sobre livros e a vida

21/07/2021

27 Dias, de Alison Gervais

Hadley Jamison sentiu que tinha algo de errado no ar assim que desceu do ônibus na escola. O clima parecia pesado e a sua professora favorita estava atrasada, algo que nunca acontecia. Eis que então a bomba cai sobre seu colo: Archer Morales, seu colega, havia cometido suicídio na noite anterior. A notícia deixa Hadley incomodada, pois ela sentia que nunca havia dado atenção suficiente ao rapaz e agora ele estava morto.

No dia do velório, Hadley decide ir até a igreja onde o funeral está acontecendo e lá conhece a família de Archer, que a recepciona muito bem, o que faz com que a garota se pergunte o que motivou Archer a tirar a própria vida. Na saída da igreja, o destino de Hadley se cruza com o da Morte em pessoa e a partir dali sua vida vai mudar drasticamente.

A Morte tem uma proposta para Hadley: se ela assinar um contrato, terá a chance de voltar no tempo e salvar a vida de Archer. Imediatamente ela aceita a proposta e, por isso, volta 27 dias antes, na data em que Archer pensou pela primeira vez no suicídio. O relógio começa a contar e ela precisa tirar essa ideia da mente dele antes que seja tarde demais.

O primeiro contato de Hadley com Archer não podia ser pior. O rapaz parece ter repulsa por ela, sem ao menos lhe dar a chance de mostrar quem é. Mas Hadley está determinada a cumprir o seu acordo com a Morte e não irá desistir facilmente de se aproximar de Archer. Porém, será que ela conseguirá conquistar a afeição do rapaz em tão pouco tempo? Estará ela disposta a enfrentar os perigos que recairão sobre ela em função do contrato?

Querem saber o que vai acontecer? Então não deixem de ler!

***

27 dias me chamou atenção num primeiro momento por conta da capa, que achei belíssima. Então, quando a Faro mandou as opções do mês para os parceiros eu já estava tentado a solicitá-lo, mas quando li a sinopse tive a certeza de que esse livro era para mim. Sendo um fã desse gênero, assim que o livro chegou ele passou na frente na meta de leitura.

A escrita de Alison Gervais é muito fluida e envolvente. Logo nas primeiras páginas eu já estava preso na narrativa e ansioso pelo que estava por vir. A autora não enrola muito na construção da trama, mostrando logo seus objetivos, o que deixa a leitura mais dinâmica e fácil. Gostei muito dessa forma de narrativa, pois somando isso com as pouco menos de 300 páginas, é um livro que dá pra ler em uma sentada.

Os personagens foram muito bem construídos. Hadley é uma garota bonita, rica e que tem tudo que quer, mas sofre constantemente com o abandono dos pais, que trabalham demais. Ela tinha tudo para ser aquela garota nojenta e irritante, mas é muito o contrário. A menina é empática, inteligente e uma boa amiga, não hesitando em nem um momento em salvar alguém que ela mal conhecia.

Archer Morales é uma grande incógnita. Ele tem um grande trauma do passado com relação ao seu pai e isso o transformou. Sua família é bastante calorosa e amorosa, mas o rapaz está fechado dentro da própria concha. Quando Hadley se aproxima, ele tenta afastá-la ao máximo, mas aos poucos vai aceitando sua presença. A grande questão é que quando parecia que tudo ia dar certo, mais uma vez ele afastava Hadley e tudo caía por terra.

O final foi muito bem desenvolvido. Eu já imaginava quais rumos a trama iria tomar, quando mais ou menos na metade do livro um novo personagem foi apresentado e não estava nada satisfeito com as ações de Hadley, mas amei a forma como Gervais construiu o clímax e apresentou o desfecho. Achei a conclusão muito satisfatória para o enredo.

27 Dias é um livro envolvente, com uma narrativa rápida, personagens cativantes e um desfecho impressionante. Fiquei encantado pela escrita de Alison Gervais e quero mais livros da autora publicados por aqui. Com certeza deixo aqui minha recomendação a todos. É uma história que vale muito a pena e te faz pensar bastante!

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ei, eu sou a Barb, tenho 27 anos, sou baiana, estudei Letras e compartilho conteúdo desde 2010 na internet. Por aqui, escrevo sobre tudo que faz meu coração bater mais forte.

Se inscreva no meu canal do youtube

Além do meu amor pela leitura e pelas histórias de romance, eu compartilho vlogs sobre a minha rotina e trabalho, mostrando como é a vida de uma baiana morando em Madrid, na Espanha.

Ei, inscritos no Telegram

Faça parte do nosso grupo aberto e gratuito no Telegram. Lá os inscritos recebem novidades, conteúdos exclusivos, além de um podcast semanal (em áudio) sobre o que se passa na mente da criadora de conteúdo.

Telegram

Quer receber minha newsletter?

Vamos conversar mais de pertinho? Enviamos conteúdos semanais sobre assuntos mais intimistas: reflexões sobre a vida e situações cotidianas.