sobre livros e a vida

17/03/2021

Ao Seu Lado, de Kasie West

Autumn é uma garota doce e amigável que está vivendo uma excelente fase da adolescência. Ela tira suas fotos para o anuário, sai com as amigas, tem pais amorosos e está completamente caidinha por Jeff e o sentimento parece ser recíproco.

Certa noite, Autumn e seus amigos estão na biblioteca estudando, prontos para irem para uma cabana passar o feriado. Essa é a chance que Autumn esperava para ficar ainda mais perto de Jeff e todos tem a certeza de que esse casal vai acontecer neste momento. Mas um pequeno imprevisto acaba com esses planos.

Quando todos se reúnem no estacionamento para irem para a cabana, Autumn decide voltar à biblioteca para ir ao banheiro e, ao tentar sair para encontrar os amigos, percebe que o local fechou e ela ficou trancada para o lado de dentro e nenhum de seus amigos percebem sua ausência.

Autumn está determinada a encontrar uma saída, mas quando todas as possibilidades se esgotam ela começa a se desesperar. A biblioteca ficará fechada o final de semana inteiro por conta do feriado e a menina não sabe o que fazer pelos próximos dias, sem acesso a comida, aquecimento ou um telefone, para pedir socorro.

Não demora muito para Autumn perceber que não está sozinha e Dax Miller, o cara mais misterioso da escola, se revela como seu parceiro de prisão. De início os dois não se bicam, mas aos poucos vão unindo forças para enfrentarem os dias de confinamento.

Conforme mais tempo vai passando com Dax, mais Autumn vai o conhecendo e percebendo que ele não é nem um pouco a figura que seus colegas imaginavam. Será que esse convívio forçado pode criar novos sentimentos?

Querem saber o que vai acontecer? Então não deixem de ler!

***

Confesso que eu sou um grande fã de romances clichês adolescentes e Kasie West sabe escrevê-los como ninguém. Depois de Namorado de Aluguel e A Distância que nos Separa, eu estava muito ansioso por um lançamento da autora, até que descobri por acaso que Ao Seu Lado havia sido lançado em 2019… E corri para fazer a leitura.

A escrita de Kasie West é bastante fluida e envolvente. Somando isso com as poucas páginas do livro e uma trama sem muita complexidade, consegui concluir a leitura em apenas uma sentada. Mas devo dizer que o livro não foi o que eu esperava e acabei me decepcionando.

O livro é narrado em primeira pessoa, pela perspectiva de Autumn. Ela é uma garota muito interessante que sofre de transtorno de ansiedade e isso foi muito bem construído dentro da narrativa. A cada cena conseguimos perceber o quão retraída a menina fica, com receio de não agradar os outros e o quanto Dax a faz perceber que deve se valorizar. A parceria dos dois foi um golpe de mestre da autora.

O que eu não gostei foi o fato de Kasie inserir um triângulo amoroso nessa narrativa. Entendo que Autumn já estava indo a algum lugar com Jeff, mas não era nada concreto ainda, mas os sentimentos dela por Dax eram inegáveis. Claro que muito poderia ser por conta da situação de stress, mas tenho certeza de que se eles tivessem a chance de se conhecer em outras condições, tudo seguiria o mesmo caminho.

O final foi previsível, é claro, tipicamente um livro adolescente. Contudo, acho que se encaixou muito bem na narrativa e finalizou a história como deveria ser. Sendo assim, deixo aqui minha recomendação a vocês. Não é uma história ruim, mas também está longe de ser o melhor trabalho de West. Confiram e depois me contem o que acharam.

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ei, eu sou a Barb, tenho 27 anos, sou baiana, estudei Letras e compartilho conteúdo desde 2010 na internet. Por aqui, escrevo sobre tudo que faz meu coração bater mais forte.

Se inscreva no meu canal do youtube

Além do meu amor pela leitura e pelas histórias de romance, eu compartilho vlogs sobre a minha rotina e trabalho, mostrando como é a vida de uma baiana morando em Madrid, na Espanha.

Ei, inscritos no Telegram

Faça parte do nosso grupo aberto e gratuito no Telegram. Lá os inscritos recebem novidades, conteúdos exclusivos, além de um podcast semanal (em áudio) sobre o que se passa na mente da criadora de conteúdo.

Telegram

Quer receber minha newsletter?

Vamos conversar mais de pertinho? Enviamos conteúdos semanais sobre assuntos mais intimistas: reflexões sobre a vida e situações cotidianas.