Já se perguntaram por que o ser humano começou a beber? Então vamos fazer uma viagem ao longo da história da humanidade.
Em Uma Breve História da Bebedeira, o autor Mark Forsyth nos leva a conhecer as origens da bebida alcoólica nas antigas civilizações, passando pela evolução do homem, pela pré-história, pela Suméria até chegar na Rússia e na Lei Seca. Tudo isso em uma escrita carregada de bom humor e imaginação, na qual o autor nos coloca dentro da realidade que ele está contando, como se fossemos personagens da história.
As escolhas das eras históricas que o livro traz é algo interessantíssimo. Ao mesmo que tempo que vem em ordem cronológica, o autor volta no tempo para fazer comparações entre as diferentes civilizações e até mesmo textos religiosos, como a Bíblia e o Corão.
O livro traz algumas ilustrações para explicar, por exemplo, os recipientes em que se bebia, o local, a disposição de convidados, entre outros. Essas ilustrações colaboram com a inserção do leitor no ambiente histórico para compreender melhor o que acontecia ali.
Esse é um livro que desperta a curiosidade e que nos apresenta fatos sobre a bebida alcoólica e a humanidade que grande parte da população desconhece. As interpretações de antigos textos, de textos religiosos, de leis da história próxima, são parte essencial do livro e partes esclarecedoras.
Para mim, o bom humor do autor é impagável, com piadas, ironia e tiradas que fazem a leitura ficar leve e descontraída, apesar do grande peso histórico que ela trás. Indico esse livro para quem tem curiosidade sobre coisas do cotidiano, como elas surgiram, por que elas continuam e como estão nos dias atuais em comparação com o passado.
Eu adorei o livro e me diverti muito com a leitura. Espero que gostem.
BEIJÃO E ATÉ MAIS!