Heey galera, tudo bem??
Hoje trago uma nova resenha para vocês, o livro E Foram Todos Para Paris, primeira cortesia com a Editora Casa da Palavra. Vamos conferir?
Título: E Foram Todos Para ParisAutor: Sérgio Augusto
Editora: Casa da Palavra
Páginas: 126
Sinopse: Em suas reminiscências parisienses, o escritor Ernest Hemingway já havia decretado: Paris é uma festa. Mas hoje sabemos que nos anos 1920, quando não somente Hamingway, mas também F. Scott Fitzgerald, Gertrude Stein, James Joyce, Pablo Picasso e outros notáveis personagens da cena cultural mundial circulavam pela cidade, Paris era ainda mais: cenário para um novo estilo de vida livre e descompromissado, berço de movimentos artísticos da vanguarda e inspiração para marcantes obras da literatura e das artes plásticas do século XX.
Com uma diagramação perfeita e pequenos detalhes que davam um ar mais europeu ao livro, E Foram Todos Para Paris é um Guia para quem vai conhecer a Capital Francesa. O autor Sérgio Augusto escreveu um livro baseado numa pequena matéria, feita para a Folha de São Paulo de 18 de Janeiro de 1990, diante do sucesso daquela pequena notícia – visto que muitos de seus amigos iam para Paris com o jornal a tirá-colo – e depois da perda de muitos dos exemplares do Jornal, Sérgio Augusto decidiu fazer o livro.
Citando filmes famoso como Meia-Noite em Paris e celebridades importantes da Cidade Luz, como Pablo Picasso, Sérgio Augusto criou, em 126 páginas, um Guia para se andar pela cidade luz, a cada nova esquina o encontro de casas que já pertenceram a músicos, artistas, estrelas de cinema… As estrelas de 1920, recheado de fotos e mapas, não a como se perder em Paris com esse Guia em mãos.
E Foram Todos Para Paris é um ótimo livro para quem admira a capital Francesa, muitas vezes pode acabar por confundir ao leitor, visto que tem alguns termos em francês e cita muitos nomes, mas com o tempo você se adapta a leitura, e ela acaba se tornando gostosa. Conhecendo alguns nomes e locais de Paris, na metade do livro você se ver na Torre Eiffel, ou tomando Café em uma daquelas belas praças, ou até visitando os museus e casas de teatros que resistiram ao tempo. Sérgio Augusto retratou, principalmente, através de fotos a Paris dos Anos 20. Uma cidade que avançou no tempo bem antes do restante do mundo e que viveu as aventuras de muitos que por ali passaram. Definitivamente, depois de ler esse livro você irá querer reservar seu tempo afim de conhecer Paris.