sobre livros e a vida

28/04/2015

07 dicas para quem já começou um blog

Heey, gente. Tudo bem??

Mês passado fiz uma postagem com 07 dicas para quem quer começar um blog, vocês podem ver clicando aqui. Hoje trago 07 dicas para quem já tem um blog. 
Quando criamos um blog ficamos bem confusos no começo, é bem complicado! Não sabemos para onde ir, o que fazer, como divulgar. Uma loucura total. Por isso hoje trago dicas que são imprescindíveis para quem quer uma carreira nessa blogosfera doida. Vamos lá?

01 – Inove sempre

Eu sei que um blog precisa manter a sua identidade, isso fideliza o leitor e faz com que ele esteja sempre esperando algo interessante, com base nas postagens já feitas. Entretanto, é sempre legal inovar e surpreender o leitor, para não cair na mesmice. Procure formas diferentes para abordar um tema, mesmo que ele já seja corriqueiro no seu blog. Busque por assuntos que tenham a ver com o seu perfil, mas que seus leitores ainda não estão acostumados a ver. Crie diversas formas de abordar um mesmo assunto em postagens diferentes. Inovar é a fórmula do sucesso.

02 – Seja amigo do seu leitor

Visitar um blog é mais que abrir uma página na internet, é entrar no mundo de uma pessoa. O leitor é seu amigo, ele sabe quase tudo sobre a sua vida, ou no mínimo sobre os seus gostos, mas ele também quer conversar a fundo com você, também quer que você saiba os gostos dele. O leitor quer se sentir próximo do blogueiro e essa interação é muito importante. Trate seus leitores bem, converse com eles sobre assuntos além do que você fala no blog. Caso não se sinta à vontade para adicioná-los nas suas redes sociais pessoais, converse com eles pela rede do blog, mas demonstre que você está falando ali como pessoa e não como blogueiro. Ter leitores amigos torna tudo o que escrevemos no nosso cantinho ainda mais íntimo. 

03 – Compartilhe experiência

Faça o que eu estou fazendo agora: compartilhe as suas experiências. Você pode achar que não tem nada à ensinar, ou que ninguém irá ler, mas vão sim. Até hoje eu leio as experiências de outras blogueiras e aprendo muito com elas. É legal! Muitas vezes uma menina que começou a blogar agora me ensina coisas que não aprendi em seis anos. Ninguém teve uma trajetória igual a sua, então compartilhar a sua experiência, seus medos e receios, suas conquistas, torna seus leitores ainda mais interessados e próximos de você.

04 – Desenvolva seu próprio conteúdo

Existem muitos blogs no mercado e o segredo para o sucesso é se destacar. Quando uma pessoa entra em seu blog e encontra um conteúdo diferenciado e interessante ele tende a voltar. Desenvolver seu próprio conteúdo é o segredo do sucesso. Procure tirar as suas próprias fotos, produzir seus textos. Se você curte algum blog e quer se inspirar nele, SE INSPIRE, MAS NÃO COPIE. Faça do seu blog o seu cantinho e seja feliz.

05 –  Seja objetivo

É muito chato quando visitamos algum blog e a pessoa enrola e enrola para chegar no dito conteúdo. Ser objetivo é a fórmula do sucesso, não tente enrolar para deixar uma postagem grande ou para dividir um assunto, que não dá para ser estendido, em várias postagens, é chato.

06 – Seja sincero sempre

Seus leitores acreditam em você, então sempre dê a sua sincera opinião sobre qualquer coisa. Se um milhão de pessoas amaram um livro e você odiou, fale que odiou. Se milhares de pessoas se deram bem com um shampoo e você não se deu, fale que com você não rolou. Nada é perfeito e nem todo mundo gosta de tudo, alguém sempre irá se identificar com você. Não minta para fazer sucesso, um dia sua máscara pode cair.

07 – Não dependa de parcerias para curtir seu blog

Seu blog é seu espaço e você deve fazê-lo por amor. Fazer algo por interesse torna tudo uma obrigação, uma coisa chata de se fazer. Não foque em parcerias ou em dinheiro, enquanto seu blog não for sua principal fonte de renda, por mais que dê trabalho, ele é só um hobby. Trate-o assim. Se você está pensando em desistir porque não tem parceria ou porque não tem mil visitas por mês então você não é blogueiro de verdade e não faz isso por amor.
Espero que tenham curtido. 

Beijocas e até a próxima!

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ei, eu sou a Barb, tenho 27 anos, sou baiana, estudei Letras e compartilho conteúdo desde 2010 na internet. Por aqui, escrevo sobre tudo que faz meu coração bater mais forte.

Se inscreva no meu canal do youtube

Além do meu amor pela leitura e pelas histórias de romance, eu compartilho vlogs sobre a minha rotina e trabalho, mostrando como é a vida de uma baiana morando em Madrid, na Espanha.

Ei, inscritos no Telegram

Faça parte do nosso grupo aberto e gratuito no Telegram. Lá os inscritos recebem novidades, conteúdos exclusivos, além de um podcast semanal (em áudio) sobre o que se passa na mente da criadora de conteúdo.

Telegram

Quer receber minha newsletter?

Vamos conversar mais de pertinho? Enviamos conteúdos semanais sobre assuntos mais intimistas: reflexões sobre a vida e situações cotidianas.