sobre livros e a vida

29/12/2021

A Biblioteca da Meia-noite, de Matt Haig

Aos 35 anos a vida de Nora Seed não é nada do que ela imaginava quando mais nova. Ela, que era uma excelente nadadora, participou de uma banda de rock promissora e tinha um noivo que a amava muito, hoje é uma mulher solitária, com um diploma de filosofia guardado na gaveta e um emprego meia boca.

No mesmo dia que descobre que seu gato morreu, Nora perde seu emprego e sua fonte de renda alternativa. Para ajudar, ela encontra o amigo do irmão que a culpa por ter deixado a bando no auge deles, com contrato fechado com uma gravadora. Tendo a certeza que ninguém sentirá sua falta e que ela é um fardo para a sociedade, Nora decide tirar a própria vida.

Tudo que Nora queria era acabar com a tristeza que a consumia, mas quando acorda, ela está em um lugar diferente do que ela esperava ser o além. Quem a recepciona é a Sra. Elm, a antiga bibliotecária de sua escola e, aos poucos, Nora vai entendendo o que está acontecendo.

A verdade é que a moça foi para a Biblioteca da Meia-noite, um lugar onde estão arquivados os livros de todas as vidas que ela poderia ter vivido caso tivesse tomado decisões diferentes. Uma vida para caso ela tivesse investido na carreira de nadadora, outra para caso ela fosse uma estrela do rock, outra para se ela tivesse se casado, e por aí vaí.

Nora terá agora a chance de experimentar um pouco dessas vidas e se encontrar aquela em que deseja ficar, logo a Biblioteca será apenas uma lembrança no fundo de sua memória. Porém, seu livro dos arrependimentos é gigantesco e ela precisará enfrentar um por um em busca de sua felicidade. Será que ela conseguirá encontrar seu final feliz?

Querem saber o que vai acontecer? Então não deixem de ler!

***

A Biblioteca da Meia-noite, de Matt Haig, é um lançamento do mês de setembro da Editora Bertrand Brasil. Tendo sido publicado primeiramente através da TAG Inéditos, o livro foi bastante comentado e eu estava ansioso para fazer essa leitura. Então, quando a editora ofereceu um exemplar para resenha, me joguei na oportunidade e não poderia estar mais feliz com esta decisão.

A escrita de Matt Haig é leve, fluida e muito envolvente. Iniciei a leitura totalmente sem pretensão, apenas para conferir o início da narrativa e quando me dei por conta já estava na metade da história, completamente envolvido e ansioso para saber como tudo terminaria. E por isso, é claro, só consegui largar o livro depois de virar a última página.

O livro é narrado em terceira pessoa, acompanhando a perspectiva de Nora. Foi muito fácil criar empatia pela personagem. Acho que todos já se sentiram inúteis ou culpados pela infelicidade alheia, mesmo que por apenas um momento. No caso de Nora, foi uma sucessão de eventos infelizes que a levaram ao ponto de desistir de tudo e eu só torcia para que, no final, tudo se resolvesse.

Falando em final, o que eu posso dizer deste desfecho?! Parecia tudo estar tão bem, mas o livro ainda tinha umas boas páginas e meu coração já começou a se apertar com as inúmeras possibilidades que ainda poderiam estar por vir. Mas o que posso dizer, sem dar spoilers, é que Matt concluiu a trama da melhor forma possível, me enchendo de emoção e reflexões.

A Biblioteca da Meia-noite é um livro envolvente e reflexivo, com uma trama bem construída e personagens cativantes. É aquele tipo de história que vai te acompanhar por um bom tempo, mesmo após o término da leitura. Sem sombra de dúvidas eu recomendo essa obra a todos. Tenho certeza que irão se encantar assim como eu.

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ei, eu sou a Barb, tenho 27 anos, sou baiana, estudei Letras e compartilho conteúdo desde 2010 na internet. Por aqui, escrevo sobre tudo que faz meu coração bater mais forte.

Se inscreva no meu canal do youtube

Além do meu amor pela leitura e pelas histórias de romance, eu compartilho vlogs sobre a minha rotina e trabalho, mostrando como é a vida de uma baiana morando em Madrid, na Espanha.

Ei, inscritos no Telegram

Faça parte do nosso grupo aberto e gratuito no Telegram. Lá os inscritos recebem novidades, conteúdos exclusivos, além de um podcast semanal (em áudio) sobre o que se passa na mente da criadora de conteúdo.

Telegram

Quer receber minha newsletter?

Vamos conversar mais de pertinho? Enviamos conteúdos semanais sobre assuntos mais intimistas: reflexões sobre a vida e situações cotidianas.