sobre livros e a vida

28/10/2020

A Química que Há Entre Nós, de Krystal Sutherland

Henry Page está no último ano do ensino médio e sua vida é bem parada para um adolescente da sua idade. Ele passa seu tempo com seus melhores amigos Lola e Muz e tenta a todo custo ganhar a vaga de editor do jornal da escola, pois ama escrever. O garoto tem a noção de que sua vida não terá nenhum ponto chamativo, mas aí o mundo de Grace Town colide com o dele.

Grace é uma garota que se transferiu de East River para a escola de Henry no último ano. Ela usa roupas de garoto, anda com o apoio de uma bengala e não parece ser muito adepta de banhos. Grace é um mistério ambulante e, para surpresa de Henry, é convidada para ser editora do jornal ao lado dele.

Porém, Grace nega o posto e deixa Henry ainda mais intrigado sobre quem é essa menina. Aos poucos, o garoto vai entrando na órbita de Grace e descobrindo certos detalhes sobre a vida dela, mas mesmo revelando algumas coisas, certos fatos ainda são um mistério. E é justamente essa aura intrigante que faz com que Henry se apaixone perdidamente por Grace.

“Eu soube que queria tentar. Então ela estava de luto e ferida e isso iria quase definitivamente acabar com um de nós ou os dois sendo destruídos. Mas vale a pena lutar por algumas coisas, certo?”

Mas é claro que viver um romance com essa garota não será nada fácil. Grace tem picos de humor que deixam Henry confuso. Nos dias considerados bons, eles interagem, riem, conversam e se tocam, mas nos dias ruins, Grace parece ignorar a existência do garoto. Qual o grande segredo de Grace e por que ela não se deixa apaixonar por Henry?

Querem saber o que vai acontecer? Então não deixem de ler!

***

A Química que Há Entre Nós foi oficialmente lançado em 2017 e eu lembro de ter visto muita gente falando bem na época do lançamento, mas acabei deixando passar. Este ano, por conta do lançamento da adaptação no Amazon Prime, a editora Alt lançou uma nova edição da obra e eu resolvi solicitar um exemplar para conferir a leitura. E que livro, meus amigos. Que livro!

A escrita de Krystal Sutherland é leve, fluida e muito envolvente. Comecei a ler o livro sem pretensão e quando me dei por conta já estava nas páginas finais. A narrativa é feita em primeira pessoa pela perspectiva de Henry e devo dizer que gostei muito disso. A grande maioria dos livros YA são narrados pela menina que se apaixona pelo bad boy misterioso e aqui tivemos essa diferença. Uma boa jogada da autora.

O romance entre Henry e Grace foi muito bem construído. Não dá pra negar, é um clichê adolescente, sim. Mas a forma como a autora desenvolveu as interações entre os personagens foi algo muito legal de acompanhar. Cada toque era importante, cada olhar tinha um significado e as nuances de Grace deixavam tudo instável, colocando o leitor num desespero sem fim.

“Às vezes você não sabe que as coisas serão extraordinárias até que elas são.”

O mistério de Grace foi um tanto previsível.  Mais ou menos na metade do livro eu já sabia o que tinha acontecido e fiquei um pouco chocado por Henry não ter descoberto antes, haha. Krystal narrou tudo tão bem que eu conseguia sentir a dor de Grace. Eu queria odiar a garota, mas era difícil demais sabendo de tudo que ela passou.

Outro ponto positivo do livro foram os personagens secundários. Eu simplesmente AMEI a irmã de Henry, Sadie. Ela é uma neurocientista que aprontou todas quando estava na escola e agora está passando por um divórcio complicado, mas sem perder o humor. Já Lola, a melhor amiga do protagonista, é bem decidida e dá os melhores conselhos. Não é aquela amiga que passa a mão na cabeça enquanto vê seu amigo desvanecer.

Depois que finalizei a leitura fui conferir a adaptação e já adianto pra vocês que não gostei. A escolha do elenco foi muito boa, mas as mudanças no roteiro deixaram a desejar. Sadie e Lola foram completamente mudadas, algumas das melhores cenas foram cortadas e a relação de Grace e Henry ficou um tanto rasa. Vou pensar ainda se farei uma crítica só do filme, mas não garanto nada.

A Química que Há Entre Nós é um livro leve e emocionante que conquistou meu coração desde a primeira página. Estou completamente apaixonado por essa história e não vejo a hora de ler mais livros da autora. Deixo aqui minha recomendação a todos. Tenho certeza que vocês vão se encantar assim como eu.

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ei, eu sou a Barb, tenho 27 anos, sou baiana, estudei Letras e compartilho conteúdo desde 2010 na internet. Por aqui, escrevo sobre tudo que faz meu coração bater mais forte.

Se inscreva no meu canal do youtube

Além do meu amor pela leitura e pelas histórias de romance, eu compartilho vlogs sobre a minha rotina e trabalho, mostrando como é a vida de uma baiana morando em Madrid, na Espanha.

Ei, inscritos no Telegram

Faça parte do nosso grupo aberto e gratuito no Telegram. Lá os inscritos recebem novidades, conteúdos exclusivos, além de um podcast semanal (em áudio) sobre o que se passa na mente da criadora de conteúdo.

Telegram

Quer receber minha newsletter?

Vamos conversar mais de pertinho? Enviamos conteúdos semanais sobre assuntos mais intimistas: reflexões sobre a vida e situações cotidianas.