sobre livros e a vida

01/01/2023

4 livros para você começar 2023 com o pé direito

Um novo ano surge e com ele sempre vem a vontade de fazer com que seja melhor que o anterior. É natural do se empolgar com começos e criar, a partir dele, novas metas de vida. Como a leitura está sempre ligada à essas metas, preparei uma lista com livros que mudaram a minha forma de visulizar o mundo e vão te ajudar a começar bem o ano.

Papel e caneta na mão, vamos às dicas:

Capa do livro O ano em que disse sim      Capa do livro Britt-Marie esteve aqui

O ano em que disse sim, Shonda Rhimes: Sim, estamos falando da criadora de Greys Anatomy. Em 2015 a roteirista publicou seu primeiro livro, onde fala sobre como o medo a impedia de realizar diversos sonhos. Apesar de ser aclamada e ter sucesso na profissão, Shonda ainda se sentia presa a medos que a impediam de fazer coisas simples. Através de uma aposta com a irmã, Shonda decidiu que ao passar de um ano ela diria sim para todas as coisas que gostaria de fazer, deixando o medo em casa. Neste livro, então, ela relata essa experiência e as mudanças em sua vida a partir dali. É uma excelente pedida para começar o ano e se arriscar em novas vivências. 

Britt-Marie esteve aqui, Frederick Backman: Retratando a vida de uma mulher divorciada que não aceita bagunça, Frederick aborda temas profundos, como a falta de autocuidado, de autopriorização e a importância da amizade. Britt-Marie dedicou sua vida a cuidar dos outros. Primeiro dos pais, depois do marido, nunca teve um tempo para si mesma e sempre foi a preterida da casa. Ao passo que já não pode fazer vista grossa às traições do marido, coloca um fim ao casamento de décadas e parte em busca de um emprego. Logo se vê numa cidade quase sem habitantes, mas que ainda tem de sobre companherismo. E, como técnica de um time de futebol e tendo um rato como melhor-amigo, se redescobre.

Capa do livro Mamãe & eu & mamaãe      Capa do livro A biblioteca da meia-noite

Mamãe & eu & Mamãe, Maya Angelou: Parentalidade é um tema atual e que precisa ser discutido. Nessa trama conhecemos Maya Angelou e sua mãe, com quem ela não conviveu proximamente até meados da adolescência. Enquanto observamos o crescimento de Maya, como pessoa e profissional, percebemos os impactos da mãe em sua vida. Uma mãe que deu asa para os filhos voarem, mas também serviu de ninho quando eles precisaram. Que pode não ter sido o exemplo perfeito da maternidade, mas ainda assim soube exercê-la de maneira que vivesse e deixasse seus filhos viverem. De antemão, informo: é um livro intenso, que faz a gente buscar o melhor de nós mesmos e valorizar quem está ao nosso lado. Comentei mais do livro aqui!

A biblioteca da meia-noite, Matt Haig: Nora está na casa dos trinta e sua vida não é nada do que imaginou que seria. Sem vislumbre de mudanças, é no limiar entre a vida e a morte que ela encontra uma biblioteca. Um lugar onde todos os livros são sobre a história dela. Cada versão do que poderia ter acontecido em sua vida caso suas escolhas fossem outras. Eventualmente, em nenhuma dessas vidas, tudo é perfeito. Então, Matt nos faz enxergar sobre como cada passo nos trilha para um caminho diferente e sobre como nada nunca será perfeito. Acima de tudo, se adaptar às situações é que faz com que possamos aproveitar o melhor da jornada.

Qual desses livros você leria?

Me conta aqui nos comentários qual dessas histórias mais te interessou ou se você já leu algum dos livros mencionados. Vamos levar essa conversa adiante. Aproveita e me indica um livro que você acredita ser dica certeira para começar o ano.

Comentários

One thought on “4 livros para você começar 2023 com o pé direito

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ei, eu sou a Barb, tenho 27 anos, sou baiana, estudei Letras e compartilho conteúdo desde 2010 na internet. Por aqui, escrevo sobre tudo que faz meu coração bater mais forte.

Se inscreva no meu canal do youtube

Além do meu amor pela leitura e pelas histórias de romance, eu compartilho vlogs sobre a minha rotina e trabalho, mostrando como é a vida de uma baiana morando em Madrid, na Espanha.

Ei, inscritos no Telegram

Faça parte do nosso grupo aberto e gratuito no Telegram. Lá os inscritos recebem novidades, conteúdos exclusivos, além de um podcast semanal (em áudio) sobre o que se passa na mente da criadora de conteúdo.

Telegram

Quer receber minha newsletter?

Vamos conversar mais de pertinho? Enviamos conteúdos semanais sobre assuntos mais intimistas: reflexões sobre a vida e situações cotidianas.