Hadley Jamison sentiu que tinha algo de errado no ar assim que desceu do ônibus na escola. O clima parecia pesado e a sua professora favorita estava atrasada, algo que nunca acontecia. Eis que então a bomba cai sobre seu colo: Archer Morales, seu colega, havia cometido suicídio na noite anterior. A notícia deixa Hadley incomodada, pois ela sentia que nunca havia dado atenção suficiente ao rapaz e agora ele estava morto.
No dia do velório, Hadley decide ir até a igreja onde o funeral está acontecendo e lá conhece a família de Archer, que a recepciona muito bem, o que faz com que a garota se pergunte o que motivou Archer a tirar a própria vida. Na saída da igreja, o destino de Hadley se cruza com o da Morte em pessoa e a partir dali sua vida vai mudar drasticamente.
A Morte tem uma proposta para Hadley: se ela assinar um contrato, terá a chance de voltar no tempo e salvar a vida de Archer. Imediatamente ela aceita a proposta e, por isso, volta 27 dias antes, na data em que Archer pensou pela primeira vez no suicídio. O relógio começa a contar e ela precisa tirar essa ideia da mente dele antes que seja tarde demais.
O primeiro contato de Hadley com Archer não podia ser pior. O rapaz parece ter repulsa por ela, sem ao menos lhe dar a chance de mostrar quem é. Mas Hadley está determinada a cumprir o seu acordo com a Morte e não irá desistir facilmente de se aproximar de Archer. Porém, será que ela conseguirá conquistar a afeição do rapaz em tão pouco tempo? Estará ela disposta a enfrentar os perigos que recairão sobre ela em função do contrato?
Querem saber o que vai acontecer? Então não deixem de ler!
***
27 dias me chamou atenção num primeiro momento por conta da capa, que achei belíssima. Então, quando a Faro mandou as opções do mês para os parceiros eu já estava tentado a solicitá-lo, mas quando li a sinopse tive a certeza de que esse livro era para mim. Sendo um fã desse gênero, assim que o livro chegou ele passou na frente na meta de leitura.
A escrita de Alison Gervais é muito fluida e envolvente. Logo nas primeiras páginas eu já estava preso na narrativa e ansioso pelo que estava por vir. A autora não enrola muito na construção da trama, mostrando logo seus objetivos, o que deixa a leitura mais dinâmica e fácil. Gostei muito dessa forma de narrativa, pois somando isso com as pouco menos de 300 páginas, é um livro que dá pra ler em uma sentada.
Os personagens foram muito bem construídos. Hadley é uma garota bonita, rica e que tem tudo que quer, mas sofre constantemente com o abandono dos pais, que trabalham demais. Ela tinha tudo para ser aquela garota nojenta e irritante, mas é muito o contrário. A menina é empática, inteligente e uma boa amiga, não hesitando em nem um momento em salvar alguém que ela mal conhecia.
Archer Morales é uma grande incógnita. Ele tem um grande trauma do passado com relação ao seu pai e isso o transformou. Sua família é bastante calorosa e amorosa, mas o rapaz está fechado dentro da própria concha. Quando Hadley se aproxima, ele tenta afastá-la ao máximo, mas aos poucos vai aceitando sua presença. A grande questão é que quando parecia que tudo ia dar certo, mais uma vez ele afastava Hadley e tudo caía por terra.
O final foi muito bem desenvolvido. Eu já imaginava quais rumos a trama iria tomar, quando mais ou menos na metade do livro um novo personagem foi apresentado e não estava nada satisfeito com as ações de Hadley, mas amei a forma como Gervais construiu o clímax e apresentou o desfecho. Achei a conclusão muito satisfatória para o enredo.
27 Dias é um livro envolvente, com uma narrativa rápida, personagens cativantes e um desfecho impressionante. Fiquei encantado pela escrita de Alison Gervais e quero mais livros da autora publicados por aqui. Com certeza deixo aqui minha recomendação a todos. É uma história que vale muito a pena e te faz pensar bastante!