presidente usando de péssimas artimanhas para convencer a população de que ele é a melhor escolha, é impossível não fazer a associação.

Esse livro é um que deveria estar inserido nas leituras obrigatórias de todas as escolas. Acredito que ele ajudaria muito a desenvolver o pensamento crítico dos jovens e, assim, evitar que coisas como essa nossa última eleição aconteçam. Gostaria de ter feito essa leitura há mais tempo e certamente é uma obra que vou passar adiante.

“Todos os bichos são iguais, mas alguns bichos são mais iguais que outros.”

A edição ilustrada por Odyr está sensacional. Com pinturas em tinta acrílica, o artista gaúcho conseguiu ilustrar muito bem essa obra, o que não deve ter sido uma missão nada fácil. Cada detalhe é muito bem pensado e somando isso com a diagramação, o exemplar ficou uma verdadeira obra prima. É um livro que eu recomendo a todos terem na estante.

Por mais que a história tenha sido escrita em plena Segunda Guerra Mundial, ainda é muito atual e tem que ser lida por vocês. Se você ainda não se aventurou por essas páginas, se jogue nessa narrativa e se apaixonem assim como eu. Vale muito a pena!

Beijos e até a próxima!

 

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ei, eu sou a Barb, tenho 27 anos, sou baiana, estudei Letras e compartilho conteúdo desde 2010 na internet. Por aqui, escrevo sobre tudo que faz meu coração bater mais forte.

Se inscreva no meu canal do youtube

Além do meu amor pela leitura e pelas histórias de romance, eu compartilho vlogs sobre a minha rotina e trabalho, mostrando como é a vida de uma baiana morando em Madrid, na Espanha.

Ei, inscritos no Telegram

Faça parte do nosso grupo aberto e gratuito no Telegram. Lá os inscritos recebem novidades, conteúdos exclusivos, além de um podcast semanal (em áudio) sobre o que se passa na mente da criadora de conteúdo.

Telegram

Quer receber minha newsletter?

Vamos conversar mais de pertinho? Enviamos conteúdos semanais sobre assuntos mais intimistas: reflexões sobre a vida e situações cotidianas.