sobre livros e a vida

02/10/2020

A Única Memória de Flora Banks, de Emily Barr

Para Flora Banks a vida é um eterno computador que reinicia várias vezes ao dia e, quando volta, sempre está com o sistema mais antigo instalado. Isso porque a jovem sofre de perda de memória recente desde que sofreu um grave acidente, aos dez anos. Flora esquece tudo; onde está, quantos anos tem, o que está fazendo. Em um piscar de olhos sua vida vira um branco e ela se sente uma despreparada garota de dez anos.

Como forma de não se sentir tão perdida, a jovem criou um método de anotações que lhe norteará em pouco tempo. Dessa forma, mesmo sem saber, Flora já se acostumou a vida às escuras. Isso até que, no dia da festa de despedida do namorado da melhor amiga, Flora acaba beijando o cara e, surpreendentemente, no dia seguinte, lembra-se do que aconteceu. Para Flora isso é como a resposta para todas as suas perguntas; a cura para a sua situação.

Ela se agarra a essa única memória e decide que se precisa estar perto do cara para que sua vida volte aos eixos, irá fazê-lo. O grande porém é que esse cara está se mudando para o outro lado do continente, para o Ártico. Sem contar a ninguém e se aproveitando de uma viagem dos pais, Flora embarca em um avião para uma pequena cidade ao extremo norte, em busca do homem de sua única memória.

Você conseguiu tudo isso escrevendo para si mesma. Usou a palavra escrita para improvisar parte do trabalho que as vias neurais deveriam estar fazendo. Fez do seu caderno uma memória externa, seu cartão de memória. Você é brilhante.

Emily Barr traça a história de Flora com uma maestria absurda. A narrativa em primeira pessoa nos deixa aflitos no início, mas conforme a trama se desenvolve a gente se sente cada vez mais Flora, vivendo de acordo com os seus medos, receios e vontades. O que mais nos inspira na trama é a coragem e persistência da protagonista. Por mais que se sinta perdida em diversos momentos, ela não retrocede; luta pelo seu objetivo, por mais arriscado que possa parecer.

A forma como o livro vai crescendo conforme vamos lendo é o que mais nos prende na trama. Um livro que começa como a história de uma garota que tem uma única memória na vida, se abre para questionamentos mais profundos e coloca o leitor contra a parede, quando aborda temas que mexem profundamente dentro de nós.

É uma história que fala sobre coragem, amor-próprio e amizade. Além disso, abre um debate interessante sobre até onde os pais podem ir para proteger os filhos e em que momento essa proteção sufoca, impedindo o jovem de crescer.

Fechei o livro satisfeita pela leitura e sentindo que Flora Banks me modificou de alguma forma. O plot foi completamente fora do que eu esperava e me deixou completamente sem fôlego. Quando me despedi de Flora Banks, tudo o que eu desejava era que outras pessoas pudessem fazer àquela viagem com ela e que essa viagem mudasse a vida de muitas outras pessoas, assim como mudou a minha.

Indico demais a leitura!

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ei, eu sou a Barb, tenho 27 anos, sou baiana, estudei Letras e compartilho conteúdo desde 2010 na internet. Por aqui, escrevo sobre tudo que faz meu coração bater mais forte.

Se inscreva no meu canal do youtube

Além do meu amor pela leitura e pelas histórias de romance, eu compartilho vlogs sobre a minha rotina e trabalho, mostrando como é a vida de uma baiana morando em Madrid, na Espanha.

Ei, inscritos no Telegram

Faça parte do nosso grupo aberto e gratuito no Telegram. Lá os inscritos recebem novidades, conteúdos exclusivos, além de um podcast semanal (em áudio) sobre o que se passa na mente da criadora de conteúdo.

Telegram

Quer receber minha newsletter?

Vamos conversar mais de pertinho? Enviamos conteúdos semanais sobre assuntos mais intimistas: reflexões sobre a vida e situações cotidianas.